Questões de Vestibular ULBRA 2010 para Vestibular - Primeiro Semestre
Foram encontradas 5 questões
A obra “Operário”, datada de 1933, retrata a imagem de um centro urbano marcado pelo processo de industrialização, mas tendo como centro a figura do trabalhador. O operário da tela é apresentado por uma diversidade étnica, pela seriedade e por colocar homens e mulheres lado a lado, com o olhar fixo sobre aquele que o vislumbra. A autoria da pintura é de:
I – Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião, são elementos que integram a cultura do povo brasileiro. II – A globalização, ao buscar a mundialização do espaço geográfico, promove, através dos meios de comunicação, uma sociedade heterogênea, onde os aspectos culturais dos diferentes locais continuam fortemente presentes, mantendo seus costumes e tradições. III – O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, configura uma vasta diversidade cultural de seu povo, tendo em vista que os colonizadores das regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades regionais.
Estão corretas as alternativas:
“Em 1854, o Dr. John Snow, médico e anestesiologista de Londres, procurando entender a propagação da cólera naquela cidade, mapeou as posições das bombas de água dos locais em que os mortos pela cólera foram enterrados. Com suas anotações, ele provou à população londrina que as novas contaminações por cólera advinham das águas subterrâneas, e não dos vapores da terra, como se acreditava. Assim, o médico instruiu as autoridades a remover as bombas instaladas em aquíferos que abrigavam o vibrião colérico, o que diminuiu drasticamente o número de novos casos da doença.”
Fonte: MACHADO, Irinéia. A medicina em abordagem geográfica. Geografia, São Paulo, p. 37, abr. 2010.
Considere as afirmações abaixo:
I – As relações entre mudanças climáticas e o aparecimento de doenças estão bastante evidenciadas nos estudos geográficos da atualidade e demonstram que pesquisas sobre este tema aumentam a qualidade de vida da população. II – Estudos relacionados com o clima e a espacialização de certas doenças partem do pressuposto de que as modificações ambientais estão propiciando alterações climáticas, afetando a condição de saúde humana. III – A relação sociedade-natureza e a (in)sustentabilidade ambiental, nos dias atuais, revelam que os impactos gerados prejudicam inúmeros danos à saúde humana.
Marque a alternativa correta:
“Estilo de escultura encontrada no Norte da Nigéria que fica na região ocidental da África. É uma região planáltica com o domínio de planícies no litoral, onde se destaca o rio Níger. As mais antigas esculturas foram encontradas nessa área, onde se desenvolveu a cultura Nok, cuja arte representava cabeças humanas de dois metros de altura em formato cilíndrico, com enfeites nas orelhas, lábios e pupilas feitas em terracota.”
Fonte: GORZONI, Priscila. Arte Africana: uma expressão geográfica do mundo. Geografia, São Paulo, p. 10, jun. 2010.
Considere as afirmativas sobre as diversidades geográficas do continente africano:
I – A África Setentrional tem características físicas e humanas semelhantes ao Oriente Médio. Seu clima é desértico e a região é habitada por povos árabes. II – A África Subsaariana possui a menor população do continente. Essa região concentra alguns dos principais problemas econômicos, sociais e ambientais do mundo. III – Cada região da África expressa suas diversidades culturais através de um estilo homogêneo de representação da arte.
Marque a alternativa correta: