Questões de Vestibular
Comentadas por alunos sobre hereditariedade e diversidade da vida em biologia
Foram encontradas 502 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
(Adaptado de https://agencia.fapesp.br/inativacao-do-cromossomo-x-ocorre-mais-cedo- -em-humanos. Acesso em 02/04/2024.)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no excerto a seguir.
Em humanos, o sexo é determinado pela presença dos cromossomos sexuais X e Y, que são considerados parcialmente (i) _________. A inativação de um cromossomo X é um processo aleatório e foi demonstrado que os (ii) _________ no corpúsculo de Barr são inativos, o que significa que eles não serão (iii) _________. A inativação do cromossomo X é um processo de controle epigenético, que molda o funcionamento do (iv) _________ sem alterá-lo, e iguala a atividade gênica das mulheres à dos homens.
(Adaptado de: DARRAS, H. et al. Science, Washington, v. 380, p.55-58, abr. 2023.)
Com base em seus conhecimentos e considerando o texto apresentado, pode-se dizer que as diferenças genéticas entre rainhas e operárias se explicam pelo fato de
Etapa 1: amostras de uma bactéria foram cultivadas em um meio de cultura onde a única fonte de nitrogênio era o isótopo pesado 15N. Etapa 2: bactérias resultantes da etapa 1 foram cultivadas durante três gerações em um novo meio contendo apenas o isótopo leve 14N. Observe o esquema que representa o início da etapa 2, quando ocorreu duplicação do DNA das bactérias da geração parental até a primeira geração. Os filamentos em vermelho são formados por 15N e os em azul, por 14N.

Na terceira geração das bactérias cultivadas na etapa 2, o percentual de moléculas de DNA que apresentam apenas filamentos compostos por 14N é igual a:

Cientistas usam espécies silvestres no melhoramento genético da mandioca.
Pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) estão usando espécies silvestres de mandioca para promover o melhoramento genético da raiz. Nessas variedades pouco conhecidas, geralmente não comestíveis, são prospectados genes de interesse para a produção agrícola relacionados a características agronomicamente interessantes como produtividade, resistência a doenças e maior teor de amido (característica demandada pela indústria).
O trabalho faz parte do chamado pré-melhoramento que visa a identificar características de interesse úteis em acessos pouco adaptados às condições de solo e clima local e disponibilizar esses genes em genótipos mais adaptados, com boas características agronômicas, para que sejam inseridos no programa de melhoramento.
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/71689292/cientistas-usam-especies-silvestres-no-melhoramento-genetico-da-mandioca
Para que a experiência brasileira de inovação agrícola seja bem compreendida, é necessário conhecer conceitos básicos de genética para o entendimento do que é melhoramento genético e sua aplicação no setor agrícola. Considerando a experiência relatada, é correto afirmar que
Ministério da saúde. https://bvsms.saude.gov.br/miopia/
Qual a probabilidade de um casal ter um filho míope e albino, sabendo que o marido é heterozigoto para miopia e albinismo e que sua esposa é albina e míope?
Em 2021, comemorou-se o centenário da descoberta e da produção da insulina. No Brasil, a produção de insulina recombinante iniciou-se mediante a colaboração entre a empresa Biobrás e pesquisadores da Universidade de Brasília.
Considerando o texto precedente como motivador, julgue o item subsecutivo.
Considerando-se que mutações no gene da insulina podem causar diabetes neonatal e que a seguir há um heredograma que representa uma família afetada por diabetes bem como a segregação da doença nessa família, é correto afirmar que o mecanismo de herança da diabetes neonatal nessa família é autossômico recessivo.

Adaptado de brainly.com.br.
Considere uma espécie de abelha que apresenta um cromossomo transmitido apenas por espermatozoides. Quando um desses espermatozoides fecunda um óvulo, todos os demais cromossomos paternos são destruídos, permanecendo somente os de origem materna.
A longo prazo, o predomínio desse cromossomo é desvantajoso para a população de abelhas por formar apenas indivíduos do seguinte tipo:
Alcaloides como a vimblastina e a vincristina apresentam atividade contra diversos tipos de câncer e são extraídos da planta Catharanthus roseus, popularmente conhecida como vinca. Essas substâncias exercem seus efeitos sobre as células cancerígenas, ligando-se às proteínas dos microtúbulos e impedindo sua associação com outras moléculas iguais.
A interação dos alcaloides da vinca com as proteínas dos microtúbulos leva à morte das células pela interrupção do seguinte processo metabólico:
Admita uma anomalia genética de padrão autossômico recessivo. Admita ainda que um casal sem a anomalia teve um filho com a doença.
A probabilidade desse casal ter mais um filho, que não apresente a doença e que também não tenha possibilidade de transmitir o gene anômalo aos descendentes, é igual a:
A síndrome de Goltz é uma doença genética rara, mais comum em indivíduos do sexo feminino e, na maioria das vezes, resulta no aborto dos fetos do sexo masculino. A herança é dominante e ligada ao cromossomo X.
Adaptado de Urbano LMF, Leal IIR, Costa IMC.
An Bras Dermatol. 2011;86(2):391-440.
Admita uma família formada por um homem com a síndrome de Goltz e uma mulher que não apresenta a doença, com 4 filhos, 3 meninas e 1 menino, todos vivos.
O número de filhos do casal que apresenta os sintomas da doença é de:
CHIARELLI-NETO, O.; BAPTISTA, M. S. Fotobioquímica da pele. Ciência Hoje, n. 324, abr. 2015 (adaptado).
Essa exposição excessiva pode induzir na pele o surgimento de
O esquema a seguir representa o aparecimento de bactérias mutantes em uma colônia e o resultado de sua exposição a quatro diferentes condições de cultura:
Disponível em https://edepot.wur.nl/376546/. Adaptado.
Assinale a alternativa com a relação correta entre as mutações
e as condições de cultura.
Relacione, corretamente, os grupos sanguíneos apresentados a seguir, com seus possíveis genótipos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. A
2. B
3. AB
4. O
Coluna II
( ) IBIB ou IBi
( ) IAIA ou IAi
( ) ii
( ) IAIB
A sequência correta, de cima para baixo, é: