Questões de Vestibular UNICENTRO 2018 para Vestibular - Geografia

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2018 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2018 - UNICENTRO - Vestibular - Geografia |
Q1400161 Atualidades
Conforme reportagem disponível do site G1, “no Brasil, falta trabalho atualmente para 27,6 milhões de brasileiros. [...] A taxa de subutilização da força de trabalho ficou em 24,6 % no 2º trimestre de 2018. O número de desalentados bateu novo recorde e atingiu 4,8 milhões no 2º trimestre, 203 mil pessoas a mais em relação ao 1º trimestre. Já o número de subocupados subiu para 6,5 milhões contra 6,2 milhões nos 3 primeiros meses do ano. No trimestre encerrado em junho, o número de desempregados somou 13 milhões, contra 13,7 milhões no 1º trimestre”. Disponível em https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/08/16/falta-trabalho-para-276-milhoes-de-brasileiros-aponta-ibge.ghtml. Acesso em 16 de ago. 2018.
Embora seja um fenômeno nacional, o desemprego, as condições de trabalho e a renda são sentidos de forma diferente entre os segmentos sociais e nas diversas regiões do país. Sobre o tema, assinale a alternativa INcorreta.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2018 - UNICENTRO - Vestibular - Geografia |
Q1400164 Atualidades
Considere a notícia e a charge abaixo.
A maioria dos cidadãos do Reino Unido votou por abandonar a União Europeia no histórico referendo celebrado nesta quinta-feira. O Brexit recebeu 51,9% dos votos, enquanto 48,1% votaram pela permanência no bloco. A decisão dos britânicos desencadeia uma histórica queda da libra esterlina e das bolsas europeias, e coloca a União Europeia diante de um desafio sem precedentes e o Reino Unido em um território ainda desconhecido. Inglaterra e Gales apoiaram majoritariamente o Brexit (saída da UE), enquanto Londres, Escócia e Irlanda do Norte optaram pela permanência.
Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/24/internacional/1466741749_403437.ht ml. Acesso em 15 de ago. 2018. Disponível em https://bullishnews.com/uk-paralysed-as-clockcounts-down/. Acesso em 15 de ago. 2018.
Imagem associada para resolução da questão
Apesar de o Brexit se concretizar em 29 de março de 2019, a Comissão Europeia já prevê algumas consequências negativas para o bloco da UE, que sofrerá uma redução de 16% em seu orçamento.
Sobre o Brexit, assinale a alternativa que apresenta três consequências para a União Europeia.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2018 - UNICENTRO - Vestibular - Geografia |
Q1400165 Atualidades
Leia as duas notícias abaixo, referentes à tensão entre EUA e Coreia do Norte, a primeira de 28/10/2017 e a segunda de 12/06/2018 e considere, igualmente, a charge na sequência.
“O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, afirmou neste sábado que a ameaça de um ataque com um míssil nuclear norte-coreano está se acelerando. Em declarações em Seul junto ao ministro de Defesa da Coreia do Sul, Song Young-moo, Mattis acusou o regime de Kim Jong-un de manter programas — nuclear e bélico — ilegais e desnecessários e prometeu derrotar qualquer eventual ataque.”
Disponível em https://oglobo.globo.com/mundo/eua-ameaca-de-ataque-nuclear-da-coreia-do-norte-aumenta-22005692. Acesso em 16 de ago. 2018.
“Em condições ainda vagas e com compromissos que ficaram de fora do papel, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, assinaram nesta terça-feira (12) em Singapura uma declaração conjunta que prevê a desnuclearização da península Coreana, na qual os dois países se comprometem com a “paz e prosperidade” na região.”
Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/06/trump-e-kim-se-cumprimentam-no-1o-encontro-entre-lideres-de-coreia-do-norte-eeua.shtml. Acesso em 16 de ago. 2018.
Imagem associada para resolução da questão
Considerando os principais motivos para a mudança de postura entre os dois países, analise as afirmações a seguir:
I. Kim Jong-un sabe que o seu governo ficaria frágil caso abrisse mão do arsenal nuclear, o que poderia acabar com a sua ditadura.
II. Os EUA são conscientes de que, caso ataquem a Coreia do Norte, haveria uma retaliação da Coreia do Norte atacando a Coreia do Sul e o Japão, aliados dos EUA, e algumas cidades norte-americanas, como Chicago.
III. A opção de um ataque militar seria a mais viável para os Estados Unidos, pois, com seus armamentos e serviço de Inteligência avançados, teriam como destruir fácil e rapidamente o arsenal norte-coreano, não dando chance de uma retaliação nuclear.
IV. As forças armadas do exército dos EUA estão sobrecarregadas, mesmo sem haver uma guerra com a Coreia do Norte, pois já atuam no Afeganistão e no Oriente Médio.
V. O líder norte-coreano sabe que, se ceder às condições impostas pelos EUA, ele livraria seu país da forte dependência econômica que tem em relação à China.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2018 - UNICENTRO - Vestibular - Geografia |
Q1400168 Atualidades
Os conflitos envolvendo o Oriente Médio, Norte da África e África Subsaariana têm provocado intensas imigrações para o continente europeu. O fato de esses países estarem envolvidos em prolongadas guerras civis, dentre as quais algumas perduram desde o advento da Primavera Árabe como é o caso da Síria, tem feito com que suas populações busquem refúgio em países próximos para fugirem das guerras civis, da fome, das repressões religiosas, bem como de ataques terroristas por grupos fundamentalistas islâmicos, como é o caso do Estado Islâmico. Texto adaptado. SANTOS; TEIXEIRA, 2017. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/Geographia/article/view/31898/22928. Acesso em 16 de ago. 2018.
O texto acima se refere aos conflitos que vêm ocorrendo desde 2011, em regiões da Ásia e da África. Sobre esses conflitos, analise as afirmativas a seguir.
I. Em uma das cidades Sírias onde o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL) dominou, Raqqa, a derrota desse grupo terrorista poderia levar à libertação de civis isolados na cidade, incluindo mulheres e meninas Yazidi, três anos depois de terem sido capturadas no Iraque para serem vendidas como escravas sexuais a combatentes do ISIL.
II. As comunidades, nestes países em conflito, têm tido o fortalecimento da proteção dos direitos humanos, fato que tem sido importante na construção dos acordos de paz entre os grupos rebeldes e os governos locais.
III. Há pelo menos três grupos principais de rebeldes no conflito da Síria, no entanto, apenas o Exército Livre da Síria tem anseio de transformar o país numa democracia parlamentar que garanta direitos civis e ampliação de liberdades.
IV. Os EUA se posicionam a favor do governo Sírio, acusando apenas os grupos rebeldes de atentar gravemente contra os direitos humanos, pelo elevado contingente de mortos e refugiados.
V. A Rússia, historicamente aliada da Síria, desde os tempos da Guerra Fria, sustenta o apoio ao governo de Bashar al Assad. O presidente Vladmir Putin faz duras críticas à ação americana por intervir na soberania de um país independente.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: C