Questões de Vestibular UniCEUB 2014 para Vestibular, 1º Vestibular
Foram encontradas 5 questões
Dadas duas situações distintas (I e II) e as suas respectivas consequências, podemos afirmar que, para uma mesma variação na energia, a relação correta entre elas é:
Podemos afirmar que se
Leia o texto e analise o gráfico.
Dinâmica envolvida em um salto de paraquedas
Quando os corpos se movimentam num fluido (ar ou água), além do peso que é constante surge também uma força, contrária ao movimento, que chamamos de força de resistência do fluido que depende da velocidade do corpo, de sua forma e da área de secção transversal em relação à direção do movimento nesse meio.
Assim, sobre um paraquedista no ar, surgem sempre na direção do movimento (vertical), duas forças: seu peso que é sempre constante, para baixo e a força de resistência do ar que é variável e sempre para cima. No início da queda, quando a velocidade vertical é nula, temos pois sobre ele age apenas a força peso, acelerando-o. A partir daí, sendo ele cai acelerado e vai aumentando a , pois quanto maior a velocidade maior ela será .
Chega um momento em que a intensidade de fica igual à intensidade da força peso e ele entra em equilíbrio dinâmico (a força resultante é nula e sua velocidade vertical nesse instante é chamada velocidade limite (e permanece a mesma até ele abrir o paraquedas). Quando ele abre o paraquedas, a área de contato com o ar aumenta, aumentando também a força de resistência do ar, isto é, fica maior que o peso .
Como, agora, ele desacelera diminuindo até que novamente elas se igualem e o paraquedista começa a cair novamente com velocidade constante até o solo.
(Fonte:Adaptação do texto do site
http://www.fisicaevestibular.com.br/Dinamica10a.ht...
Acesso em 10/03/2014)
GRÁFICO DE VELOCIDADE X TEMPO
Com base no texto e no gráfico, podemos afirmar, em cada região, que
Montou-se um arranjo experimental consistindo de um fio de nylon com massa de 100 g, um bloco de metal com massa de 25 kg e uma polia ideal.
Formulário:
Densidade linear: d = m/L
Frequência para um harmônico
qualquer: fn = n x v /2L
Velocidade de propagação
no fio: v = √ F/ d
O fio está submetido a uma força tensora, uma ponta está fixa na parede (A), a outra ponta está presa a um bloco suspenso em equilíbrio (C) e o trecho AB tem comprimento de 4m. Deslocando-se bruscamente o fio no sentido vertical, por um ponto situado a 2m do ponto A, o fio passa a vibrar de acordo com a sua frequência natural formando um único ventre. Supondo a velocidade do som no ar igual a 340 m/s, a frequência e o comprimento de onda do som fundamental emitido no ar serão iguais, respectivamente, a