Questões de Vestibular UNIVESP 2014 para Vestibular

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2014 Banca: UNIVESP Órgão: UNIVESP Prova: UNIVESP - 2014 - UNIVESP - Vestibular |
Q1281660 Atualidades

Leia a reportagem abaixo para responder à questão.


“O bate-boca entre governantes de São Paulo e do Acre sobre o destino de imigrantes – em sua maioria haitianos – recém-chegados ao Brasil e enviados à capital paulista é o último desdobramento de um empurra-empurra entre autoridades que se arrasta há pelo menos dois anos e evidencia a crise migratória enfrentada pelo país.”


Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/04/140425 às 15h

de 13/05/2014.



A crise migratória apontada acima evidencia que

Alternativas
Ano: 2014 Banca: UNIVESP Órgão: UNIVESP Prova: UNIVESP - 2014 - UNIVESP - Vestibular |
Q1281662 Atualidades

Leia a reportagem abaixo para responder à questão.


Cerca de 700 pessoas se reuniram para uma manifestação neste sábado (22/03/14), no centro de São Paulo, segundo estimativa da PM. Eles deixaram a praça da República, onde se concentraram, em direção à praça da Sé. Quatro pessoas foram detidas pela polícia.

Em um trio elétrico com faixas com os dizeres “FFAA [Forças Armadas] já”, “Voto facultativo = liberdade” e “Comunismo é morte”, organizadores fazem discursos de cunho nacionalista, exaltando os militares e criticando o atual governo petista, que associam com o comunismo.

Os participantes, em sua maioria, vestem roupas brancas, verdes e amarelas e levam a bandeira do país. Há faixas que pedem “desmilitarização da PM não” e imagens religiosas. A reportagem não identificou bandeiras de partidos políticos. Uma estátua de Nossa Senhora de Fátima foi erguida no trio elétrico.

Uma das organizadoras da manifestação, Cristina Peviani, afirmou à reportagem estar satisfeita com a mobilização. “É pra mostrar que ainda existe a família tradicional e conservadora”, disse. Segundo Peviani, a organização da manifestação, incluindo o aluguel de trio elétrico e ônibus, foi paga pelos participantes, que se reuniram em “vaquinhas”.

Entre os gritos da manifestação, estavam “Verde, amarelo, sem foice, sem martelo” e “Fora PT”. O hino nacional foi entoado diversas vezes.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/03/1429580 acessado

em 13/05/2014 às 18h. Adaptado.


Com base nos conhecimentos sobre a história recente do Brasil, é correto afirmar que, nesse episódio, a reportagem se refere

Alternativas
Ano: 2014 Banca: UNIVESP Órgão: UNIVESP Prova: UNIVESP - 2014 - UNIVESP - Vestibular |
Q1281669 Atualidades

Observe a imagem abaixo para responder à questão.


Imagem associada para resolução da questão

Retirado de http://www.juniao.com.br/?attachment_id=830 em

17/05/2014 às 18h.


No ano de 2012, houve um intenso debate sobre a formação da Comissão da Verdade, uma comissão formada por membros designados pelo Governo Federal para investigar os crimes cometidos pelo Estado durante o século XX. Com relação ao papel da Comissão da Verdade, representada na charge acima, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Investigar os crimes de tortura, prisão arbitrária e assassinatos ocorridos entre 1946 e 1988. Ou seja, também estão encarregados de investigar esses mesmos crimes ocorridos no regime ditatorial de Getúlio Vargas e não apenas no regime militar.

( ) Investigar os crimes de tortura, prisão arbitrária e assassinatos ocorridos apenas durante a ditadura militar (1964-1985). Crimes esses que estejam relacionados ao AI-5 (Ato Institucional nº 5).

( ) O objetivo da Comissão da Verdade não é punir, logo, a sua função será investigar documentos e recolher relatos que permitam um olhar mais amplo sobre nossas ditaduras. O que causa divergências entre os que desejam o fim da anistia e os que a defendem.

( ) O objetivo da Comissão da Verdade é punir todos aqueles que estão envolvidos em algum tipo de tortura. Visam também, já em algumas cidades, por exemplo, a projetos de lei que objetivam retirar o nome de vias, prédios, escolas, monumentos públicos que façam algum tipo de homenagem aos dirigentes do regime militar.

( ) A charge acima faz uma crítica à imparcialidade e à competência da Comissão. Ou seja, contrariando o desejo da população de tornar essas imagens sobre o passado um tanto quanto mais nítidas.

Alternativas
Ano: 2014 Banca: UNIVESP Órgão: UNIVESP Prova: UNIVESP - 2014 - UNIVESP - Vestibular |
Q1281671 Atualidades

Observe a notícia e os mapas abaixo para responder à questão.

Imagem associada para resolução da questão

Considerando os acontecimentos informados na reportagem e a localização da Nigéria, é correto afirmar que

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: E