Questões de Vestibular UNICENTRO 2016 para Vestibular - Sociologia
Foram encontradas 15 questões
A Sociologia surgiu como ciência por conta da necessidade de se analisar o desenvolvimento da sociedade moderna e as suas crescentes transformações sociais, culturais e econômicas. Dessa forma, é correto afirmar que essa ciência foi impulsionada pela Revolução
( ) Para Durkheim, os fatos sociais têm como uma das suas principais características a “ coerção social”, que se traduz na força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a se conformarem com as regras sociais da sociedade em que estão inseridos, independentemente de suas vontades.
( ) Os fatos sociais são “exteriores aos indivíduos”, existem antes mesmo do nascimento desses, visto que as regras sociais, leis e tradições já estão anteriormente postas e vigentes.
( ) Karl Marx, para desenvolver a sua teoria, abordou temas diversos sobre a sociedade do seu tempo, e, através do materialismo histórico, explicou a origem das classes sociais e do capitalismo.
( ) Max Weber, diferentemente de Durkheim, tem como tema central da sua teoria a preocupação em compreender os indivíduos e suas ações em grupo.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Mas quando a filha Quer fugir de casa Precisa descolar um ganha-pão Filha de família se não casa Papai, mamãe Não dão nem um tostão
Família êh! Família ah! Família! Família êh! Família ah!
(TITÃS, 2016).
A partir da análise dos versos e com base nos debates atuais sobre o tema Instituição Familiar, é correto afirmar:
De acordo com o texto e os conhecimentos sobre conhecimento e educação, é correto afirmar:
A partir da leitura do texto do sociólogo polonês Zygmunt Bauman e dos conhecimentos sobre identidade, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) Na contemporaneidade, a identidade está relacionada apenas com o pertencimento ao território nacional. ( ) Para o Estado Moderno, a identidade nacional significava um marco para sua soberania. ( ) A ficção do nascimento da identidade desempenhou um papel importante na subordinação dos indivíduos pelo Estado Moderno.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Segundo Oliveira e Costa (2013), “As Mulheres, a partir do século XIX, e as minorias sexuais, a partir dos anos 1960, passaram a demonstrar sua revolta à “dominação masculina” e heterossexual, de forma coletiva”.
A partir da história dos movimentos sociais e dos conceitos sociológicos sobre minorias e gênero, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) O conceito sociológico de “minorias” não se refere à minoria quantitativa, mas à negação de seu acesso às instâncias decisórias do Poder.
( ) As mulheres modernas buscam regatar os papéis sociais tradicionais, como o cuidado doméstico e a maternidade.
( ) Os movimentos sociais têm, em sua gênese, o controle do Estado e dos partidos políticos.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
( ) O patrimônio cultural de matriz africana se resume às religiões afro-brasileiras. ( ) Os povos africanos escravizados no Brasil trouxeram em suas memórias suas culturas, religiões e tecnologias, que formam o amálgama, que é a cultura brasileira. ( ) O legado cultural africano influenciou de forma significativa a língua, os hábitos alimentares e as crenças religiosas no Brasil.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
( ) automatização e just in time. ( ) redução de trabalhadores e redução de trabalho. ( ) trabalho em equipe e controle de qualidade.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
O Fordismo teve a sua origem nos Estados Unidos, criado por Henry Ford, que implantou a linha de produção para a fabricação do modelo de automóvel T. Esse modelo de organização do trabalho limitava o trabalhador a realizar atividades repetitivas em toda a sua jornada de trabalho.
Sobre o Fordismo, é correto afirmar:
( ) Karl Marx concordava com as análises teóricas de John Locke e defendia valores, como o individualismo, a família e a propriedade privada. ( ) Émile Durkheim viu o Estado como fundamental na organização social, afirmando que esse deveria ficar hierarquicamente acima de todas as outras instituições. ( ) Max Weber, a partir de uma perspectiva universalizante, demonstrou que o recurso usual, porém não único, do Estado, é a dominação baseada na violência física legítima.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Os conhecimentos sobre a Cidadania e os Direitos Sociais, Civis, Políticos permitem afirmar:
A afirmativa que melhor explica o texto acerca da relação entre movimentos sociais, sociedade civil e Estado é a
A partir da análise do texto e da ilustração e dos conhecimentos sobre a questão da violência na sociedade atual, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) Os dados apresentados pela Anistia Internacional evidenciam a violência que os jovens negros são acometidos. ( ) Embora as mobilizações populares denunciem a violência sofrida pelos jovens negros, os culpados raramente são punidos. ( ) Tanto os dados da Anistia Internacional quanto a charge têm como intenção denunciar o envolvimento dos jovens negros nas ações criminosas.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Com base no texto sobre o Movimentos dos Trabalhadores sem Teto (MTST) e nos conhecimentos sobre direitos e cidadania, é correto afirmar: