Questões Militares Sobre administração de recursos materiais
Foram encontradas 182 questões
Tipo de material
(1) Produtivos (2) Improdutivos (3) Críticos (4) Consumo
Definição
( ) Materiais que não são incorporados ao produto ou serviço final. ( ) Materiais são aqueles utilizados diretamente ao processo de fabril ou de prestação de serviço. ( ) Materiais de uso repetido aplicados de maneira ampla para finalidade que não seja manutenção ( ) Materiais cuja disponibilidade de sobressalentes é mantida em quantidade mínima.
Sendo assim, “envolve análise minuciosa das necessidades de material e componentes na etapa inicial do projeto de produtos para garantir que um equilíbrio entre o menor custo total e a qualidade seja incorporado ao projeto do novo produto.”
(BOWERSOX, D. J. et al.. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014, p. 93).
A citação acima se refere à(ao)
Com base no texto acima, quanto às medidas que a organização pode adotar para compensar a ausência de vantagens competitivas baseadas em custos de transporte, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Escolha do modal correto, partindo-se da premissa de que a rapidez e a confiabilidade são elementos críticos na definição dos custos finais.
( ) Manter níveis baixos de matérias-primas, para reduzir o custo de estocagem e, consequentemente, reduzir os custos totais.
( ) Analisar os efeitos indiretos que os diversos meios de transporte exercem sobre os custos de estocagem e incluí-los na composição de custos.
( ) Aplicar técnicas de roteirização, como, por exemplo, a inspirada no comportamento coletivo das formigas, que recebe o nome de “inteligência agregada”.
(BALLOU, R.H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: logística empresarial. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman Editora, 2009, p. 245).
O texto acima refere-se à aplicação de qual método de previsão de estoques?
I. Os co-produtos são os próprios produtos principais, só que assim chamados porque nascidos de uma mesma matéria-prima. São os que substancialmente respondem pelo faturamento da empresa. II. Os subprodutos, devido ao grau de segurança existente no que diz respeito à sua venda, têm seu Valor Líquido de Realização considerado como redução do custo de elaboração dos produtos principais, mediante débito aos estoques e crédito aos custos de produção, à medida que são produzidos. III. Tratamentos errôneos para um subproduto: só considerar a recuperação quando da efetiva venda, ou simplesmente tratá-lo igualmente à sucata, não o estocar contabilmente e registrar sua venda diretamente às receitas normais ou eventuais, ou, ainda, atribuir-lhe custo como se fosse produto principal. IV.As sucatas, que podem ou não ser decorrência normal do processo de produção, não têm valor de venda ou condições de negociabilidade boas. Quando são vendidas, têm suas receitas registradas como Rendas Exclusivas em Outras Receitas Operacionais.
Estão corretas apenas as afirmativas:
“Bens públicos são todos os bens que pertencem às pessoas jurídicas de Direito Público, isto é, União, Estados, Distrito Federal, Municípios, respectivas autarquias e fundações de Direito Público (estas últimas, aliás, não passam de autarquias designadas pela base estrutural que possuem), bem como os que, embora não pertencentes a tais pessoas, estejam afetados à prestação de um serviço público.
O conjunto de bens públicos forma o ‘domínio público’, que inclui tanto bens imóveis como móveis”.
(MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 15 ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2003).
Considerando a destinação atribuída aos bens públicos, os bens imóveis afetados a um serviço ou estabelecimento público, tais como as repartições públicas, são classificados pela legislação como bens
Uma organização consome semanalmente, em média, 20 cartuchos de tinta de impressora. A organização compra os cartuchos de um fornecedor em lotes de 130 unidades, a um preço de R$ 50 por unidade (cartucho). Um pedido leva, em média, 2 semanas para ser recebido, a um custo de R$ 6,00 por pedido. A firma mantém um estoque de segurança de 50 cartuchos.
Os estoques máximo e médio de cartuchos de tinta na organização são, respectivamente: