Questões de Vestibular UFRGS 2019 para Vestibular - UFRGS - Língua Portuguesa
Foram encontradas 25 questões
I - O presente verbal comparece para marcar o agora das situações de diálogo entre Santos Dumont e seu pai. II - O pretérito verbal marca a narrativa passada relativamente à situação presente na qual Santos Dumont escreve o texto. III - O futuro do presente nas formas verbais envolve uma ação posterior ao tempo presente em que estavam Santos Dumont e seu pai.
Quais estão corretas?
I - O texto relata como e quando Santos Dumont decidiu criar seu primeiro avião movido a motor de petróleo. II - Santos Dumont, no texto, enfatiza a necessidade da literatura e da criatividade para os trabalhos desenvolvidos em aeronáutica. III- O texto conta o episódio em que o pai de Santos Dumont o emancipa e o incentiva a começar seus estudos em Paris.
Quais estão corretas?
I - A repetição da palavra grande (1. 05, 1. 06) reflete o entusiasmo do autor diante de Júlio Verne e sua obra. II - A expressão mais tarde (1. 35-36) refere-se ao êxito de o autor ter retornado, depois, para estudar em Paris. III- As palavras hoje (1. 44) e aqui (1. 44) revelam o tempo e o espaço em que o autor escreve o texto.
Quais estão corretas?
Nessa mesma noite, no jantar de despedida, reunida a famllia, meu pai anunciou que pretendia fazer-me voltar a Paris para acabar meus estudos (1. 26-29).
I - Reunida a família, no jantar de despedida, meu pai anunciou que, para acabar meus estudos, nessa mesma noite pretendia me fazer voltar a Paris. II - Nessa mesma noite, reunida a família, meu pai anunciou que pretendia, no jantar de despedida, me fazer voltar a Paris para acabar meus estudos. III- Reunida a família, meu pai anunciou, no jantar de despedida nessa mesma noite, que pretendia me fazer voltar a Paris para acabar meus estudos.
Quais estão corretas e preservam a significação do trecho original?
Tenho ainda alguns anos de vida; quero ver como você se conduz; vai para Paris, o lugar mais perigoso para um rapaz (1. 46-49).
I - Clarimundo é um professor envolvido com o mundo interior das ideias e teorias, mas também é observador do mundo real. II - Clarimundo narra a sua experiência de viver em Porto Alegre, escrever livros e dar aulas. III- O caráter descritivo; marcado por verbos no pretérito imperfeito e no presente, predomina no texto.
Quais estão corretas?
I - os cães e as latas de lixo (1. 22-23) desempenha a função sintática de objeto direto. II - à janela (1. 31) desempenha a função sintática de complemento nominal. III- tudo (1. 44) desempenha a função sintática de objeto direto.
Quais estão corretas?
( ) não obstante (l. 24-25) por apesar de. ( ) enquanto (l. 32) por como. ( ) depois (l. 37) por ademais. ( ) mas (l. 50) por porém.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
1 - testemunho (l. 29) por declaração. 2 - cogitações (l. 34) por proposições. 3 - esvaeceu (l. 48) por dissipou.
Quais propostas indicam que a segunda palavra constitui sinônimo adequado da primeira, considerando o contexto de ocorrência?
I - O primeiro parágrafo apresenta o contexto da descoberta do gene FOXP2 pelo geneticista inglês Anthony Monaco. Nessa contextualização, o autor mostra que problemas genéticos ligados a esse gene, nos pais, acarreta problemas linguísticos - como língua presa e audição ineficiente - nos filhos e netos. II - O segundo e o terceiro parágrafos apresentam a argumentação do autor a favor da tese de que o gene FOXP2 está envolvido na genética da linguagem humana, porque, se esse gene estiver corrompido, há distúrbios de linguagem, fato comprovado em pesquisa com humanos sem relação de parentesco, o que leva o autor à generalização. III - O último parágrafo relaciona o achado do geneticista com as pesquisas recentes sobre a genética humana e, a partir disso, o autor finaliza o texto apontando não haver consenso acerca das descobertas sobre a relação entre genética e conhecimento linguístico, fato que desconstrói os fundamentos biológicos da linguagem humana.
Quais estão corretas?