Questões de Vestibular UNICENTRO 2016 para Vestibular - Biologia
Foram encontradas 15 questões
Quinoa: a proteína em grão Ela traz benefícios para os músculos e para a saúde cardiovascular Amplamente consumida na região dos Andes, a quinoa é considerada um pseudocereal, isto é, ela possui os mesmos nutrientes que os cereais propriamente ditos, como arroz e trigo, mas suas características de plantio e crescimento são diferentes. A quinoa é um alimento de alto valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente. (QUINOA, A proteína...., 2016).
A partir das informações contidas em destaque e com base nos conhecimentos, pode-se afirmar que a quinoa
Analisando-se as informações do texto e com base nos conhecimentos, pode-se afirmar que
A respeito do reino comentado no texto, é possível afirmar:
Estudando o desenvolvimento embrionário, um aluno se deparou com a imagem destacada. Analisando-a atenciosamente e com os conhecimentos sobre o assunto, é possível afirmar:
A partir das informações e dos conhecimentos a respeito do assunto abordado, pode-se afirmar:
Quando se viaja para essa região, ocorre um aumento
O percentual da população que possui a vantagem heterozigótica é de
Observando-se o heredograma em destaque de uma determinada família, a possibilidade do indivíduo 8 ser heterozigoto é de
A partir da figura em destaque e com os conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirma
Em 1936, Alexander Oparin propõe uma nova explicação para a origem da vida a partir de uma grande evolução molecular. (BIOLOGIA origem..., 2016).
Segundo o texto e com os conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar:
A imagem destacada representa a citocinese em duas células diferentes, 1 e 2. As células 1 e 2 poderiam corresponder, respectivamente, às células de
Anomalias genéticas frequentemente causam problemas graves de saúde, podemos citar, por exemplo, a Doença de Tay-Sachs. A descoberta dessa anormalidade deve-se a dois médicos, Warren Tay e Bernard Sachs, que estudaram, em anos diferentes, alguns sintomas da doença que hoje leva os seus nomes. Esse distúrbio incurável é uma herança autossômica recessiva que leva a uma deficiência na enzima conhecida por hexosaminidase A. Essa doença tem ocorrência relativamente alta na população de judeus Ashkenazi (judeus da Europa Central e do Leste). A falta da hexosaminidase A faz com que o gangliosídeo GM2 (componente da membrana do neurônio) não seja hidrolisado, ficando assim acumulado no tecido nervoso. A consequência desse acúmulo é uma degeneração contínua desse tecido. (DOENÇA DE TAY SACHS..., 2016).
A partir do texto acima e com os conhecimentos sobre hereditariedade, pode-se afirmar: