Questões de Vestibular ULBRA 2010 para Vestibular - Primeiro Semestre
Foram encontradas 7 questões
Observe a foto, que mostra a grande diversidade fenotípica do ser humano.
Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/diversidade%20cultural(1).jpg
Apesar das enormes diferenças entre os seres humanos, podemos afirmar que basicamente os elementos
químicos em maior porcentagem são sempre os mesmos. Quais são esses elementos químicos?

A melanina apresenta o seguinte monômero:
Leia o texto a seguir:
Melanina é uma proteína que confere pigmentação à pele e aos cabelos dos mamíferos. Algumas pessoas são albinas, pois em seu organismo não existe a produção de melanina.
A melanina é responsável pela cor da pele, dos olhos, dos pelos humanos e atua também em outros animais. Porém, a cor da pele não depende apenas dos pigmentos da melanina, também do caroteno, que se localiza no tecido adiposo subcutâneo, que tem a cor alaranjada. Além da melanina e do caroteno, os vasos sanguíneos também influenciam na cor da pele, pois quanto mais ligeiros e dilatados, mais a pele fica escura.
Quanto mais melanina a pessoa tiver em seu corpo, mais escura será a pele. Quanto menos melanina, mais clara a pele será.
A melanina é considerada uma proteína. Ela é produzida pelas células que se localizam na camada basal da epiderme, denominadas de melanoblastos.
Fonte: HTTP://www.mundoeducacao.com.br/biologia/melanina.htm
As funções químicas presentes no monômero da melanina são:

O formol é uma solução aquosa de metanal a 40% (em massa) e com densidade 0,92 g/mL. Sobre essa solução, pode-se afirmar que apresenta:
“Os homens sempre se espantaram diante das belezas naturais. Uma das coisas que mais atraem os olhos é a imensa variedade de formas e cores.” A diversidade de colorações de várias flores, frutos e vegetais ocorre graças à presença de compostos conhecidos como antocianinas. As cores propiciadas por antocianinas vão do vermelho ao azul, incluindo os tons intermediários (roxo, púrpura, magenta, lilás, etc.). As antocianinas são substâncias fenólicas pertencentes à classe dos flavonóides.
A figura, ao lado, ilustra a estrutura de uma antocianina:

Em relação às antocianinas é correto afirmar:

Com base nas informações citadas no texto e no gráfico, podemos afirmar que: