Questões de Vestibular UNIVESP 2014 para Vestibular

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2014 Banca: UNIVESP Órgão: UNIVESP Prova: UNIVESP - 2014 - UNIVESP - Vestibular |
Q1281661 História

Observe o quadrinho abaixo para responder à questão.

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: http://imperialismo-e.blogspot.com.br/ às 16h de 13/05/2014.


O quadrinho retrata o período conhecido como Imperialismo Europeu, ocorrido no século XIX. Sobre ele e suas consequências, é correto afirmar que

Alternativas
Ano: 2014 Banca: UNIVESP Órgão: UNIVESP Prova: UNIVESP - 2014 - UNIVESP - Vestibular |
Q1281664 História
Em 1º de maio de 2014, foi lançado nos cinemas brasileiros o filme “Getúlio”. Nesse filme, conta-se a história do então Presidente do Brasil, em seus 19 últimos dias de vida. Pressionado por uma crise política sem precedentes, em decorrência das acusações de que teria ordenado o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, ele avalia os riscos existentes até tomar a decisão de se suicidar. O detalhe de sua estreia foi a data de seu lançamento, que ocorreu no feriado do dia do trabalho. A relação de Getúlio com os trabalhadores, durante o seu período de governo, pode ser classificada como
Alternativas
Ano: 2014 Banca: UNIVESP Órgão: UNIVESP Prova: UNIVESP - 2014 - UNIVESP - Vestibular |
Q1281666 História

Leia os textos abaixo para responder à questão.

Texto 1

“E se o castigo for frequente e excessivo, ou se irão embora, fugindo para o mato, ou se matarão por si, como costumam, tomando a respiração ou enforcando-se, ou procurarão tirar a vida aos que lhe dão tão má, recorrendo se for necessário a artes diabólicas, ou clamarão de tal sorte a Deus, que os ouvirá e fará aos senhores o que já fez aos egípcios, quando avexavam com extraordinário trabalho aos hebreus, mandando as pragas terríveis contra suas fazendas e filhos.”

(Padre Antonil, CULTURA E OPULÊNCIA DO BRASIL,1710.)


Texto 2

“O escravo torna possível o jogo social, não porque garanta a totalidade do trabalho material (isso jamais será verdade), mas porque seu estatuto de anticidadão, de estrangeiro absoluto, permite que o estatuto do cidadão se desenvolva; porque o comércio de escravos e o comércio simplesmente, a economia monetária, permitem que um número bem excepcional de atenienses sejam cidadãos.”

(Pierre Vidal-Naquet, TRABALHO E ESCRAVIDÃO NA GRÉCIA

ANTIGA.)


Texto 3

“Algumas escravas procuram de propósito abortar, só para que não cheguem os filhos de suas entranhas a padecer o que elas padecem.”

(André João Antonil, CULTURA E OPULÊNCIA DO BRASIL, 1711.)



Com base na questão do escravo na antiga Grécia e na colonização brasileira, analise as proposições abaixo.


I. No Texto 1, o autor procura mostrar diversas ações de rebeldias que os escravos poderiam ter caso fossem violentados, levando até a predestinar que poderia acabar em uma grande tragédia para os negros fugidos, da mesma forma que ocorreu com o povo egípcio na passagem mitológica.


II. O Texto 2 mostra a importância da escravidão para a consolidação do papel da cidadania na Grécia e como esse papel proporcionou o crescimento da economia ateniense.


III. No Texto 3, mostra-se o descaso que certas mulheres tinham com relação a sua prole, muito por conta das condições higiênicas em que eram feitos os partos nas senzalas, o que levava a preferir o aborto a uma morte prematura por doenças.


IV. Os três textos mostram posturas e condições escravistas, podendo-se concluir que tanto na Grécia quanto no Brasil colônia a condição de escravidão era a mesma em todos os aspectos.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Ano: 2014 Banca: UNIVESP Órgão: UNIVESP Prova: UNIVESP - 2014 - UNIVESP - Vestibular |
Q1281667 História

Leia o texto abaixo para responder à questão.


“O palácio real constitui naturalmente, na vida da cidade mesopotâmica, um mundo à parte. Todo um grupo social o habita e dele depende, ligado ao soberano por laços que não são somente os de parente a chefe de família, ou de servidor a senhor. (...) Este grupo social é numeroso, de composição muito variada, abrangendo trabalhadores de todas as profissões, domésticos, escribas, artesãos, homens de negócios, agricultores, pastores, guardiões dos armazéns etc., colocados sob a direção de um intendente. É que a existência de um domínio real, dotado de bens múltiplos e dispersos, faz do palácio uma espécie de vasta empresa econômica, cujos benefícios contribuem para fundamentar solidamente a força material do soberano.”

(Aymard/Auboyer, “O Oriente e a Grécia – As civilizações imperiais”.)


O texto fala do cotidiano na região da Mesopotâmia, mostrando uma das características de organização social neste período. Assinale a alternativa correta em relação às sociedades que se desenvolveram naquela região da Antiguidade Oriental.

Alternativas
Ano: 2014 Banca: UNIVESP Órgão: UNIVESP Prova: UNIVESP - 2014 - UNIVESP - Vestibular |
Q1281668 História
Os textos abaixo referem-se a pensadores cujas obras e ideias exerceram forte influência em importantes eventos ocorridos nos séculos XVII e XVIII. Leia-os e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta de qual movimento intelectual esses pensadores fizeram parte.
I. O filósofo desenvolveu em seus Dois Tratados sobre Governo a ideia de um Estado de base contratual. Esse contrato imaginário entre o Estado e os seus cidadãos teria por objeto garantir os direitos naturais do homem, ou seja, liberdade, felicidade e prosperidade. Quando o Estado não cumpre seus objetivos e não assegura aos cidadãos a possibilidade de defender seus direitos naturais, os cidadãos podem e devem pegar em armas contra seu soberano para assegurar um contrato justo.
II. O filósofo propôs um sistema equilibrado de governo em que haveria a divisão de poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário). Em sua obra, O Espírito das Leis, alegava que tudo estaria perdido se o mesmo homem ou a mesma corporação exercesse esses três poderes: o de fazer leis, o de executar e o de julgar os crimes ou as desavenças dos particulares. Afirmava que só impede o abuso do poder quando pela disposição das coisas só o poder detém o poder.
III. O economista propôs um sistema econômico cujos princípios são o respeito às leis naturais da economia, liberdade de contrato de trabalho e liberdade de comércio e produção. Em sua obra, A Riqueza das Nações, tem-se a constituição do que se chamaria da cartilha do capitalismo liberal.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: A
5: C