Questões de Vestibular UNESP 2018 para Vestibular - Primeiro Semestre
Foram encontradas 7 questões
Consideram-se arte rupestre as representações feitas sobre rochas pelo homem da pré-história, em que se incluem gravuras e pinturas. Acredita-se que essas pinturas, em que os materiais mais usados são sangue, saliva, argila e excrementos de morcegos (cujo hábitat natural são as cavernas), têm cunho ritualístico.
(www.portaldarte.com.br. Adaptado.)
Todos os materiais utilizados para as pinturas, citados no
texto, são
![](https://s3.amazonaws.com/qcon-assets-production/images/provas/59726/d4cfa23e548fc6f895dd.png)
![](https://s3.amazonaws.com/qcon-assets-production/images/provas/59726/d4cfa23e548fc6f895dd.png)
Os nitritos são considerados mutagênicos. Sua hidrólise produz ácido nitroso (HNO2 ), que reage com bases nitrogenadas do DNA. A reação desse ácido com a adenina (A) produz hipoxantina (H), cuja estrutura molecular está representada a seguir.
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/59726/55f3fc344b05da961b8a.png)
Como a hipoxantina (H) apresenta estrutura molecular semelhante à da __________ , ocorre um erro de pareamento entre bases, que passa a ser _________ em vez de A-T.
As lacunas do texto são preenchidas por
Leia o texto para responder a questão.
Voando na altitude de cruzeiro com uma velocidade média, em relação ao solo, de 800 km/h, um Boeing 737-800 percorreu uma distância de 2400 km.
Considere que:
• o QAV é constituído por hidrocarbonetos cujas cadeias
carbônicas contêm, em média, 12 átomos de carbono
e 26 átomos de hidrogênio, apresentando massa molar
média de 170 g/mol;
• a combustão do QAV na altitude de cruzeiro é completa.
De acordo com os dados, a massa de CO2
(g) gerada pela
combustão do QAV na distância percorrida pelo avião foi próxima de
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/59726/e2e3d121cebf819f89fc.png)
Estima-se que, a cada segundo, 657 milhões de toneladas de hidrogênio estejam produzindo 653 milhões de toneladas de hélio. Supõe-se que a diferença, 4 milhões de toneladas, equivalha à energia liberada e enviada para o espaço.
(Angélica Ambrogi et al. Unidades modulares de química, 1987. Adaptado.)
Sobre a situação apresentada no texto foram feitas três afirmações:
I. A quantidade de energia enviada para o espaço a cada segundo, equivalente a aproximadamente 4 milhões de toneladas de hidrogênio, pode ser estimada pela equação de Einstein, E = mc2 .
II. Todas as reações de fusão nuclear representadas são endotérmicas.
III. No conjunto das equações apresentadas, nota-se a presença de 3 isótopos do hidrogênio e 2 do hélio.
É correto o que se afirma somente em
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/59726/99e05e442a77727956d9.png)
Um comprimido efervescente contendo 1 g de vitamina C foi dissolvido em água, de modo a obter-se 200 mL de solução. A concentração de ácido ascórbico na solução obtida é, aproximadamente,
As figuras representam dois modelos, 1 e 2, para o átomo de hidrogênio. No modelo 1, o elétron move-se em trajetória espiral, aproximando-se do núcleo atômico e emitindo energia continuamente, com frequência cada vez maior, uma vez que cargas elétricas aceleradas irradiam energia. Esse processo só termina quando o elétron se choca com o núcleo. No modelo 2, o elétron move-se inicialmente em determinada órbita circular estável e em movimento uniforme em relação ao núcleo, sem emitir radiação eletromagnética, apesar de apresentar aceleração centrípeta. Nesse modelo a emissão só ocorre, de forma descontínua, quando o elétron sofre transição de uma órbita mais distante do núcleo para outra mais próxima.
A respeito desses modelos atômicos, pode-se afirmar que