Questões Militares Comentadas sobre cadeias e teias alimentares em biologia

Foram encontradas 29 questões

Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: CBM-AP Prova: FCC - 2022 - CBM-AP - Soldado |
Q2063122 Biologia
Profissionais trabalhando para a preservação de uma espécie predadora deveriam:
I. Investir na manutenção, a longo prazo, das características abióticas de seu hábitat que o tornam adequado para a existência da espécie.
II. Utilizar o fogo controlado para eliminar espécies nativas que sejam suas competidoras, pois esta medida é fundamental para que a população da espécie predadora se mantenha em equilíbrio no ambiente.
III. Avaliar a possibilidade de apresentar mutualismo com uma ou mais espécies, pois a sua permanência no ambiente depende da presença das demais.
IV. Evitar a ocorrência de impactos que coloquem em risco a preservação das populações de suas presas.
Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2022 - PM-PR - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q1977403 Biologia
Considere que o destino dos heterótrofos é se alimentarem de um autótrofo, ou ainda de outro heterótrofo que, por sua vez, alimentou-se de um autótrofo. Isso pode continuar por muitos níveis tróficos, mas no início sempre há um autótrofo. A esse respeito, é correto afirmar:
Alternativas
Q1697058 Biologia
A cadeia alimentar é uma série linear de organismos pela qual flui energia originalmente captada por alguns tipos de seres vivos. Sabe-se que, em um ecossistema, os diversos organismos existentes podem ocupar diferentes níveis tróficos em diferentes cadeias alimentares. Imagine as seguintes situações e assinale a opção correta.
I- Planta  Gafanhoto  Pássaro  Cobra
lI- Planta  Pássaro  Gavião
Alternativas
Q1661998 Biologia

Microrganismos são um gigantesco conjunto de seres minúsculos responsáveis por diversos processos em nosso planeta. Ainda assim, estes organismos são maciçamente desconhecidos pelos cientistas.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2019 - PM-PR - Aspirante |
Q1333009 Biologia

Assinale a alternativa que relaciona corretamente os níveis tróficos dos organismos constituintes da teia alimentar representada ao lado.

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1002480 Biologia
Em que estações do ano ocorrem o fenômeno de aumento da abundância do fitoplâncton que dispara uma cascata de transferência trófica nas regiões temperadas de média latitude?
Alternativas
Q1002472 Biologia
Qual é o efeito da alça microbiana na teia trófica marinha?
Alternativas
Q1002454 Biologia
Assinale a opção que apresenta o motivo da taxa de renovação anual (turn over) da biomassa dos organismos fotossintetizantes nos oceanos ser superior àquela nos ecossistemas terrestres.
Alternativas
Q949303 Biologia
Pode-se representar o número de indivíduos de cada nível trófico por uma pirâmide de números. O diagrama abaixo representa uma pirâmide de números.
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que identifica corretamente os organismos indicados no diagrama.
Alternativas
Q911942 Biologia
De acordo com os valores de produtividade primária (gC/m2/ano), assinale a opção que apresenta as áreas mais produtivas nos oceanos, em ordem decrescente.
Alternativas
Q911933 Biologia
Na teoria da dinâmica trófica em ecossistemas marinhos, como é denominada a sequência de etapas de transferência de energia, adjacente à produção primária, desde a incorporação da matéria orgânica dissolvida até consumidores como ciliados e microalgas mixotróficas?
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IDECAN Órgão: CBM-DF Prova: IDECAN - 2017 - CBM-DF - Soldado Operacional |
Q781643 Biologia
Em um sistema com quatro níveis tróficos, sujeitos à cascata trófica, em que há uma diminuição de carnívoros-topo presentes no último nível, podemos esperar que:
Alternativas
Q682102 Biologia
Em ecologia, a bioenergética sintetiza o movimento da energia através dos ecossistemas. Sobre o fluxo de energia assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q649774 Biologia
No dia 05 de Novembro de 2015, ocorreu o rompimento de duas barragens em um distrito de Mariana (MG), causando a morte do Rio Doce. Desde o dia do rompimento da barragem, órgãos ambientais estaduais e federais monitoram a qualidade do Rio Doce. A tragédia é considerada como o maior desastre ambiental do pais. A água e a lama contaminadas afetaram a dinâmica da cadeia alimentar e especialistas acreditam que serão necessárias décadas para a recuperação desse ambiente devastado. Com relação à cadeia alimentar, marque a opção correta.
Alternativas
Q615093 Biologia

Analise a cadeia alimentar abaixo.

Planta → inseto → mico → gato → onça

Considere que, nessa representação de cadeia alimentar, a ponta da seta indica o organismo que se nutre, ou seja, a espécie para a qual a matéria e a energia são transferidas. Sobre as relações alimentares presentes nessa cadeia, é correto afirmar que os seres

Alternativas
Q615005 Biologia

Se em um brejo, os sapos (I) e as rãs (II) forem exterminados, a quantidade de lagartas e insetos, como é o caso dos gafanhotos (III), aumentará muito e a vegetação (IV) da região acabará sofrendo sérios danos.

Considerando essas informações, assinale a opção em que os organismos I, II, III e IV, respectivamente, são classificados corretamente quanto ao hábito nutricional e a posição na cadeia alimentar.

Alternativas
Q581974 Biologia
Observe o gráfico a seguir que apresenta as quantidades relativas de três categorias de organismos diferentes (A, B e C) em três ambientes distintos. 

                           Quantidade relativa de organismos por ambiente.

            Imagem associada para resolução da questão

As quantidades relativas A, B e C, apresentadas no gráfico acima, também representam a quantidade de energia disponível para o nível trófico imediatamente superior na cadeia alimentar.

Sendo assim, assinale a opção que apresenta o ambiente em equilíbrio ecológico e descreve corretamente as relações entre as categorias de organismos. 


Alternativas
Q536687 Biologia

Durante décadas, seres parasitas foram omitidos das teias alimentares, com base na ideia de que eles teriam pouca influência na biomassa do ecossistema. Entretanto, quando a biomassa dos parasitas é medida, esta noção é desafiada. Em alguns sistemas estuarinos, por exemplo, a biomassa dos parasitas é comparável à dos predadores no topo da cadeia.


Traduzido e adaptado de: PRESTON, D. & JOHNSON, P. Ecological Consequences of Parasitism. Nature Education Knowledge 3(10):47, 2010.


A respeito da inserção dos parasitas nas teias alimentares, considere as seguintes afirmativas:


1. Parasitas podem regular o tamanho da população de hospedeiros.


2. Parasitas podem atuar como presas.


3. Parasitas podem alterar o desfecho de interações competitivas interespecíficas.


Assinale a alternativa correta

Alternativas
Q490599 Biologia
Devido à redução da biomassa na passagem de um nível trófico para outro, a concentração do produto tóxico aumenta nos organismos ao longo da cadeia e os organismos dos últimos níveis tróficos acabam absorvendo doses altas dessas substâncias prejudiciais à saúde. É correto afirmar que o fenômeno descrito é conhecido como:
Alternativas
Q490597 Biologia
É possível representar os níveis tróficos de um ecossistema por meio de retângulos superpostos, que formam uma pirâmide ecológica. Observe, a seguir, dois exemplos de pirâmides ecológicas.

                        imagem-017.jpg

Sobre as representações anteriores, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: C
5: B
6: D
7: E
8: A
9: A
10: C
11: D
12: C
13: A
14: A
15: E
16: D
17: C
18: E
19: C
20: D