Questões Militares de Biologia - Biologia como ciência
Foram encontradas 6 questões
I. Investir na manutenção, a longo prazo, das características abióticas de seu hábitat que o tornam adequado para a existência da espécie.
II. Utilizar o fogo controlado para eliminar espécies nativas que sejam suas competidoras, pois esta medida é fundamental para que a população da espécie predadora se mantenha em equilíbrio no ambiente.
III. Avaliar a possibilidade de apresentar mutualismo com uma ou mais espécies, pois a sua permanência no ambiente depende da presença das demais.
IV. Evitar a ocorrência de impactos que coloquem em risco a preservação das populações de suas presas.
Está correto o que se afirma APENAS em
No ano de 1958, em Oxford, Gurdon foi o primeiro a criar cópias idênticas de um animal já formado: uma rã-de-unhas- africana. Gurdon demonstrou que o óvulo é capaz de rejuvenescer o material genético proveniente de um animal adulto. O feito só foi possível graças às técnicas de transferência nuclear que ele próprio desenvolveu.
A técnica de transferência nuclear foi aplicada pela primeira vez em mamíferos por Ian Wilmut. Em 1996, Dolly nascia na Escócia. Recorrendo ao que há de mais moderno para a edição do genoma (a técnica conhecida como CRISPR), a expectativa é ressuscitar os mamutes, que foram paquidermes da família dos elefantes, com o corpo coberto de pelos, que viveram no planeta até uns 5 mil atrás. Esses futuros “mamofantes”, de orelhas pequenas e peludos, precisarão ainda de úteros artificiais até o nascimento. Em Harvard, George Church prometeu trazer de volta embriões de mamutes, em 2019.
Os gêmeos univitelinos não são realmente idênticos. Da mesma maneira, não serão totalmente idênticos a nós os nossos clones artificiais. Cada ser humano é um mosaico único, difícil de copiar. (Adaptado)
Scientific American, p23 abril 2018
A partir de uma abordagem do texto do ponto de vista da prática científica, analise as proposições colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Repetir experimentos caracteriza uma ação de plágio e, consequentemente, não condizente com a ética na ciência.
( ) Condições experimentais bem sucedidas para o estudo de um determinado organismo devem ser mantidas na íntegra em investigações dirigidas a outras espécies.
( ) O aprofundamento do conhecimento científico tem suporte na divulgação de trabalhos realizados em diversos laboratórios e pesquisadores distintos.
Observe a tirinha da Mafalda.
A faculdade de observar a realidade é inerente a todas as pessoas, mas, em geral, essa observação é feita de forma aleatória. Mafalda, em sua busca por uma resposta, chegou a uma conclusão incorreta. Após a negativa da mãe, se Mafalda adotar o método científico, ela deverá
I. seguir a ordem: elaborar hipóteses, observar fatos, levantar o problema, avaliar os dados, testar hipóteses por observação ou experimento, coletar dados, testar novamente e elaborar as conclusões.
II. realizar nova pesquisa de informações, pois apenas a foto (fato) e a pergunta realizada (investigação) não foram suficientes para se chegar a uma conclusão adequada.
III. construir nova hipótese para que possa ser confirmada ou refutada.
IV. coletar novos dados com a mãe e especialmente com outras pessoas fora da família para avaliar e contrastar suas hipóteses.
V. obter dados que, ao serem analisados, confirmem ou não a hipótese inicial para elaborar suas conclusões.
Estão CORRETAS as afirmativas
“Microrganismo encontrado no Lago Mono, na Califórnia, gerou expectativa além do razoável ao ser anunciado pela NASA como descoberta importante na exobiologia. A bactéria chamada de gamaprotobactéria GFAJ-1 é especializada em sobreviver no hostil ambiente hiper salino do Lago Mono. A descoberta de bactérias que seriam capazes de substituir o fósforo por arsênico, apesar de expectativas exageradas, é notável... Ainda não conhecemos toda a vida terrestre ao nível da resolução molecular." Jorge Alberto Quillfeldt
Numa perspectiva crítica sobre a Ciência e seus procedimentos, novas reflexões podem ser construídas, entre as quais se inclui: