Questões Militares
Comentadas sobre cadeias e teias alimentares em biologia
Foram encontradas 29 questões
I. Investir na manutenção, a longo prazo, das características abióticas de seu hábitat que o tornam adequado para a existência da espécie.
II. Utilizar o fogo controlado para eliminar espécies nativas que sejam suas competidoras, pois esta medida é fundamental para que a população da espécie predadora se mantenha em equilíbrio no ambiente.
III. Avaliar a possibilidade de apresentar mutualismo com uma ou mais espécies, pois a sua permanência no ambiente depende da presença das demais.
IV. Evitar a ocorrência de impactos que coloquem em risco a preservação das populações de suas presas.
Está correto o que se afirma APENAS em
I- Planta → Gafanhoto → Pássaro → Cobra
lI- Planta → Pássaro → Gavião
Microrganismos são um gigantesco conjunto de seres minúsculos responsáveis por diversos processos em nosso planeta. Ainda assim, estes organismos são maciçamente desconhecidos pelos cientistas.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente os níveis tróficos dos organismos constituintes da teia alimentar representada ao lado.
Assinale a alternativa que identifica corretamente os organismos indicados no diagrama.
Analise a cadeia alimentar abaixo.
Planta → inseto → mico → gato → onça
Considere que, nessa representação de cadeia alimentar, a
ponta da seta indica o organismo que se nutre, ou seja, a
espécie para a qual a matéria e a energia são transferidas.
Sobre as relações alimentares presentes nessa cadeia, é
correto afirmar que os seres
Se em um brejo, os sapos (I) e as rãs (II) forem exterminados, a quantidade de lagartas e insetos, como é o caso dos gafanhotos (III), aumentará muito e a vegetação (IV) da região acabará sofrendo sérios danos.
Considerando essas informações, assinale a opção em que os organismos I, II, III e IV, respectivamente, são classificados corretamente quanto ao hábito nutricional e a posição na cadeia alimentar.
Quantidade relativa de organismos por ambiente.
As quantidades relativas A, B e C, apresentadas no gráfico acima, também representam a quantidade de energia disponível para o nível trófico imediatamente superior na cadeia alimentar.
Sendo assim, assinale a opção que apresenta o ambiente em equilíbrio ecológico e descreve corretamente as relações entre as categorias de organismos.
Durante décadas, seres parasitas foram omitidos das teias alimentares, com base na ideia de que eles teriam pouca influência na biomassa do ecossistema. Entretanto, quando a biomassa dos parasitas é medida, esta noção é desafiada. Em alguns sistemas estuarinos, por exemplo, a biomassa dos parasitas é comparável à dos predadores no topo da cadeia.
Traduzido e adaptado de: PRESTON, D. & JOHNSON, P. Ecological Consequences of Parasitism. Nature Education Knowledge 3(10):47, 2010.
A respeito da inserção dos parasitas nas teias alimentares, considere as seguintes afirmativas:
1. Parasitas podem regular o tamanho da população de hospedeiros.
2. Parasitas podem atuar como presas.
3. Parasitas podem alterar o desfecho de interações competitivas interespecíficas.
Assinale a alternativa correta
Sobre as representações anteriores, é correto afirmar que