Questões de Vestibular UNEB 2014 para Vestibular - Português/Inglês/Ciências
Foram encontradas 8 questões
III.
O Brasil costuma aparecer em posições vergonhosas nos rankings internacionais de saneamento. Uma nova classificação, criada pelo InstitutoTrata Brasil, organização que atua para promover a universalização do setor, poderia ser uma boa oportunidade de mudar essa história, pois avalia quanto cada país evoluiu na área nos últimos dez anos — ou seja, mede o nível de comprometimento recente das nações com o aprimoramento dos serviços de água e esgoto. (ESTAMOS..., 2014-2015, p. 86).
A análise dos textos, aliada aos conhecimentos sobre os
problemas de infraestrutura no Brasil permite afirmar:
A proximidade do verão traz de volta antigos temores que já deveriam ter sido superados no Brasil. As chuvas serão suficientes para encher os reservatórios das usinas hidrelétricas e evitar blecautes nos momentos de pico da demanda de energia? Haverá risco de racionamento? A preocupação com a falta de chuva cresceu nos últimos tempos. (BAUTZER, 2014-2015, p. 31).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a questão hídrica, no Brasil, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) Os grandes projetos hidrelétricos do país foram abandonados, em função do uso da energia eólica na região com o maior potencial hídrico, a Região Sul.
( ) Atualmente, registra-se uma significativa perda de confiabilidade na geração da energia através de hidrelétricas.
( ) O país optou pelas usinas a fio d´água, nas últimas décadas, devido às restrições ambientais, reduzindo, assim, o tamanho dos reservatórios.
( ) O alto custo de produção impediu a realização de novos projetos energéticos no país.
( ) A Região Nordeste é a única, no país, que utiliza fontes alternativas de energia.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo
Poucos países desenvolvidos se empenham mais que a Alemanha para descobrir soluções para o aquecimento global. Atualmente, símbolos altaneiros desse desempenho estão surgindo no mar do Norte. (GILLIS, 2014, p. 1).
Marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas. Ao criar uma demanda para energias renováveis, a Alemanha
( ) atraiu fabricantes chineses, com redução dos custos dos investimentos.
( ) despontou como exemplo de uma transformação do sistema energético global.
( ) garantiu o revertimento dos atuais níveis do aquecimento global.
( ) provou que a previsibilidade do potencial da energia solar e os baixos custos de sua obtenção em larga escala constitui os principais fatores que poderão promover a substituição dos combustíveis fósseis.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo,
O papel dos oceanos no clima da Terra é de fundamental importância. A massa líquida recobre 71% da superfície do planeta, sendo que, no hemisfério sul, essa porcentagem sobe para 81%, caindo para 51% ao norte do Equador. (ROSS, 2011, p. 96).
Em relação às características e à importância dos oceanos, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) Os oceanos constituem áreas que dificultam a formação de massas de ar.
( ) A variação do volume de evaporação é mais intensa nos continentes do que sobre os oceanos.
( ) As águas frias, devido ao sentido da circulação oceânica, são deslocadas para as regiões tropicais e as águas quentes para as altas latitudes.
( ) A temperatura da água do mar é responsável pela estabilidade ou instabilidade da atmosfera em toda a sua área de influência.
( ) As correntes marítimas frias são responsáveis pela ocorrência de desertos costeiros nas costas ocidentais dos continentes.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo,
é a
Toda crise econômica provoca transformações no espaço geográfico. A atual crise mundial não foge à regra.
Em relação às suas causas e características, é correto afirmar que ela