Questões de Vestibular Unichristus 2015 para Vestibular, Primeiro Semestre - Medicina - Conhecimentos Específicos

Foram encontradas 70 questões

Q1405477 Biologia

Imagem associada para resolução da questão


A FESTA NO CÉU

    Entre os bichos da floresta, espalhou-se a notícia de que haveria uma festa no céu. Porém, só foram convidados os animais que voam.

    Um sapo resolveu que iria e se escondeu dentro da viola do urubu.

    Ao chegar ao céu, o urubu deixou sua viola num canto. O sapo, vendo-se sozinho, saltou da viola e divertiu-se.

    O urubu pegou a sua viola e voou em direção à floresta. Espiou dentro do instrumento e avistou o sapo dormindo.

    Furioso, ele virou sua viola, e o sapo despencou direto para o chão, mas não morreu.

    No entanto, nas suas costas, ficou a marca da queda; uma porção de remendos. É por isso que os sapos possuem uns desenhos estranhos nas costas. É uma homenagem de Deus a este sapinho atrevido, mas de bom coração.

Adaptado de Contos tradicionais do Brasil.


Sobre os representantes dos vertebrados citados no texto, pode-se afirmar que 

Alternativas
Q1405478 Biologia

Uma seringa descartável, contendo 10 mL de sangue humano recém-colhido com anticoagulante, foi mantida na posição vertical, com a agulha voltada para cima. Passadas várias horas, o conteúdo da seringa sedimentou e fracionou-se em três fases distintas, representadas na figura. 


Imagem associada para resolução da questão


Comprimindo-se o êmbolo da seringa, foram descartadas as fases 1 e 2. O conteúdo da fase 3 foi misturado à água destilada, transferido para um tubo e submetido à centrifugação.


Sobre o experimento realizado, pode-se afirmar que

Alternativas
Q1405479 Biologia

LANÇADO PROJETO PARA PREVENIR

RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS


    A resistência microbiana aos antibióticos vem aumentando rapidamente em todo o mundo e, em particular, no ambiente hospitalar. Para mudar esse quadro, a Anvisa, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e com a Coordenação Geral de Laboratórios em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde, está implantando a Rede de Monitoramento e Controle da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde – Rede RM.

    O uso indiscriminado e equivocado de antibióticos facilita o surgimento de bactérias e outros microrganismos cada vez mais resistentes, reduzindo a eficácia dos medicamentos.

Disponível em: http://www.anvisa.gov.br Acesso em: 10 de agosto de 2015.


Os antibióticos, desde a descoberta da penicilina por Sir Alexander Fleming, pareciam ser a resposta para o tratamento das infecções bacterianas. Percebe-se, no entanto, uma dificuldade cada vez maior na sua utilização. O fenômeno relatado no texto – a resistência aos antibióticos – relaciona-se diretamente a um dos grandes princípios ou teorias enunciados em Biologia ao longo da história dessa ciência e resumidos nas alternativas seguintes. Assinale aquela que corresponde ao fenômeno em questão. 

Alternativas
Q1405480 Biologia

A tabela abaixo apresenta o número total de espécies vivas de todos os tipos de organismos atualmente conhecidos. 


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Edward Wilson, Diversidade da vida. São Paulo, Cia das Letras, 1994.  


Analisando a tabela e utilizando-se dos conhecimentos sobre seres vivos, pode-se afirmar que

Alternativas
Q1405481 Biologia

Sobre a doença causada pelo parasita que possui o ciclo indicado abaixo, pode-se inferir que


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1405482 Biologia

O ESCORPIONISMO INFANTIL

Um levantamento epidemiológico realizado no Centro de Controle de Intoxicação (CCI), vinculado ao Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), destacou a alta incidência de acidentes graves em crianças causados por escorpiões. Foram analisadas 922 ocorrências em Campinas e região, incluindo cidades como Sumaré, Indaiatuba, Nova Odessa, Americana e Piracicaba. A gravidade dos casos foi classificada de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde: 2,9% não apresentaram sintomas, 3,1% foram considerados graves (vômitos frequentes, hipertonia muscular e edema pulmonar agudo), 11% moderados e 83% leves (dor local, taquicardia e agitação).

Fonte: www.estadao.com.br/infograficos/2010/10/sim_enem_estadao_2010


Sobre o animal invertebrado citado no texto, depreende-se que

Alternativas
Q1405483 Biologia

Imagem associada para resolução da questão

1. Nucléolo

2. Núcleo celular

3. Ribossomos

4. Vesículas

5. Ergastoplasma ou retículo endoplasmático rugoso (RER) ou granular

6. Complexo de Golgi ou sistema golgiense

7. Microtúbulos

8. Retículo endoplasmático liso ou agranular

9. Mitocôndrias

10. Vacúolo

11. Citoplasma

12. Lisossomas

13. Centríolos


Sobre as estruturas apontadas na figura acima, pode-se inferir que

Alternativas
Q1405484 Biologia

As plantas vasculares desenvolveram não só um sistema radicular que lhes permite absorver, do exterior, água e sais minerais, mas também um sistema condutor formado por dois tipos de vasos que transportam água, sais minerais e compostos orgânicos.

Internet:<www.bing.com> .


Imagem associada para resolução da questão


Tendo como referência o texto e as figuras I e II apresentadas anteriormente, pode-se inferir que

Alternativas
Q1405485 Biologia

O colesterol, composto presente nos tecidos de todos os animais, é essencial para a vida. Além de fazer parte da estrutura das membranas celulares, ele é um reagente de partida para a biossíntese dos sais biliares, da vitamina D e de vários hormônios, como cortisol, aldosterona, testosterona, progesterona. O colesterol, sintetizado principalmente pelo fígado, é insolúvel em água e, consequentemente, no sangue. Desse modo, para ser transportado na corrente sanguínea, liga-se a algumas proteínas e a lipídios por meio de ligações não covalentes em um complexo chamado lipoproteína. Geralmente, as lipoproteínas são classificadas com base em sua densidade. A figura a seguir apresenta a fórmula molecular do colesterol e a tabela mostra a quantidade de colesterol, em alguns alimentos.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando as informações apresentadas a respeito da molécula representada, pode-se afirmar que

Alternativas
Q1405486 Biologia

Para evitar a hemólise significativa em transfusões sanguíneas, entre outros problemas, deve-se verificar o fator Rh das pessoas envolvidas: pessoas com fator Rh não podem receber sangue Rh+ ; por sua vez, pessoas com Rh+ podem receber sangue Rh e Rh+ . O quadro seguinte indica fenótipos e genótipos em relação ao fator Rh.


Imagem associada para resolução da questão


Um casal, a mulher com Rh+ e o marido com Rh , tem três filhos e duas filhas. Desconhecendo-se o grupo sanguíneo dos filhos, numa situação de urgência que exija transfusão de sangue, pode-se considerar que, por medida de segurança, no que se refere ao fator Rh,

Alternativas
Q1405487 Biologia

Leia o texto a seguir.


    Foi aproveitando a necessidade de dezenas de prefeituras por assistência médica que, de acordo com a Polícia Federal e o Ministério Público, um grupo teria desviado R$ 110 milhões das verbas federais destinadas à compra de ambulâncias. O grupo, segundo a PF, reuniria uma centena de pessoas, entre políticos, empresários e servidores públicos. Pela acusação de sugar o Orçamento da União, seus representantes ficaram conhecidos (...) pela alcunha de sanguessugas.

Fonte: MEIRELES, A.; MACHADO, M. Um convite ao crime. Revista Época, São Paulo, n. 417, p. 28, maio 2006.


As verdadeiras sanguessugas são animais que habitam rios e lagos de água doce, têm o corpo ligeiramente achatado dorsiventralmente, sem apresentar cerdas nem parápodos e com duas ventosas para fixação.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre zoologia, pode-se afirmar que as sanguessugas são  

Alternativas
Q1405488 Biologia

EXAMES APONTAM NÍVEIS DE TESTOSTERONA DE VITOR

BELFORT ACIMA DOS APRESENTADOS POR WEIDMAN


Valores, no entanto, estão dentro do

permitido pela Comissão Atlética de Nevada


    Nessa quinta-feira, durante o Media Day do evento, uma notícia surpreendeu a todos os jornalistas presentes. Os níveis de testosterona de Vitor Belfort estão superiores aos do rival Chris Weidman. O normal seria o contrário. Belfort tem 38 anos, e seu rival tem 30.

    Os exames pré-luta dos dois lutadores foram divulgados pelo “Combate.com” e mostram níveis mais altos de Vitor Belfort na taxa de testosterona. No entanto, o nível encontrado no corpo do brasileiro é permitido pela NSAC. Os testes não apresentaram substâncias proibidas no organismo dos atletas.

    Na maioria dos exames solicitados pela comissão, o brasileiro aparece com níveis inferiores ao de Chris Weidman, sendo superado apenas em testosterona.

Disponível em: http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/mma/ mma-noticias/2015/05/22/noticia_mma,310807/exames-apontam-niveis-de-testosterona-de-vitor-belfort-acima-dos-apresentados-por-weidman.shtml Acesso: 12 de setembro de 2015.


Sobre a substância citada no texto, pode-se inferir que 

Alternativas
Q1405489 Biologia

AMINOÁCIDOS E ESGOTAMENTO FÍSICO


Atletas ou praticantes de atividades físicas intensas que reforçam o treinamento diário com suplementação de aminoácidos conseguem diminuir em, pelo menos, 33% a fadiga e as chances de desenvolver infecções de trato respiratório superior em relação aos que não se submetem ao tratamento. A constatação faz parte de uma pesquisa do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) elaborada pelo nutricionista e professor de Educação Física Reinaldo Abunasser Bassit. De acordo com o estudo, até mesmo as pessoas sedentárias são mais imunes a doenças como gripe, herpes e dores de garganta do que as que praticam esporte intenso com frequência prolongada. Isso ocorre porque, entre os atletas, o consumo de aminoácidos no próprio músculo contribui para uma diminuição da resistência imunológica.

Durante os momentos de maior esforço físico, o músculo oxida o composto BCAA (em inglês, Branched- -Chain Amino Acid) e esgota sua capacidade de produzir o aminoácido glutamina. Isso contribui diretamente para a diminuição da resistência.

Fonte: Jornal da Sociedade Brasileira de Nutrologia, Fevereiro/2004.


Considerando as informações contidas no texto e os conhecimentos correlatos sobre proteínas, enzimas e anticorpos, pode-se inferir que

Alternativas
Q1405490 Biologia

Analise as figuras a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Após a análise das figuras anteriores, depreende-se que

Alternativas
Q1405491 Biologia

Brasília, 28 (Agência Brasil – ABr) – Nas duas últimas décadas, houve, segundo observação de especialistas, grande difusão do uso de enzimas de origem animal, vegetal ou microbiano como aditivos ou até como catalisadores de processos industriais.

A aplicação de enzimas como aditivos ou coadjuvantes de processos de tratamento de resíduos e fluentes tem sido também muito investigada. A enzima tirosinase, por exemplo, catalisa a oxidação de fenóis (poluentes presentes em diversas águas industriais), que, por sua vez, sofrem polimerização, formando produtos que conferem coloração escura à água, mas podem precipitar ou ser absorvidos com facilidade, sendo removidos da água, gerando um afluente clarificado com baixo nível de fenóis residuais.

Para os problemas de óleos e gorduras presentes em altos teores nos afluentes industriais, causando entupimentos, flotação e arraste de lodo biológico, entre outros problemas, usam-se lipases em um estágio de pré-tratamento enzimático, gerando um hidrolisado que é mais facilmente degradado.

Google notícias.


Sobre o assunto relatado no texto, pode-se inferir que

Alternativas
Q1405492 Biologia

Vem aí o mundo dos homens e das mulheres centenários. Se a expectativa de vida, na Alemanha, mantiver o crescimento atual, as meninas que nascem hoje nesse país viverão em média até os 100 anos. A ONU estima que, nos Estados Unidos, uma, em cada vinte pessoas que hoje têm 50 anos, viverá ainda meio século. No Brasil, existem cerca de 10000 pessoas com mais de 100 anos. Diante dessa realidade, o sonho de que se possa viver muito além dos 100 anos se afigura cada vez mais possível, mas não muito mais, pois há raros casos de pessoas que ultrapassam os 120 anos, idade que parece ser nosso limite natural. A questão que se coloca é: poderíamos transpor, com saúde, essa barreira biológica?

Fonte: Diogo Schelp (Publicado na Revista Veja, 02/03/2004 – com modificações)


Considerando o texto e os conhecimentos sobre o metabolismo humano, pode-se inferir que

Alternativas
Q1405493 Biologia

Imagem associada para resolução da questão


A tirinha acima representa um tipo de relação ecológica. Sobre essa relação, pode-se inferir que é

Alternativas
Q1405494 Biologia

NA DIABETES INSIPIDUS, NÃO É PRECISO SE

PREOCUPAR COM A PRODUÇÃO DE INSULINA

    Toda vez que entra em um consultório médico, a aposentada Esther França, 43 anos, diz a mesma coisa ao especialista que a recebe. “Tenho diabetes insipidus.” Apesar de o aviso da paciente enfatizar a segunda palavra do nome da doença, médicos e técnicos de enfermagem parecem ouvir apenas a primeira, diabetes, e insistem em espetar o dedo de Esther para exames de glicose no sangue. “Eu canso de repetir que posso comer açúcar tranquilamente e que o meu problema não tem nada a ver com insulina, mas não adianta: falou em diabetes, querem furar meu dedo.” A doença de Esther causa esse tipo de confusão com frequência. Tipo muito raro, pouca gente conhece casos reais da diabetes insipidus, que não interfere no nível de glicose no sangue.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=- ypIzdy1Bkc&list=PL1N1 Eh6d5ckqBoEcmRB8p3JMa5IbUVnXo &index=14 Acesso em: 12 de setembro de 2015.


A diabetes citada no texto pode estar relacionada ao hormônio 

Alternativas
Q1405495 Biologia

Uma proteína comum, presente tanto na corrente sanguínea quanto nas células cerebrais, pode ser a pista que faltava para prever ou combater, de forma decisiva, o mal de Alzheimer, doença neurodegenerativa que se caracteriza pelo acúmulo de placas da proteína beta-amiloide no cérebro. Quando a doença se manifesta, por volta dos 65 anos, ela começa a causar destruição maciça dos neurônios, até que o paciente morre. A descoberta, feita por cientistas da Faculdade de Medicina da USP, aponta novos caminhos na luta contra essa doença incurável, que afeta 1,2 milhão de pessoas (principalmente idosos) no Brasil. A molécula vilã – ou melhor, heroína, já que é na ausência dela que o mal de Alzheimer prospera – responde pelo nome de fosfolipase A2. Trata-se de uma enzima que atua na membrana celular e que, segundo estudos recentes, ajuda a “quebrar” uma proteína que poderia gerar a beta-amiloide, de forma a impedir o surgimento da molécula daninha.

Folha de São Paulo, 12/03/2002, com adaptações.


Qual a probabilidade de um casal heterozigoto ter três crianças: duas normais e uma com genótipo favorável ao mal de Alzheimer?

Alternativas
Q1405496 Biologia

DESCOBERTA DE GENE PODE

LEVAR À PÍLULA MASCULINA

    Cientistas descobriram que um gene (Fkbp6) é crucial para a fertilidade masculina. A descoberta foi feita por acaso, quando estavam procurando pelas causas genéticas de doenças do coração. Eles criaram ratos geneticamente modificados para não ter o gene Fkbp6. Não há ligação entre o gene e as doenças do coração, mas descobriram que não havia espermatozoides nos ratos, o que os tornava completamente estéreis. Nas fêmeas, os ovócitos não foram afetados.

    Quando os cientistas estudaram as gônadas dos ratos, descobriram que elas não tinham espermátides. A ausência do Fkbp6 foi identificada como a causa da infertilidade dos ratos. “O Fkbp6 só atua em células da linhagem reprodutiva, e não encontramos outros problemas em nossos ratos, além da infertilidade masculina. Então é possível que o Fkbp6 seja o alvo perfeito para o desenvolvimento de uma pílula anticoncepcional masculina.” – afirmou Josef Penninger, professor de biópsia médica da Universidade de Toronto, no Canadá.

    A equipe canadense descobriu que o Fkbp6 é também crucial no processo de combinar cromossomos homólogos. Essa combinação tem relação com a estrutura, posição e origem dos cromossomos. A ausência dessa combinação é uma das principais causas de abortos espontâneos em seres humanos.

Revista Science, 23/05/03, com adaptações.


Com base nas informações do texto, na figura abaixo (representativa da espermatogênese) e nos conhecimentos sobre reprodução e genética, pode-se inferir que 


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: A
5: A
6: B
7: E
8: D
9: B
10: C
11: E
12: E
13: C
14: D
15: B
16: D
17: A
18: A
19: E
20: B