Questões de Vestibular UNIOESTE 2016 para Vestibular - Tarde
Foram encontradas 7 questões
O processo de fotossíntese consiste, basicamente, na produção de compostos orgânicos a partir do CO2 e H2O, utilizando energia luminosa. Este processo ocorre nos organismos clorofilados, tais como as plantas. Em relação à fotossíntese nos vegetais, são feitas as seguintes afirmativas:
I- A energia luminosa solar é captada por pigmentos presentes nos cloroplastos, sendo os principais denominados clorofilas a e b;
II- Quanto maior a concentração de CO2 e a intensidade luminosa, maior será a taxa fotossintética;
III – O único fator limitante do processo é a energia luminosa, uma vez que o processo não ocorre na ausência de luz;
IV- O ponto de compensação fótico corresponde à intensidade de energia luminosa na qual as taxas de fotossíntese e de respiração se equivalem.
São VERDADEIRAS as afirmativas
Durante uma aula de Botânica, a fim de destacar a importância de vários produtos de origem vegetal, um professor de Biologia ressaltou que:
- do caule tuberoso da batata retiram-se vários produtos importantes para a alimentação, ricos principalmente em AMIDO;
- dos caules de árvores como mogno, cedro, peroba, jacarandá, pinho, imbuia, ipê etc., retira-se uma grande variedade de MADEIRAS;
- do caule do sobreiro é extraída a grossa camada externa, conhecida como CORTIÇA;
- do caule da coroa-de-Cristo pode ser extraído o LÁTEX, o qual apresenta potencial efeito moluscicida.
Os produtos acima mencionados pelo professor e destacados no texto – AMIDO, MADEIRAS, CORTIÇA e LÁTEX – estão associados a diferentes tipos de tecidos vegetais, respectivamente: