Questões de Vestibular UNICENTRO 2018 para Vestibular - Geografia
Foram encontradas 15 questões
Considere o texto abaixo:
A respeito do Pré-Sal brasileiro, sua descoberta coloca o país entre os maiores produtores mundiais de petróleo, pois, segundo a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A. – PPSA, em fevereiro deste ano, a produção dessas jazidas registram a marca de 1,41 milhão de barris por dia.
Assinale a alternativa que apresenta a correta informação sobre a origem e a formação das jazidas conhecidas como pré-sal
Embora seja um fenômeno nacional, o desemprego, as condições de trabalho e a renda são sentidos de forma diferente entre os segmentos sociais e nas diversas regiões do país. Sobre o tema, assinale a alternativa INcorreta.
Dispónível em http://redd.mma.gov.br/pt/noticias-principais/328-desmatamento-e-mudanca-climatica-reduzem-chuva-e-provocam-crise. Publicado em 23 de set. 2016. Acesso em 15 de ago. 2018.
Analise a figura a seguir e, considerando as alterações nos ambientes naturais que influenciam na dinâmica climática, especialmente no ciclo hidrológico, e que podem ocasionar escassez ou crise hídrica de abastecimento de água, marque a alternativa que apresenta fatores aos quais se refere Sérgio de Carvalho.
A maioria dos cidadãos do Reino Unido votou por abandonar a União Europeia no histórico referendo celebrado nesta quinta-feira. O Brexit recebeu 51,9% dos votos, enquanto 48,1% votaram pela permanência no bloco. A decisão dos britânicos desencadeia uma histórica queda da libra esterlina e das bolsas europeias, e coloca a União Europeia diante de um desafio sem precedentes e o Reino Unido em um território ainda desconhecido. Inglaterra e Gales apoiaram majoritariamente o Brexit (saída da UE), enquanto Londres, Escócia e Irlanda do Norte optaram pela permanência.
Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/24/internacional/1466741749_403437.ht ml. Acesso em 15 de ago. 2018. Disponível em https://bullishnews.com/uk-paralysed-as-clockcounts-down/. Acesso em 15 de ago. 2018.
Apesar de o Brexit se concretizar em 29 de março de 2019, a Comissão Europeia já prevê algumas consequências negativas para o bloco da UE, que sofrerá uma redução de 16% em seu orçamento.
Sobre o Brexit, assinale a alternativa que apresenta três consequências para a União Europeia.
“O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, afirmou neste sábado que a ameaça de um ataque com um míssil nuclear norte-coreano está se acelerando. Em declarações em Seul junto ao ministro de Defesa da Coreia do Sul, Song Young-moo, Mattis acusou o regime de Kim Jong-un de manter programas — nuclear e bélico — ilegais e desnecessários e prometeu derrotar qualquer eventual ataque.”
Disponível em https://oglobo.globo.com/mundo/eua-ameaca-de-ataque-nuclear-da-coreia-do-norte-aumenta-22005692. Acesso em 16 de ago. 2018.
“Em condições ainda vagas e com compromissos que ficaram de fora do papel, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, assinaram nesta terça-feira (12) em Singapura uma declaração conjunta que prevê a desnuclearização da península Coreana, na qual os dois países se comprometem com a “paz e prosperidade” na região.”
Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/06/trump-e-kim-se-cumprimentam-no-1o-encontro-entre-lideres-de-coreia-do-norte-eeua.shtml. Acesso em 16 de ago. 2018.
Considerando os principais motivos para a mudança de postura entre os dois países, analise as afirmações a seguir:
I. Kim Jong-un sabe que o seu governo ficaria frágil caso abrisse mão do arsenal nuclear, o que poderia acabar com a sua ditadura.
II. Os EUA são conscientes de que, caso ataquem a Coreia do Norte, haveria uma retaliação da Coreia do Norte atacando a Coreia do Sul e o Japão, aliados dos EUA, e algumas cidades norte-americanas, como Chicago.
III. A opção de um ataque militar seria a mais viável para os Estados Unidos, pois, com seus armamentos e serviço de Inteligência avançados, teriam como destruir fácil e rapidamente o arsenal norte-coreano, não dando chance de uma retaliação nuclear.
IV. As forças armadas do exército dos EUA estão sobrecarregadas, mesmo sem haver uma guerra com a Coreia do Norte, pois já atuam no Afeganistão e no Oriente Médio.
V. O líder norte-coreano sabe que, se ceder às condições impostas pelos EUA, ele livraria seu país da forte dependência econômica que tem em relação à China.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.
Marque a alternativa que apresenta as causas principais para o elevado desmatamento na região.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa.
O texto acima se refere aos conflitos que vêm ocorrendo desde 2011, em regiões da Ásia e da África. Sobre esses conflitos, analise as afirmativas a seguir.
I. Em uma das cidades Sírias onde o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL) dominou, Raqqa, a derrota desse grupo terrorista poderia levar à libertação de civis isolados na cidade, incluindo mulheres e meninas Yazidi, três anos depois de terem sido capturadas no Iraque para serem vendidas como escravas sexuais a combatentes do ISIL.
II. As comunidades, nestes países em conflito, têm tido o fortalecimento da proteção dos direitos humanos, fato que tem sido importante na construção dos acordos de paz entre os grupos rebeldes e os governos locais.
III. Há pelo menos três grupos principais de rebeldes no conflito da Síria, no entanto, apenas o Exército Livre da Síria tem anseio de transformar o país numa democracia parlamentar que garanta direitos civis e ampliação de liberdades.
IV. Os EUA se posicionam a favor do governo Sírio, acusando apenas os grupos rebeldes de atentar gravemente contra os direitos humanos, pelo elevado contingente de mortos e refugiados.
V. A Rússia, historicamente aliada da Síria, desde os tempos da Guerra Fria, sustenta o apoio ao governo de Bashar al Assad. O presidente Vladmir Putin faz duras críticas à ação americana por intervir na soberania de um país independente.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.
Sobre o relevo do estado do Paraná, analise as afirmativas a seguir.
I. Curitiba localiza-se no Terceiro Planalto, Ponta Grossa localiza-se no Segundo Planalto e Guarapuava localiza-se no Primeiro Planalto. II. No Segundo Planalto, a formação geológica é de rochas sedimentares datadas da Era Paleozóica. III. O relevo paranaense pode ser dividido em cinco unidades: o Litoral, a Serra do Mar, o Primeiro Planalto ou de Curitiba, o Segundo Planalto ou de Ponta Grossa e o Terceiro Planalto ou de Guarapuava. IV. Situa-se no Terceiro Planalto o Parque Estadual de Vila Velha, que apresenta rochas esculpidas pela ação erosiva da água, e onde se localiza a depressão da Lagoa Dourada. V. No Terceiro Planalto, situam-se as Cataratas do rio Iguaçu que, por sua vez, estão sobre rochas ígneas representantes do maior derrame de lavas vulcânicas basálticas ocorrido na Terra, entre 120 e 130 milhões de anos, durante o Cretáceo.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
Desse modo, o Brasil vive um período de acelerado envelhecimento demográfico, com importantes implicações para indivíduos, famílias e sociedade. Sobre esse contexto, é correto afirmar que
I. houve uma significativa queda da fecundidade, no Brasil, que passou de 2,4 filhos por mulher em 2000, para 1,9 em 2010, e que deverá seguir em queda, chegando a cerca de 1,5 filho por mulher, em 2030. Apesar disso, o impacto na estrutura etária populacional, especialmente no número de crianças, é pequeno.
II. em relação à população jovem, além dos problemas econômicos gerados pelas condições no mercado de trabalho, esta situação tem sido comumente relacionada ao aumento da violência e da vulnerabilidade social.
III. a população brasileira de 30 a 59 anos de idade apresenta crescimento, tanto na participação relativa quanto em valores absolutos, em todo o período de 2000 a 2030. A Região Norte é a que apresenta os maiores percentuais dessa faixa etária.
IV. idosos é o segmento populacional que mais cresce, 4% ao ano, no período de 2012 a 2022. Essa situação é consequência, primeiramente, da rápida e contínua queda da fecundidade no país, além de ser também influenciada pela queda da mortalidade em todas as idades. V. a vantagem da transição demográfica brasileira é o bônus demográfico e a igualdade regional. Sendo a principal solução para essa questão as mudanças na previdência social.
Assinale a alternativa correta.
Sobre a agropecuária brasileira, de modo geral, e a soja em particular, é correto afirmar que
I. o estado do Paraná é o segundo maior produtor de cereais, leguminosas e oleaginosas no país, responsável por cerca de 17% da produção, e o maior produtor de feijão do país.
II. a soja é um produto agrícola de curto canal de comercialização e exportação. Sua comercialização não requer beneficiamento especial após a colheita. A maior parte da comercialização (70%) dá-se através de empresas privadas transnacionais (Bunge, Cargill, ADM, etc) e nacionais (A. Maggi,I. Riedi, Sperafico etc).
III. a concentração de cooperativas nos estados da região Sul está relacionada à estrutura produtiva dessa região, onde predominam pequenas e médias propriedades, em contraste com a predominância das grandes propriedades da região centro-oeste.
IV. há distribuição desigual na produção de soja, com maior produção nas regiões centro-oeste e sul, nos estados do Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás, respectivamente.
V. enquanto o agronegócio tem sua produção voltada para o mercado externo, a agricultura familiar produz 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Embora as cidades sejam diversas em tamanho, integração à rede urbana, economia etc., apresentam, em comum, processos históricos que impõem desafios ao desenvolvimento urbano. Dentre eles, destacam-se:
I. Igualdade socioespacial na distribuição dos equipamentos e infraestrutura urbana, espaços públicos, arborização e áreas com muitas carências.
II. Dificuldade histórica de acesso à terra e à moradia pelas populações mais pobres, o que levou a um déficit habitacional, assim como à formação de assentamentos irregulares e à ocupação precária de espaços urbanos: cortiços, favelas, vilas e loteamentos clandestinos.
III. Ausência ou ineficiência dos sistemas de transporte e mobilidade urbana.
IV. Eficiência nos serviços de água e, principalmente esgoto, como também nos sistemas de coleta e tratamento de resíduos sólidos.
V. Ocupação de áreas ambientalmente frágeis e de áreas perigosas, resultando na formação de áreas de risco associadas a deslizamentos e enxurradas, estas muito em decorrência das deficiências dos sistemas de drenagem.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
Disponível em http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,MUL1223571-5598,00- PF+INVESTIGA+DESPEJO+DE+LIXO+VINDO+DA+EUROPA+NOS+PORTOS+DO+BRASIL.html. Acesso em 16 de ago. 2018.
A produção em larga escala dos resíduos sólidos é um dos principais temas da agenda ambiental internacional. Conforme a fiscalização nos países desenvolvidos vai se intensificando, escândalos envolvendo a exportação desses rejeitos para países subdesenvolvidos vêm ganhando manchetes no Mundo. Assim como esse caso brasileiro, outros flagrantes já foram denunciados na África e na China. Alguns conhecimentos são importantes para se tratar da questão dos resíduos sólidos, dentre eles:
I. Resíduos sólidos não podem ser confundidos com lixo. Enquanto os primeiros podem ser reutilizados, o lixo é um material que já esgotou suas possibilidades de reutilização.
II. A coleta seletiva de materiais descartados e a reciclagem podem contribuir para o crescimento do comércio internacional, já que o resíduo reciclado se transforma em insumo ou matéria-prima.
II. O aumento da produção e do consumo exacerbado são os principais fatores para o aumento da produção dos resíduos sólidos. Trata-se de um problema local e específico no Brasil.
IV. No Brasil, há diferentes formas de disposição de resíduos sólidos urbanos, tais como: aterros sanitários, aterros a céu aberto (lixões) e aterros controlados, incineração, etc.
V. Entre os fatores que impulsionam o comércio ilegal dos rejeitos, podemos citar o custo da incineração nos países desenvolvidos - em alguns casos, fica mais caro exportá-los ilegalmente - e a ineficiência da fiscalização nos portos.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
“Um terremoto de 5,9 de magnitude atingiu a ilha turística de Lombok, na Indonésia, nesta quinta-feira (9), quatro dias depois de um primeiro forte tremor deixar pelo menos 259 mortos.” [...] O terremoto que atingiu a ilha de Lombok, no fim da tarde de domingo (horário local) teve 6,9 de magnitude, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O seu epicentro foi registrado a 10,5 km de profundidade, a 2 km ao sul de Loloan, no norte da ilha.”
Disponível em https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/08/09/outro-terremoto-sacode-lombok-na-indonesia.ghtml. Acesso em 15 de ago. 2018.
“Moradores da região oeste de Londrina, no norte do Paraná, sentiram a terra tremer na quarta-feira (1°). Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), a magnitude registrada foi de 0,8 grau na escala Richter, um tremor de baixa intensidade.” [...] “Com mais esse registro, já são 15 abalos sísmicos registrados em Londrina desde dezembro de 2015, quando ocorreram os primeiros relatos de moradores. Segundo o Centro de Sismologia da USP, o microtremor desta quarta-feira foi registrado por volta das 20h35, após relatos de moradores. Como a intensidade foi muito baixa, os técnicos da USP afirmam que não deve ser motivo de preocupação.”
Disponível em https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2018/08/02/moradores-de-bairro-da-regiao-oeste-de-londrina-sentem-a-terra-tremer.ghtml. Acesso em 15 de ago. 2018.
As duas notícias retratam ocorrências de terremotos, na Indonésia e no Brasil. A seguir marque a alternativa que apresenta fatores que explicam os motivos de as magnitudes dos terremotos registrados na Indonésia e no Brasil serem tão diferentes.