Questões Militares Sobre conforto térmico em arquitetura

Foram encontradas 27 questões

Q1000858 Arquitetura
A janela sempre teve um grande papel no processo de composição arquitetônica, seja ela distribuída em uma série de aberturas, criando ritmo na fachada, seja em uma cortina de vidro cujas áreas envidraçadas se tornam a parede propriamente dita. Todavia, o excesso de radiação (direta e difusa) dessas soluções, dependendo da localização do edifício, podem trazer problemas quanto ao desempenho térmico e ao consumo energético. Uma das estratégias de bloqueio da radiação difusa é a redução das áreas envidraçadas, minimizando a visão do céu. Por essa razão, entende-se que a proporção entre as superfícies transparentes e opacas da fachada é de grande importância para o desempenho térmico do edifício. Sendo assim, essa proporção é dada pelo índice:
Alternativas
Q1000855 Arquitetura
O coeficiente Global de Transmissão Térmica - K ou Transmitância Térmica engloba as trocas térmicas superficiais e as trocas térmicas através dos materiais. Esse coeficiente quantifica a capacidade do material de ser atravessado por um fluxo de calor induzido por uma diferença de temperatura entre dois ambientes que o elemento constituído por tal material separa. Sendo assim, o "K“ tem como unidade:
Alternativas
Q1000854 Arquitetura
As trocas de calor que envolvem variação de temperatura são denominadas trocas secas. Os mecanismos de trocas secas são:
Alternativas
Q1000853 Arquitetura
Na utilização da carta solar, o “observador”, seja ele uma pessoa, um ponto na fachada de um edifício ou uma janela, está:
Alternativas
Q1000852 Arquitetura
As cartas solares são instrumentos para resolução de problemas de geometria da insolação a partir de plantas, cortes e coordenadas horizontais da posição do Sol acima da linha do horizonte. No hemisfério sul, a Carta solar aplicada sobre a planta, é orientada:
Alternativas
Q1000848 Arquitetura
Os átrios são espaços adjacentes às partes interiores de uma edificação, que combinam sistemas laterais e zenitais para captação da luz natural. Quanto à avaliação do desempenho de átrios na captação e distribuição da luz é correto afirmar que é complexa uma vez que envolve:
Alternativas
Q902893 Arquitetura

A figura a seguir mostra a implantação do edifício A, com a orientação, direção predominante dos ventos e altura solar, no verão e no inverno.


Imagem associada para resolução da questão


A partir desses dados, é possível afirmar que trata-se

Alternativas
Q902890 Arquitetura

As duas paredes a seguir, utilizadas para vedação externa de uma residência, possuem coeficientes de condutibilidade térmica diferentes


Imagem associada para resolução da questão


Sobre o desempenho térmico dessas paredes, pode-se afirmar que:

Alternativas
Q902881 Arquitetura

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas das sentenças abaixo.


O adequado posicionamento do conjunto dos coletores solares é essencial para o seu melhor desempenho e, consequentemente, maior eficiência energética. Dessa forma, pode-se afirmar que, no Brasil, a instalação desses coletores deve possuir a inclinação próxima à ___________ do local e estar, preferencialmente, direcionada de forma simétrica em relação à trajetória do Sol e orientada ao __________ para um maior rendimento.

Alternativas
Q831952 Arquitetura

Os croquis abaixo apresentam, para um mesmo vão, diferentes tipologias de janelas.


Imagem associada para resolução da questão


Com relação às tipologias apresentadas nas figuras acima, pode-se afirmar que proporcionam

Alternativas
Q831951 Arquitetura
Tecnicamente, o resfriamento evaporativo híbrido inclui várias formas de resfriamento por efeito de vento (inverso ao efeito chaminé) podendo ser passivo ou forçado (ativo). Essa técnica provoca
Alternativas
Q831948 Arquitetura
A NBR 15220 - Desempenho Térmico de Edificações, vigente desde abril de 2005, estabelece, na parte 03, o zoneamento bioclimático brasileiro e as diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Com relação ao tamanho das aberturas médias (A) para ventilação, pode-se afirmar que devem ter que percentual da área do piso?
Alternativas
Q831940 Arquitetura
Quanto à ventilação natural, pode-se afirmar que
Alternativas
Q831933 Arquitetura
Cabe à arquitetura amenizar as sensações de desconforto impostas por climas muito rígidos, além de propiciar ambientes que sejam tão confortáveis como os espaços ao ar livre em climas amenos. Nesse contexto, existem variados tipos de divisões climáticas, tanto no nível mundial quanto no próprio país. A classificação climática de A.N.Strahler divide o clima em quatro grandes zonas: clima frio, clima temperado, clima quente e úmido e clima quente e seco. Quanto ao clima quente e úmido e ao clima quente e seco pode-se afirmar que possuem
Alternativas
Q660636 Arquitetura

Analise a figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Tendo em vista a figura acima e de acordo com a norma NBR 15220, assinale a opção que contém as diretrizes construtivas para a zona bioclimática 2.

Alternativas
Q660629 Arquitetura

Analise a figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

locais adequados para a janela de entrada e para a janela de saída de ar, de maneira a proporcionar a maior velocidade média do ar nessas aberturas, no interior de um pavimento localizado na cota de piso a 2/3 da altura total do edifício.

Dados: Pé-direito dos pavimentos = 3,00 metros; direção do vento normal à fachada Norte; e empena cega orientada para o Leste.

Alternativas
Q660627 Arquitetura

Observe a figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

A figura acima representa a carta solar para a cidade de Macapá (AP), com fachada orientada para o Leste. A partir de qual horário, uma abertura localizada nessa fachada estará completamente protegida da incidência solar direta por um protetor misto?

Dados:

Ângulos horizontais = 45°

Ângulo vertical frontal = 45°

Alternativas
Q647574 Arquitetura
Para o clima quente e úmido, as melhores estratégias a serem aplicadas na arquitetura para proporcionar conforto térmico aos usuários das edificações são:
Alternativas
Q647573 Arquitetura
As variáveis de conforto térmico podem ser as ambientais e as humanas. Para as variáveis ambientais, são consideradas:
Alternativas
Q647559 Arquitetura
Para contribuir na melhoria das condições de conforto térmico aos usuários das edificações, a ventilação é uma estratégia adequada para climas com as seguintes características:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: E
5: B
6: C
7: A
8: C
9: A
10: C
11: A
12: C
13: A
14: D
15: A
16: B
17: C
18: C
19: A
20: B