Questões de Vestibular ULBRA 2012 para Vestibular - Primeiro Semestre
Foram encontradas 7 questões
Em maio de 2003, começaram a surgir as primeiras mortes relacionadas ao uso do contraste radiológico Celobar, comercializado pelo laboratório Enila. Pelo menos 21 pessoas podem ter morrido em decorrência da ingestão de Celobar (suspensão aquosa de sulfato de bário preparada em solução de sulfato de potássio) em todo o país. Depois das primeiras mortes relacionadas ao medicamento, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) interditou o laboratório Enila, que teve a falência decretada e continua fechado. O Celobar é utilizado para radiografar órgãos transparentes aos raios-X e seu princípio ativo é o sulfato de bário, que é um agente radiopaco que bloqueia os raios-X. Áreas do corpo em que o sal se localiza aparecerão brancas na radiografia. Em junho do mesmo ano, a Anvisa verificou que o referido laboratório havia comprado 600 kg de carbonato de bário - usado na formulação de raticidas. A indústria informou que a substância foi usada para sintetizar o sulfato de bário, matéria-prima do Celobar. Embora o laboratório Enila tenha informado que descartou todo carbonato de bário, o laudo da Fundação Oswaldo Cruz relatou que foi detectada grande quantidade de carbonato no lote (14%).
(Fonte: texto adaptado do site: http://sites.ffclrp.usp.br/ceiq/p_olimpiadas_iii_situacao.htm)
As fórmulas dos três compostos citados, na ordem em que aparecem no texto, são:
A estrutura da talidomida consiste em:
Marque a alternativa que contém a fórmula molecular correta da talidomida.
Supondo que, no teste em questão, foi verificada uma intensidade de cor igual a 0,3, a concentração em mol/L de glicose (C6H12O6) na urina será aproximadamente de:
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/76502/17bb8db43e2685fc8e75.png)
Observação: o dióxido de urânio é a matéria-prima usada como combustível nuclear.
Leia o texto abaixo e assinale a alternativa que apresenta corretamente os termos que estão faltando nas lacunas, respeitando a sequência em que estas aparecem no texto.
Brasil será um dos campeões da mortalidade
cardiovascular em 2040; portanto, cuidado com o sal
Bate certa culpa – e receio – na hora de pegar o saleiro e despejar o pozinho branco sobre a comida? É bem provável que sim, principalmente se você é do tipo que se interessa e lê sobre nutrição e saúde. Afinal, não é de hoje que médicos alertam que o componente, em excesso, aumenta o risco de doenças do coração, especialmente a pressão alta, também conhecida como hipertensão. O Brasil deverá ocupar o posto de campeão de mortalidade cardiovascular em 2040, entre os países emergentes, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Mas não é o caso de eliminar totalmente o sal da alimentação. Ele tem sua importância para a saúde. “O sal de cozinha tradicional, ou cloreto de sódio, é composto por _______, mineral que representa o principal íon positivo dos fluidos corporais, e ________, íon negativo. Ambos têm funções importantes, como conter a pressão osmótica, quer dizer, o volume de água que passa através da membrana celular.
(Fonte: Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em 3/10/2012)