Questões de Vestibular
Sobre história para puc - rs
Foram encontradas 142 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Em relação à Revolução Industrial, assinale a alternativa INCORRETA.

Estudo do feto no útero – desenho de Leonardo da Vinci – Coleção Real Britânica https://www.publico.pt/2012/05/08/culturaipsilon/noticia/ leonardo-da-vinci-o-anatomista-dedicado-e-moderno-1545195 Acesso em 2 maio 2022.
Sobre as principais características do Renascimento, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações.
( ) As inovações tecnológicas permitiram uma nova relação entre os impressos e os leitores, favorecendo a ampliação do número de publicações e a maior circulação de ideias e textos, em especial, de filósofos da Antiguidade traduzidos para as línguas vernáculas. ( ) A ideia do homem como indivíduo surgiu como forte componente no pensamento renascentista, pautando diversas atividades da cultura moderna. ( ) A manutenção do monopólio eclesiástico no controle da cultura escrita favoreceu o poder político da Igreja. ( ) O processo de secularização do conhecimento baseado na observação e na experimentação tornou-se a base da ciência tal qual a conhecemos.
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A criação de inúmeras políticas sociais possibilitou a incorporação efetiva dos recém-libertos da escravidão à vida republicana com igualdade de oportunidades. II. A repressão da polícia aos setores mais pobres da população, identificados como as “classes perigosas”, tais como capoeiras e boêmios, foi constante. III. A realização do projeto de reforma urbana de Pereira Passos no Rio de Janeiro, que incorporou os diversos setores sociais em seu projeto urbanístico de capital, dotou a capital da República de amplas avenidas, redes de esgoto, iluminação de rua elétrica e distribuição de renda. IV. As várias medidas autoritárias promovidas pelos agentes sanitários nos cortiços e casas de cômodo com desalojamentos, vistorias e mandatos de desapropriação desconsideraram que tais espaços eram os lares de centenas de homens, mulheres e crianças.
Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I. Os movimentos contra a carestia, as greves no ABC e a luta das mulheres pela anistia foram alguns dos episódios que mobilizaram a opinião pública em favor do fim do regime militar.
II. A Lei de Anistia (1979) promoveu uma anistia de forma ampla, geral e irrestrita, estabelecendo também a responsabilidade do Estado e o pagamento de indenizações às famílias de desaparecidos políticos.
III. A crise econômica da década de 1980 desencadeou um processo inflacionário, com a perda de poder aquisitivo dos trabalhadores e o endividamento do país junto ao Fundo Monetário Internacional.
IV. Em 1984, o movimento “Diretas Já” mobilizou políticos, estudantes, trabalhadores e a sociedade civil em grandes comícios em todo o país para exigir do Congresso Nacional a aprovação da “Dante de Oliveira”, que previa eleições diretas para Presidente da República em 1985.
Estão corretas apenas as afirmativas
( ) Os partidos políticos foram extintos, os governadores e os intendentes passaram a ser nomeados, as câmaras de vereadores e as assembleias legislativas foram dissolvidas e foram criados os conselhos de administração.
( ) O Estado estimulou a industrialização através da implantação de uma indústria siderúrgica de base.
( ) O governo implantou uma legislação trabalhista que reconheceu direitos (jornadas de oito horas, descanso remunerado, férias, aposentadoria etc.) tanto para trabalhadores urbanos quanto para trabalhadores rurais.
( ) O rádio foi um dos principais veículos de comunicação e legitimação do regime; através dele o Departamento de Imprensa e Propaganda elaborava e difundia a propaganda política na Hora do Brasil.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
I. A consolidação da República, dentre outros fatores, se deu a partir do Pacto Oligárquico e da política “café com leite”, alternância de Minas Gerais e São Paulo na presidência do país.
II. A economia se diversificou e a industrialização por substituição de importações passou a ser a principal fonte de obtenção de divisas no comércio externo.
III. Houve uma ampliação do direito de voto pela inclusão dos analfabetos e a criação de uma Justiça Eleitoral independente para evitar fraudes nas eleições provinciais.
IV. Embora a maioria da população continuasse a viver no campo, a urbanização e a industrialização das capitais permitiram a emergência de um novo ator social: a classe operária.
Estão corretas apenas as afirmativas
“Vivemos sob uma forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar outros. Seu nome, como tudo depende não de poucos, mas da maioria, é democracia. Nela, enquanto no tocante às leis, todos são iguais para a solução de suas divergências privadas; quando se trata de escolher (se é preciso distinguir em qualquer setor), não é o fato de pertencer a uma classe, mas o mérito, que dá acesso aos postos mais honrosos; inversamente, a pobreza não é razão para que alguém, sendo capaz de prestar serviços à cidade, seja impedido de fazê-lo pela obscuridade de sua condição.”
(TUCÍDIDES. Discurso Fúnebre de Péricles, p.37 e 38)
Sobre a democracia ateniense definida no Discurso Fúnebre de Péricles, afirma-se:
I. O orador caracteriza a democracia ateniense como um regime de igualdade jurídica e social, pois as diferenças de riquezas entre os cidadãos não constituíam obstáculo para sua participação nos negócios do Estado.
II. Ao afirmar que é o “mérito” que “dá acesso aos postos mais honrosos”, Péricles dá uma definição de democracia ateniense que valorizava o indivíduo frente ao coletivo, especialmente aqueles que se destacavam dos demais por sua superioridade.
III. Ao definir o regime democrático, Péricles não aborda a questão da exclusão das mulheres, dos escravos e dos estrangeiros do direito à participação política, situação que limitava a democracia ateniense em comparação com os regimes atuais.
IV. Quando fala em “prestar serviços à cidade”, um dos elementos que Péricles não pode incluir nessa categoria é a eleição de representantes legislativos, na medida em que a participação política era direta.
Estão corretas apenas as afirmativas
Adaptado de CHRISTOPHERSON, Robert W. Geossistemas, uma Introdução a geografia física. Porto Alegre: Bookman, 2012, p. 165.
Considerando o texto acima, a alternativa que melhor relaciona o contexto natural às grandes navegações é:
I. incentivar a produção cultural nacional através da criação de órgãos de fomento como a FUNARTE e a EMBRAFILME, mas também por censurar imprensa, músicas, filmes e livros. II. aprofundar e consolidar o desenvolvimento econômico com bases capitalistas em associação com o capital internacional. III. controlar e desarticular a participação popular através da extinção dos partidos políticos existentes, criando o bipartidarismo e suspendendo as eleições diretas para prefeito, governador e presidente. IV. promover políticas de habitação popular com a criação de grandes conjuntos habitacionais através do financiamento do Banco Nacional de Habitação.
Estão corretas as afirmativas
As medidas abaixo fazem parte das reformas políticas propostas pelo Governo Goulart em 1963, EXCETO:
Sobre esses temas, é correto o que se afirma em
BRUNI, Leonardo. “Correspondência”. In: FREITAS, Gustavo. 900 Textos e documentos de História. Lisboa: Bertrand, 1976. p. 143.
Com qual dos movimentos intelectuais do período moderno o texto se relaciona?
Um fluxo intenso de mudanças, atingindo todos os níveis da experiência social, transformou o cotidiano das populações urbanas do ocidente, marcado pelo desenvolvimento e uso da eletricidade, do petróleo, da siderurgia e pelos avanços dos transportes, das comunicações e da medicina. No ritmo dessas mudanças, surgiram os grandes complexos industriais e as metrópoles modernas, nas quais se observa uma nova temporalidade, marcada pelo ritmo de produção das máquinas, pela racionalização dos usos do tempo, com a implantação de relógios em espaços públicos.
(SEVCENKO, Nicolau. Introdução. In: NOVAIS, Fernando (org.). História da Vida Privada no Brasil. Vol.III. São Paulo: Cia. das Letras, 1998). Adaptado.
O contexto internacional da Revolução Técnico-Científica ao qual o texto se refere está relacionado à mudança institucional e à recomposição social e política da sociedade brasileira no período
As transformações desencadeadas pela Revolução Industrial Inglesa foram muito mais sociais que técnicas, tendo em vista que é nessa fase que se aprofundam as diferenças entre ricos e pobres.
(HOBSBAWM, Eric J. Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1979).
Sobre o impacto social da industrialização nas relações entre campo e cidade na Inglaterra, considere as afirmativas a seguir.
I. O desenvolvimento agrícola e o cercamento dos campos para a criação de ovelhas expulsaram um número crescente de trabalhadores do campo para as cidades, constituindo um exército de mão de obra barata de reserva para a indústria.
II. A industrialização encontrou as melhores condições para florescer em Londres, a maior cidade do reino, onde a monarquia, aliada à burguesia, abriu mão de impostos sobre a terra para favorecer o crescimento econômico.
III. A indústria desencadeou a exploração extensiva e intensiva de recursos naturais, causando a poluição do ar e da água, com consequências graves, sobretudo, para a qualidade de vida das populações mais pobres.
IV. O aumento da população urbana provocou uma crise de moradia, com o encarecimento dos aluguéis e a ocupação de lugares insalubres, o que tornou ainda mais precárias as condições de vida da classe operária.
Estão corretas apenas as afirmativas
A cidade, na época do Renascimento, é um ser de razão. Não é só vivida como também é pensada. (...) A cidade não deve ser apenas prática. É conveniente que seja também bela.
(DELUMEAU, Jean. A Civilização do Renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1994, p. 258-261).
Com base na citação acima, que aponta para o novo contexto político, social, econômico e cultural da Europa nos séculos XVI e XVII, analise as afirmativas a seguir, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Os arquitetos projetaram tanto a forma urbana, a partir de formas geométricas belas ideais, quanto construíram, para a comodidade dos habitantes, os palácios, as praças, as fontes e os monumentos.
( ) A centralização do Estado e a ampliação da máquina burocrática para a administração dos negócios públicos, o comércio, a aplicação da justiça e a cobrança dos impostos exigiram que a nobreza se abrisse para o exercício de novas profissões.
( ) Foram criadas editoras, academias e bibliotecas, que permitiram a expansão da cultura letrada e a circulação de novas ideias nas principais cidades europeias.
( ) A laicização da cultura urbana provocou o abandono de práticas religiosas na vida cotidiana e a perda de importância da Igreja Católica na política.
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A respeito do Renascimento Comercial e Urbano na Europa dos séculos XII e XIII, considere as afirmações a seguir.
I. As cidades situavam-se no cruzamento de rotas comerciais ou à beira de rios, eram cercadas por muralhas, e o crescimento populacional provocava a ocupação de terrenos extramuros.
II. O processo de expansão urbana estava ligado ao crescimento da produção agrícola e ao fortalecimento de rotas comerciais terrestres entre as cidades portuárias italianas, as feiras francesas e as cidades da região de Flandres.
III. “O ar das cidades torna os homens livres” era um ditado do período, referindo-se ao costume de considerar livre o servo que trabalhasse por determinado período de tempo no burgo.
IV. A autonomia administrativa e jurídica das cidades era conquistada através do pagamento de franquias aos senhores feudais ou da compra de cartas de privilégios.
Estão corretas as afirmativas
Por trás do ressurgimento da indústria e do comércio, que se verificou entre os séculos XI e XIII, achava-se um fato de importância econômica fundamental: a imensa ampliação das terras aráveis por toda a Europa e a aplicação de métodos mais adequados de cultivo.
(LEWIS, Munford, A Cidade na História. Ed. Itatiaia Limitada, Belo Horizonte, 1965, vol I, p.336).
Com base no texto, é correto afirmar que