Questões de Vestibular UPE 2021 para Vestibular - 3º Fase - 2º Dia
Foram encontradas 10 questões
Sobre seleção sexual, assinale a alternativa CORRETA.
Todos os morangos da feira livre são poliploides. O morango “esquisito” é o natural, enquanto o morango “normal”, que conhecemos, é o verdadeiro esquisito do ponto de vista da natureza. Quando se trata de diferenciar e classificar as inúmeras espécies de morango, o número de cromossomos que a planta possui é a chave. Todas as espécies de morango compartilham sete tipos comuns de cromossomos (n=7), podendo ser de ploidia: 2n, 4n, 6n, 8n e 10n.
Disponível em: https://ideiasesquecidas.com/2019/02/09/moran gos-poliploides-invadem-a-terra/ https://strawberryplants.org/strawberry-plant/ (Adaptado)
Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.
Observe a tirinha a seguir:
Cinco amigos, ao virem a tirinha, começaram a discutir sobre o assunto e levantar hipóteses. Analise a fala deles, a seguir:
Anita - Os cientistas utilizaram enzimas de restrição para cortar pontos inespecíficos do DNA de várias espécies, uma delas com um gene para bioluminescência, formando o Glofish com o DNA complementar.
Bernardo - Uma mutação, não reparada pelo sistema de transcrição e tradução, no gene para bioluminescência, possibilitou o Glofish ficar brilhante, pois há muito plástico e substâncias químicas no oceano.
Débora - As técnicas de engenharia genética possibilitaram introduzir um gene para bioluminescência, fazendo o animal transgênico, Glofish, brilhar.
Joaquim - O Glofish surgiu por melhoramento genético, realizado ao longo dos anos na natureza, por meio de seleção e aprimoramento da característica de emissão de luz pelo gene da bioluminescência.
Pedro - O cruzamento artificial de duas espécies mais antigas formou o Glofish, um híbrido, produto da heterose entre elas e com a característica homozigótica para o gene da bioluminescência.
Com base nas falas, quem fez a afirmação CORRETA?
Sobre o Teste RT - PCR e o Teste rápido, estão CORRETAS as linhas
Úrsula (I-4) evita o marido, José Arcadio (I-3), temendo gerar um descendente com “rabo de porco”. Tal característica física aparecera anteriormente na família. Mas Úrsula concebeu três crianças sem rabo de porco: (II-2), (II-4) e (II-7). A família Buendía é marcada por relações consanguíneas, traições e amores não correspondidos. Tal família é extinta em sua sétima geração (VII), quase ao mesmo tempo do vilarejo e do nascimento de um bebê com rabo de porco (VII-1). Fonte: Genética na Escola 14 v2(2019). Disponível em: < https://7ced070d-0e5f-43ae-9b1caef006b093c9.filesusr.com/ugd/b703be_a1e857a600544c99b6fb62fa900587bc.pdf> Acesso em: jul. 2020. Texto e Figura adaptados.
Sobre o tipo de herança genética do fenótipo “rabo de porco”, leia as alternativas a seguir e marque a CORRETA.