Questões do Enem
Sobre noções gerais de compreensão e interpretação de texto em português
Foram encontradas 619 questões
Brasília é um marco histórico no movimento de emancipação nacional. Correio Braziliense, 26 abr. 1960 (adaptado).
O texto faz referência a uma mudança de perspectiva acerca da integração nacional que relaciona
Disponível em: https://revistareacao.com.br.
Acesso em: 11 jan. 2024 (adaptado).
Nesse cartaz, a articulação do texto verbal com imagens de peças de quebra-cabeça corrobora a ideia de que é preciso
Talvez não se lembre de um Jacinto, cujo nome, então desconhecido para mim, ouvira uma vez da boca de Lúcia.
Era um homem de 45 anos; feição comum e espírito medíocre. Encontrava-o agora todos os dias em casa de Lúcia; e desde a primeira vez antipatizara com a sua enjoativa figura.
— Quem é este senhor? — perguntei a Lúcia. Ela perturbou-se.
— É um sujeito que costuma tratar dos meus negócios.
— Que importantes negócios são os teus que eu não me possa incumbir deles?
— Compras... Não tenho outros. Para que incomodá-lo com isso?
— Também sou ciumento: não desejo que ocupes outra pessoa além de mim.
— Esse homem é quase um criado.
A palavra produziu o seu efeito; desde que o Jacinto desceu ao mister de homem assalariado, não fiz mais reparo na sua assiduidade. Quase sempre o encontrava na escada interior, descendo quando eu subia; dava-lhe tanta atenção como ao carroceiro que enchia as talhas d’água, ou ao cozinheiro que saía a compras.
ALENCAR, J. Lucíola. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 25 ago. 2017.
Ao relatar seu passado com Lúcia, cortesã de modos refinados, o narrador revela uma visão de mundo alinhada ao Romantismo, representada, nesse fragmento, pela
Preocupado com isso, o Conselho Nacional de Justiça publicou em sua página no Facebook uma série de dicas para evitar que boatos se espalhem. São elas:
• sempre ler a notícia inteira; • checar quem publicou a matéria; • conferir a data da publicação; • pesquisar a mesma informação em outras fontes; • não acreditar em tudo o que está nas redes; • desconfiar de notícias que tenham muitos adjetivos.
É fundamental checar a veracidade das informações para não correr o risco de contribuir com a propagação de mentiras e boatos.
FERNANDES, D. Disponível em: https://claudia.abril.com.br. Acesso em: 15 out. 2021 (adaptado).
As informações dessa reportagem auxiliam no combate a um problema social por orientarem quanto
GONÇALVES, J. K. R.; SANTOS, J. R.; MOTA, P. S. A. Aproximações entre os exergames e os conteúdos da Educação Física escolar. SFM, n.1, 2018 (adaptado).
De acordo com esse texto, ao associar a tecnologia dos videogames à atividade física, os exergames

Disponível em: http://observatoriodoesporte.mg.gov.br. Acesso em: 22 jun. 2019 (adaptado).
Os dados desse infográfico sobre a prática corporal do skate indicam que
Um professor da Faculdade de Letras de uma universidade em Portugal pediu um trabalho acadêmico a uma turma de 50 alunos do 1º ano. Quando começou a corrigi-los, notou algo estranho: nenhum dos trabalhos continha um único erro ortográfico ou gramatical, coisa nunca antes vista. E as frases eram curtas e diretas, sem orações intercalares, um estilo típico do inglês, mas pouco frequente na escrita portuguesa. Independentemente do conteúdo e do tema, que variava, a estrutura era praticamente igual em todos. Especialista em linguística forense, o docente rapidamente concluiu: “esses textos não foram escritos por humanos”.
O professor tinha conversado com os alunos sobre o ChatGPT e tinha deixado claro que a ferramenta poderia ser utilizada, mas não para a execução integral dos textos.
A utilização do ChatGPT abriu um debate em todo o mundo por apresentar riscos e possibilidades de uso indevido. Foram várias as escolas e outros estabelecimentos de ensino que adotaram ferramentas que permitem detectar as tendências do programa.
Disponível em: https://expresso.pt. Acesso em: 24 jan. 2024 (adaptado).
De acordo com esse texto, o uso de uma ferramenta da inteligência artificial em contexto acadêmico revela um impacto de natureza
Consultar a bula sem orientação médica pode ser perigoso e causar ainda mais problemas para o paciente, segundo um médico endocrinologista. “Ele pode ler alguns termos técnicos e fazer má interpretação da bula, levando a prejuízos no tratamento. Qualquer dúvida, é mais interessante tirá-la com o médico que prescreveu o medicamento.”, explica.
Para facilitar o entendimento das informações que constam das bulas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária regulamentou algumas características com relação ao formato e à linguagem usada. “A bula obrigatória vem com perguntas e respostas, em termos simples e compreensíveis, e ficou de mais fácil leitura. A indústria é obrigada a oferecer bula em áudio, ou pode vir em tamanho maior ou em braile. O paciente, entrando em contato com a indústria, tem até dez dias para receber esse material.”, afirma o presidente do Conselho Regional de Farmácia.
Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 15 jan. 2024 (adaptado).
Considerando a função social do gênero reportagem, a estratégia empregada nesse texto para dar credibilidade às informações apresentadas é a
Outro dia, num táxi, o motorista me disse que “gostava de ler” e “comprava muitos livros”. Dei-lhe parabéns e perguntei qual era sua livraria favorita. Respondeu que “gostava de todas”, mas, de há alguns anos, só comprava livros pela internet. Ah, sim? Comentei que também gostava de todos os táxis, mas, a partir dali, passaria a andar só de transporte por aplicativo. Ele diminuiu a marcha, como se processasse a informação. Virou-se para mim e disse: “Entendi. O senhor tem razão.”.
CASTRO, R. Folha de S. Paulo, 7 dez. 2018.
Nessa crônica, a ironia é utilizada com o objetivo de
A Inteligência Artificial (IA) vem se mostrando uma ferramenta para otimização de demandas no setor público e, ao mesmo tempo, uma preocupação para o processo democrático. Por um lado, ela já é usada em tribunais para a aceleração de procedimentos burocráticos e decisões sobre aposentadoria. Por outro lado, a tecnologia também vem sendo utilizada para a desinformação, como na criação de imagens de fatos que não aconteceram na realidade.
A comissão, que já discutiu os impactos da IA na agricultura, no meio acadêmico e na indústria, debateu os efeitos da tecnologia no jornalismo e no processo eleitoral.
Uma advogada e professora do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) falou sobre os desafios da implementação segura da tecnologia: “Não existe nenhum mecanismo hoje, nenhum software, que vá identificar se um conteúdo é produzido por Inteligência Artificial”.
Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 2 fev. 2024 (adaptado).
Ao abordar a questão da segurança na implementação da IA em diferentes esferas da sociedade, esse texto evidencia a
Um romancista não precisa levar o laptop na mochila. Suas ideias podem amadurecer antes de ir pro papel. Ele está contando uma longa história, é bom que tenha algumas pistas de para onde está indo. Já o cronista, quanto mais cego ao iniciar seu passeio, maiores as chances de conhecer lugares novos no caminho.
PRATA, A. Trinta e poucos. São Paulo: Cia. das Letras, 2016.
Nesse texto, a reflexão acerca dos processos de elaboração que resultam em crônica ou em romance baseia-se na
Como teus olhos são claros E a tua pele, morena Como é azul o oceano E a lagoa, serena
Como um tempo de alegria Por trás do terror me acena E a noite carrega o dia No seu colo de açucena
Sei que dois e dois são quatro sei que a vida vale a pena mesmo que o pão seja caro e a liberdade pequena
GULLAR, F. Dentro da noite veloz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
Em diálogo com importante fato da história política brasileira, o poema de Ferreira Gullar instaura tensivamente um olhar
Se me der um beijo eu gosto Se me der um tapa eu brigo Se me der um grito não calo Se mandar calar, mais eu falo
Mas se me der a mão claro aperto Se for franco direto e aberto Tô contigo amigo e não abro Vamos ver o diabo de perto
Mas preste bem atenção seu moço Não engulo a fruta e o caroço Minha vida é tutano é osso Liberdade virou prisão
Se é amor, deu e recebeu Se é suor, só o meu e o seu Verbo eu, pra mim já morreu Quem mandava em mim nem nasceu
É viver e aprender Vá viver e entender, malandro Vá compreender, Vá tratar de viver
GONZAGUINHA. Recado. Rio de Janeiro: EMI, 1978 (fragmento).
Nessa letra de canção, há um tom de ameaça que é evidenciado na recorrência de
O aplicativo controla permanentemente o paradeiro dos seus três filhos, informando a ela quando eles estão em trânsito, quando estão em segurança em casa, se estão em algum lugar onde não deveriam estar e enviando uma série de outras informações. “Se eles chegam à escola, o celular faz plim. Se eles chegam em casa, plim”, conta Spector, que é advogada de patentes. “É apenas uma forma de a família saber onde todos estão.”.
Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 24 nov. 2021 (adaptado).
Nesse texto, o aplicativo que permite o rastreamento dos usuários reflete condições sociais e configurações de família definidas pela
Caro Freud,
Resolvi lhe escrever uma carta porque o senhor anda muito ocupado e eu demoro demais para me fazer compreender verbalmente. Aqui, nesta carta, acho que consigo ser franco e direto.
Hoje resolvi aplicar alguns de seus conselhos. E outros do Facebook. O senhor mencionou que eu precisava encontrar prazer no meu trabalho. Pois bem, resolvi espalhar chocolate em todas as mesas, pias, balcões e até no banheiro.
Romanticamente, a história é mais complicada. Sempre que nos encontramos, o senhor pergunta: “E as namoradas, como vão?”. Realmente, doutor Freud, nunca entendi o porquê do plural. Mas já que tocamos no assunto, acho que precisarei de um pouco mais do que chocolate para resolver este problema.
O senhor disse que o segredo do sucesso é fazer as mulheres rirem. Mas rir de mim também conta?
O senhor também mencionou que eu não poderia deixar as garotas me encararem como amigo, não foi? “Mulheres nunca se apaixonam por amigos”. Tentei aplicar este conselho.
Ah, meu amigo Sigmund. A vida não é nada fácil. Pela expressão fechada em seu rosto, o senhor deve me entender. Podíamos sair para tomar uma cerveja. Ver luzes, ouvir pessoas, essas coisas. Acho que lhe faria bem, também.
MARTINZ, J. Disponível em: https://corrosiva.com.br. Acesso em: 24 out. 2021.
O trecho que faz referência ao vocativo inicial da carta “Caro Freud” é
A ação conta com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e de instituições financeiras e entidades privadas.
Disponível em: www.metropoles.com. Acesso em: 24 jan. 2024 (adaptado).
A importância social dessa notícia reside no fato de ela

Disponível em: www.cfn.org.br. Acesso em: 23 jan. 2024 (adaptado).
Em busca de adesão ao projeto de combate à desnutrição, um recurso que esse cartaz mobiliza de forma verbal e também não verbal é a
Quem nunca passou por aquela situação constrangedora proporcionada pelo corretor ortográfico que atire a primeira pedra. Essa ferramenta, que, na teoria, deveria nos ajudar a escrever perfeitamente e com mais facilidade, tem potencial para ser mais uma inimiga do que uma aliada.
Um especialista em inovação e tecnologia afirma que essa ferramenta pode ser criada de várias maneiras. “Temos o trabalho humano, com pessoas checando os detalhes. E de outro lado existe a alimentação do corretor por dicionários, que, em tese, têm as palavras escritas corretamente”. Mas, afinal: será que o corretor mais ajuda ou mais atrapalha na escrita?
De acordo com uma professora de um curso de Letras, depende primeiramente da concepção de escrita. “Se consideramos apenas a gramática e a ortografia, há ferramentas de revisão que auxiliam em aspectos ortográficos e até sintáticos. Mas essas ferramentas não garantem a coesão e a coerência, ou seja, as articulações e o sentido do texto. O acesso amplo à informação pode auxiliar na construção de repertório para a escrita, mas também é necessário ter contato com diferentes gêneros textuais e contar com o aprendizado de aspectos formais relacionados à escrita”, explica a professora.
Disponível em: https://canaltech.com.br. Acesso em: 5 fev. 2024 (adaptado).
De acordo com esse texto, o uso do corretor ortográfico
COSTA, R. Disponível em: https://novaescola.org.br. Acesso em: 13 jun. 2024 (adaptado).
Esse texto leva a uma reflexão ética sobre o doping ao abordar o(a)
Mesmo para quem não domina tão bem o idioma, fica fácil encontrar erros como de ortografia e concordância. Até porque reportagens reais prezam por um vocabulário rico e o emprego correto de todas as normas.
Além do mais, mensagens e notícias falsas divulgadas tendem a apresentar uma escrita com padrão duvidoso, como a repetição de uma palavra ou até uma quantidade exagerada de adjetivos.
Disponível em: https://medicals.com. Acesso em: 25 nov. 2021 (adaptado).
Nesse texto, um dos recursos que auxilia na identificação de notícias falsas é o conhecimento da norma-padrão porque