Questões Militares de Arquitetura - Conforto Térmico

Foram encontradas 27 questões

Q1000858 Arquitetura
A janela sempre teve um grande papel no processo de composição arquitetônica, seja ela distribuída em uma série de aberturas, criando ritmo na fachada, seja em uma cortina de vidro cujas áreas envidraçadas se tornam a parede propriamente dita. Todavia, o excesso de radiação (direta e difusa) dessas soluções, dependendo da localização do edifício, podem trazer problemas quanto ao desempenho térmico e ao consumo energético. Uma das estratégias de bloqueio da radiação difusa é a redução das áreas envidraçadas, minimizando a visão do céu. Por essa razão, entende-se que a proporção entre as superfícies transparentes e opacas da fachada é de grande importância para o desempenho térmico do edifício. Sendo assim, essa proporção é dada pelo índice:
Alternativas
Q1000855 Arquitetura
O coeficiente Global de Transmissão Térmica - K ou Transmitância Térmica engloba as trocas térmicas superficiais e as trocas térmicas através dos materiais. Esse coeficiente quantifica a capacidade do material de ser atravessado por um fluxo de calor induzido por uma diferença de temperatura entre dois ambientes que o elemento constituído por tal material separa. Sendo assim, o "K“ tem como unidade:
Alternativas
Q1000854 Arquitetura
As trocas de calor que envolvem variação de temperatura são denominadas trocas secas. Os mecanismos de trocas secas são:
Alternativas
Q1000853 Arquitetura
Na utilização da carta solar, o “observador”, seja ele uma pessoa, um ponto na fachada de um edifício ou uma janela, está:
Alternativas
Q1000852 Arquitetura
As cartas solares são instrumentos para resolução de problemas de geometria da insolação a partir de plantas, cortes e coordenadas horizontais da posição do Sol acima da linha do horizonte. No hemisfério sul, a Carta solar aplicada sobre a planta, é orientada:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: E
5: B