Questões de Vestibular UNESP 2013 para Vestibular - Segundo Semestre
Foram encontradas 8 questões
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/54803/5692a83f6785aa0a7b52.png)
Em um intervalo de tempo de 0,8 s, o garçom move o copo por uma distância de 1,6 m. Desprezando a resistência do ar, o módulo da força de atrito devido à interação com a bandeja, em newtons, que atua sobre o copo nesse intervalo de tempo é igual a
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/54803/d7c6227763301adce135.png)
As tabelas 1 e 2 indicam, respectivamente e de forma comparativa, as massas de cada veículo e os raios de curvatura das curvas representadas na figura, nas posições onde se encontram os veículos.
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/54803/d84eb77c8d28358fd7e3.png)
Sendo FK, FF e FS os módulos das forças resultantes centrípetas que atuam em cada um dos veículos nas posições em que eles se encontram na figura, é correto afirmar que
Em um jogo de sinuca, a bola A é lançada com velocidade V de módulo constante e igual a 2 m/s em uma direção paralela às tabelas (laterais) maiores da mesa, conforme representado na figura 1. Ela choca-se de forma perfeitamente elástica com a bola B, inicialmente em repouso, e, após a colisão, elas se movem em direções distintas, conforme a figura 2.
Sabe-se que as duas bolas são de mesmo material e idênticas em
massa e volume. A bola A tem, imediatamente depois da colisão,
velocidade de módulo igual a 1 m/s. Desprezando os atritos e
sendo EꞌB a energia cinética da bola B imediatamente depois da
colisão e EA a energia cinética da bola A antes da colisão, a razão
é igual a
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/54803/7ddcf7f93eab39f720d4.png)
Considere que os dois recipientes estejam abertos para a atmosfera, que a densidade da água seja igual a 103 kg/m3 e que g = 10 m/s2 . De acordo com as medidas indicadas na figura, com o registro R fechado, a diferença de pressão PA – PB, entre os pontos A e B, em pascal, é igual a
A região situada no norte do Chile, onde se localiza o deserto do Atacama, é seca por natureza. Ela sofre a influência do Anticiclone Subtropical do Pacífico Sul (ASPS) e da cordilheira dos Andes. O ASPS, região de alta pressão na atmosfera, atua como uma “tampa”, que inibe os mecanismos de levantamento do ar necessários para a formação de nuvens e/ou chuva. Nessa área, há umidade perto da costa, mas não há mecanismo de levantamento. Por isso não chove. A falta de nuvens na região torna mais intensa a incidência de ondas eletromagnéticas vindas do Sol, aquecendo a superfície e elevando a temperatura máxima. De noite, a Terra perde calor mais rapidamente, devido à falta de nuvens e à pouca umidade da atmosfera, o que torna mais baixas as temperaturas mínimas. Essa grande amplitude térmica é uma característica dos desertos.
(Ciência Hoje, novembro de 2012. Adaptado.)
Baseando-se na leitura do texto e dos seus conhecimentos de processos de condução de calor, é correto afirmar que o ASPS __________________ e a escassez de nuvens na região do Atacama __________________ .
As lacunas são, correta e respectivamente, preenchidas por
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/54803/54b283163382c3353605.png)
Considerando as informações da figura e sabendo que a velocidade de propagação dessas ondas na superfície da água é 13,5 cm/s, é correto afirmar que o número de vezes que a haste toca a superfície da água, a cada segundo, é igual a
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/54803/3d8e840800592c99f9d5.png)
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/54803/a501557d8d23d1ed36f4.png)
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/54803/31d770c5c4cd7e3712ca.png)
É correto afirmar que, enquanto se move na região indicada entre as placas, a carga fica sujeita a uma força resultante de módulo
A comunidade científica, hoje, admite que certos animais detectam e respondem a campos magnéticos. No caso das trutas arco-íris, por exemplo, as células sensoriais que cobrem a abertura nasal desses peixes apresentam feixes de magnetita que, por sua vez, respondem a mudanças na direção do campo magnético da Terra em relação à cabeça do peixe, abrindo canais nas membranas celulares e permitindo, assim, a passagem de íons; esses íons, a seu turno, induzem os neurônios a enviarem mensagens ao cérebro para qual lado o peixe deve nadar. As figuras demonstram esse processo nas trutas arco-íris:
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/54803/0208e06ae2637b51cd4f.png)
( Scientific American Brasil – Aula Aberta, n.º 13. Adaptado.)
Na situação da figura 2, para que os feixes de magnetita voltem a se orientar como representado na figura 1, seria necessário submeter as trutas arco-íris a um outro campo magnético, simultâneo ao da Terra, melhor representado pelo vetor