Questões Militares Sobre artes cênicas e educação em artes cênicas

Foram encontradas 6 questões

Q727621 Artes Cênicas
O teatro, enquanto texto, é literatura. Essa visão, por si só, justifica o estudo do glossário no Eixo Temático IV. Sobre o ensino do glossário, o Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, traça algumas recomendações. Baseando-se em tais recomendações, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. O aluno deverá ter acesso a fotos ou maquetes dos principais aparelhos ou instrumentos técnicos usados no teatro e suas funções, assim como da importância de saber utilizar e adequar cada elemento técnico às necessidades da cena e do ator. II. A tecnologia deve ser suporte para ampliar a comunicação do espetáculo e de todas as suas expressões. III. O ensino do glossário passa por assistir a um espetáculo e observar mudanças de luz, sonoplastia, tipos de cenário, movimentação de cenário, trocas de roupa etc. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q727620 Artes Cênicas
O teatro é essencialmente uma arte grupal, em que o resultado global do trabalho depende da atuação de cada um em direção ao objetivo central: a obra, o espetáculo, ou mesmo somente o cumprimento dos exercícios e dinâmicas propostos durante as aulas. Sobre o ensino da expressão em teatro, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q727619 Artes Cênicas
Saber identificar e contextualizar produções teatrais em suas diferentes manifestações é uma das habilidades requeridas no ensino da contextualização do teatro brasileiro em diferentes períodos da história. Sobre o ensino desse tópico, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. Há uma teatralidade implícita no cotidiano cultural do aluno que não se atém apenas às salas de espetáculo. Vários folguedos e ritos se apossam da teatralidade com estrutura. II. O desafio do ensino desse tópico está no fato de que, em Minas Gerais, o material de pesquisa é escasso, uma vez que há poucos grupos de teatro que se dedicam à preservação e realização de manifestações culturais tradicionais. III. Uma das formas recomendadas de ensino é assistir a manifestações de folguedos populares e danças, tais como reisado, folia de reis, espetáculos teatrais de rua, procissões, nos quais a teatralização, a encenação e a representação de personagens estejam presentes. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q727617 Artes Cênicas
Em relação ao ensino dos movimentos teatrais em diferentes épocas e diferentes culturas, segundo a óptica do Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q727616 Artes Cênicas
Ator é corpo, voz, emoção, domínio de expressividade, intenção e gesto. Tendo o teatro uma técnica em que o homem se relaciona com o espaço, o primeiro passo para a execução de trabalhos, exercícios ou montagens teatrais é a escolha adequada do espaço e seu domínio. Sobre o ensino da Percepção dramática e sensibilidade estética à luz do Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. A adequação da realidade espacial das escolas com a proposta de ensino deve ter como objetivo viabilizar de forma concreta o processo didático do fazer teatral correto. II. O desconhecimento das formas de expressão que o corpo pode oferecer leva o aluno a não explorar as potencialidades psicofísicas que lhes são próprias e estão sufocadas por falta de atividades corpóreas criativas. III. O ponto de partida do ensino deve ser o conhecimento prévio que o aluno tem sobre atividades que envolvam trabalho de corpo, tais como capoeira, dança de rua, danças folclóricas etc. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q727612 Artes Cênicas
O ensino da improvisação coreográfica é importante, pois coloca o aluno frente à situação de descobrir/ desenvolver suas próprias potencialidades na criação e execução de movimentos. Sobre o ensino da improvisação coreográfica na visão do Centro de Referência Virtual do Professor, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. A improvisação favorece a criatividade e a desenvoltura física do aluno no momento específico da condição do ato de improvisar. Sem deixar de lado a possibilidade de ir além do que já possui, quanto às suas habilidades, ele pode sentir-se mais seguro na realização de algo que domine por ser feito com base em suas possibilidades. II. O aluno não deve ser estimulado a usar seu repertório prévio: deve-se sempre evitar o uso da herança cultural geral. III. É importante que o professor esteja atento à inibição natural de alguns alunos, uma vez que estão expondo seu próprio corpo à observação de todos (professor e colegas), pois vencer a barreira não é tão simples como, a princípio, possa parecer. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: A
5: D
6: B