Questões de Vestibular UNICENTRO 2017 para Vestibular - PAC - 3ª Etapa
Foram encontradas 50 questões
Leia o excerto abaixo para responder a questão:
Bienal (álbum: Vô Imbolá) – Zeca Baleiro e Zé Ramalho.
Desmaterializando a obra de arte no fim do milênio
Faço um quadro com moléculas de hidrogênio
Fios de pentelho de um velho armênio
Cuspe de mosca, pão dormido, asa de barata torta
Meu conceito parece à primeira vista
Um barrococó figurativo neo-expressionista
Com pitadas de art-nouveau pós-surrealista
Calcado na revalorização da natureza morta
(...)
Pra entender um trabalho tão moderno
É preciso ler o segundo caderno
Calcular o produto bruto interno
Multiplicar pelo valor das contas de água luz e telefone
Rodopiando na fúria do ciclone
Reinvento o céu e o inferno
(...)
FONTE: https://www.cifraclub.com.br/zeca-baleiro/bienal/>acesso em 30/09/2017
“No início do século XX d.c. o mundo passava por grandes conflitos. A teoria da psicanálise de Freud influenciava as artes, as revoluções e conflitos políticos criavam tensões sociais que culminariam em duas guerras mundiais e, nesse contexto turbulento, os músicos do Romantismo davam sinais de querer se libertar das formas estabelecidas pelos clássicos.” (Arte / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006. – 336 p.)
I - Apesar dos limites entre elas não serem claros, tanto musical quanto teoricamente, há principalmente três subdivisões da música pós-tonal: a música atonal livre, a música de doze sons, e a música cêntrica (construída sobre uma nota central, mas não existem as funções harmônicas associadas com a tonalidade tradicional). II - Arnold Shöemberg (1874-1951), inovou criando novas formas de composição. É o mais conhecido representante do sistema dodecafônico, que consiste em se utilizar as doze notas da escala cromática (tons e semitons), fazendo com que nenhuma nota tenha mais importância do que a outra. Mesmo parecendo uma música estranha aos ouvidos desacostumados, ela marcou profundamente o século XX. III - Wolfgang Amadeus Mozart é um dos três grandes compositores do período, conhecidos como “Primeira Escola de Viena”, juntamente com Franz Joseph Haydn e Ludwig van Beethoven. IV - Talvez o aspecto mais caracteristicamente original da música do século XX está relacionado ao seu ritmo. Os vários procedimentos usados possuem um forte contraste com a métrica regular da prática musical comum com seus padrões rítmicos e funcionais (por exemplo, marcha ou dança) e frases regulares de quatro compassos.
Sobre a música moderna pós-tonal estão corretas:
“O Teatro-fórum é considerado por Boal como um ensaio para a vida, por meio do qual o ‘espect-ator’ experimenta as possibilidades de atuação, de reivindicação da resolução de opressões vividas ou testemunhadas no contexto social. Em cena, o sujeito é portador da voz, do ato cênico e visa colocar em prática as ideias e as sugestões de ações para a superação do problema de opressão, para que possa ensaiar possibilidades de atuação no contexto social.”
FONTE: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/3227/2349> acesso em 30/09/2017
I – Alguns tipos de seres vivos podiam ser gerados espontaneamente a partir da matéria sem vida, ou mesmo pela transformação de outros seres vivos. II – A maioria dos cientistas defende a chamada teoria da evolução molecular, segundo a qual a vida surgiu após um longo processo de transformações químicas. III – Os seres vivos surgem somente pela reprodução de seres de sua espécie.
São afirmativas corretas:
I – Processos mecânicos compreendem a mastigação, a deglutição e os movimentos peristálticos. II – Processos químicos envolvem a participação de enzimas digestórias. III - Processos químicos compreendem a mastigação, a deglutição e os movimentos peristálticos. IV - Processos mecânicos envolvem a participação de enzimas digestórias.
I. No período clássico da filosofia grega (século V a.c.), os filósofos ampliaram as áreas de reflexão, abrangendo as questões morais. Na Antiguidade, o sujeito moral não era compreendido, como hoje, na sua completa individualidade. Os gregos eram membros de uma comunidade em que a ética estava intrinsicamente ligada à política, ou seja, à administração da pólis, exercendo a liberdade em um campo reservado apenas aos que eram considerados “iguais”. II. Aristóteles (384-322 a.C.) aprofundou a discussão a respeito das questões éticas na obra Ética a Nicômaco. A ética é a parte da filosofia que nos ajuda a refletir sobre o fim último de todas as atividades humanas, uma vez que tudo o que fazemos visa alcançar um bem. Por isso, a filosofia moral de Aristóteles é uma eudaimonia. III. Em inúmeros diálogos, Platão (428-347 a.c.) descreve as discussões de Sócrates a respeito das virtudes e da natureza do bem. Neles, é ressaltada a convicção de que a virtude se identifica com a sabedoria e o vício com a ignorância. Na concepção de Platão, a virtude não pode ser apreendida, pois ela é inata.
Está correto o presente em: