Questões de Vestibular UFTM 2013 para Vestibular, Prova de Conhecimentos Gerais - Primeira Fase

Foram encontradas 8 questões

Q1341089 Geografia
Os derrames de lavas basálticas da Formação Serra Geral representam um dos mais volumosos vulcanismos continentais do planeta, com uma área superior a 1200000 km² . Em certos locais, os derrames sucessivos de lavas possuem centenas de metros de espessura.
A paisagem descrita é encontrada
Alternativas
Q1341090 Geografia
O Brasil tem recebido um elevado número de migrantes haitianos, que entram no Brasil pelo Acre e acabam chegando à cidade de São Paulo. Sobre esse fluxo migrante, é correto afirmar que
Alternativas
Q1341093 Geografia
Estimativas de pesquisadores apontam que em áreas planas, como no Cerrado mineiro ou no Sul da Bahia, mais de 50% das colheitas sejam mecanizadas. Acredita-se que no Sul de Minas o percentual tenha alcançado 30%, tomando por base a área com a cultura e o potencial de uso de máquinas obtidos em um estudo de 2006. Cerca de 80% da área total cultivada na região – 500 mil hectares – está apta a receber tratores e 70% dela, em média, é adequada para as colheitadeiras.
Nas áreas montanhosas, a mecanização torna-se limitada ao uso de derriçadoras portáteis, que fazem o serviço de três a cinco apanhadores. E cada vez mais produtores estão utilizando o equipamento, em virtude da falta de mão de obra.
(Valor Econômico, 20.08.2012. Adaptado.)
As informações apresentadas no texto referem-se à produção de
Alternativas
Q1341094 Geografia
O mapa mostra os estados do Nordeste brasileiro atingidos pela seca.
Imagem associada para resolução da questão

(Folha de S.Paulo. 06.08.2012. Adaptado.)
A partir da análise do mapa e de seus conhecimentos, é correto afirmar que
Alternativas
Q1341095 Geografia
Relatório ambiental de 2010 da ONU calcula que 50 milhões de toneladas de produtos descartáveis e altamente tóxicos são produzidas anualmente. Oriundos principalmente dos Estados Unidos e da Europa, esses produtos descartados são levados, sobretudo, para a Ásia e a África, onde rendem dinheiro, mas geram inúmeros problemas de saúde. A obsolescência programada virou regra nesses produtos: nos anos 90 a sua vida média era de quatro anos, hoje, é de apenas um ano e meio.
(Veja, dezembro de 2011. Adaptado.)
O texto refere-se a um dos problemas ambientais de mais rápido crescimento no mundo, o do lixo que contém
Alternativas
Q1341096 Geografia
A questão da escassez de água é um dos temas ambientais globais da atualidade. O Índice de Dependência de Água (IDA) permite análises geográficas e geopolíticas interessantes. O IDA mensura a proporção de água renovável, fundamentalmente de origem fluvial, oriunda de fora de determinado país. No fundo, oferece um número para a dependência de recursos hídricos controlados por países vizinhos.
O IDA do Brasil desmente a apreciação do senso comum, segundo a qual não temos maiores dificuldades hídricas. Nosso IDA é de 34%, o que quer dizer que cerca de um terço das águas fluviais do país têm origem fora do território nacional.
(Mundo, agosto de 2012. Adaptado.)
A partir da leitura do texto e de conhecimentos geográficos, é correto afirmar que há menor dependência hídrica
Alternativas
Q1341097 Geografia
“Conjunto de, ao menos, 51 domicílios em área ocupada irregularmente e com precariedade de serviços públicos essenciais. São favelas, grotas, vilas e palafitas, entre outros”. Assim define o IBGE o termo “aglomerado subnormal”. Dados do Censo Demográfico de 2010 revelam que 11,4 milhões de brasileiros vivem em aglomerados precários.
População em aglomerados subnormais
Imagem associada para resolução da questão
(Folha de S.Paulo, 22.12.2011. Adaptado.)
A partir da análise do texto e do mapa, é correto afirmar que a maior proporção de pessoas residentes em aglomerados subnormais, em relação à população total do estado, é encontrada
Alternativas
Q1341099 Geografia
De suma importância na avaliação das condições de vida de uma sociedade, a taxa de mortalidade infantil refere-se ao número de crianças que morrem ao longo do primeiro ano de vida, durante determinado ano civil. Os gráficos mostram a evolução da taxa de mortalidade infantil no Brasil e apresentam uma comparação com taxas de outros países do mundo.
Imagem associada para resolução da questão

(O Estado de S.Paulo, 29.04.2012.)
A partir da análise dos gráficos e de conhecimentos geográficos, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: E
4: B
5: D
6: C
7: D
8: A