Questões Militares de Biologia - Evolução biológica

Foram encontradas 41 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2023 - PM-SP - Aluno-Oficial |
Q2566502 Biologia
Ao longo da evolução dos seres vivos, novas espécies podem ser constituídas, assim como espécies concebidas podem ser extintas. Eventos geológicos como vulcanismos, terremotos e modelagens de relevo podem fragmentar uma única população ancestral em populações menores e isoladas em ambientes com características bióticas e abióticas distintas. Nesses ambientes, novas espécies podem surgir por
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2024 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q2463560 Biologia
No século XIX, o naturalista inglês Charles Darwin (1809-1872) fez uma viagem de cinco anos ao redor do mundo; a partir de suas observações e do material coletado, ele então elaborou o conceito da seleção natural, conceito central na sua teoria da evolução.
Já no século XX, com as contribuições da genética, a teoria da evolução sofreu ajustes e ficou conhecida como teoria Sintética da Evolução, Neodarwinismo ou Nova Síntese.
De acordo com a teoria Sintética da Evolução e o conceito de seleção natural,
Alternativas
Q2260471 Biologia
O processo de especiação pode ocorrer em função de alguns mecanismos evolutivos elucidados, por exemplo, a partir da separação abrupta de uma população original em duas populações menores. O surgimento geológico de rios e cânions são exemplos de barreiras surgidas naturalmente. A construção de rodovias e o desmatamento para agropecuária são exemplos de barreiras geradas pelo ser humano.
Nesses dois casos o tipo de especiação é a
Alternativas
Q2260470 Biologia
A figura ilustra quatro espécies de aves classificadas por Charles Darwin que contribuíram para formulação de sua teoria. Imagem associada para resolução da questão

 A análise comparativa das características anatômicas das espécies também foi alvo de estudo de Alfred Wallace, evolucionista contemporâneo a Darwin.
Darwin e Wallace chegaram basicamente às mesmas conclusões com relação ao processo evolutivo, o qual consiste em
Alternativas
Q2179175 Biologia
O arquipélago de Galápagos é formado por dezenas de ilhas vulcânicas e rochedos. O ancestral comum dos tentilhões de Darwin chegou às Ilhas Galápagos há cerca de dois milhões de anos. Ao longo do tempo, esses tentilhões evoluíram para 15 espécies distintas, diferindo no tamanho do corpo, no formato do bico, no canto e no comportamento alimentar. Com base no texto, é correto afirmar que os tentilhões de Darwin são um exemplo de: 
Alternativas
Q2179171 Biologia
Animais e plantas têm características relacionadas ao aumento das chances de sobrevivência e de reprodução em diferentes condições ambientais. Com relação às características adaptativas presentes nos animais e nas plantas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2021 - PM-PR - Aspirante |
Q2097647 Biologia
O arquipélago de Galápagos é formado por dezenas de ilhas vulcânicas e rochedos. O ancestral comum dos tentilhões de Darwin chegou às Ilhas Galápagos há cerca de dois milhões de anos. Ao longo do tempo, esses tentilhões evoluíram para 15 espécies distintas, diferindo no tamanho do corpo, no formato do bico, no canto e no comportamento alimentar. Com base no texto, é correto afirmar que os tentilhões de Darwin são um exemplo de:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2016 - PM-PR - Aspirante |
Q2015264 Biologia
Considere duas populações de uma espécie de mamífero. Na população I os animais têm coloração da pelagem clara e habitam ambientes de campo aberto. Na população II eles têm coloração escura e habitam ambientes de floresta densa. O gene F é responsável pela coloração da pelagem nessa espécie de mamífero. O alelo F (completamente dominante) confere coloração escura, e o alelo f (recessivo), coloração clara. Nesse sentido, a seleção natural sobre essas populações é do tipo:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2022 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q1992584 Biologia
Observe o esquema que compara o esqueleto dos membros anteriores de humanos e aves.

Imagem associada para resolução da questão

(Adaptado de AMABIS e MARTHO, Biologia Moderna, vol. 3 São Paulo: Moderna, 2016)

Os ossos dos braços humanos são estruturas 
Alternativas
Q1970875 Biologia
A evolução pode ser definida como uma alteração na frequência gênica de uma população ao longo das gerações. Esse processo pode ocorrer devido a diferentes mecanismos, como seleção natural e deriva gênica. Entre as alternativas a seguir, assinale aquela que ilustra um exemplo de deriva gênica.  
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2022 - PM-SP - Aluno - Oficial PM |
Q1940733 Biologia
O inglês Charles Darwin viajou a bordo do navio Beagle por quase cinco anos e, nessa viagem, observou e coletou materiais que lhe permitiram elaborar o conceito de seleção natural. Esse conceito foi o cerne da sua teoria evolucionista, que tem como premissa a
Alternativas
Q1818930 Biologia
Gasterosteus aculeatus, o peixinho esgana-gatas, habitava o ambiente marinho e desovava em rios. Há cerca de 10 mil anos, pequenas populações do esgana-gatas ficaram isoladas em lagos formados pelo derretimento da neve, no último período glacial, na América do Norte. Na forma marinha, o peixe apresenta grandes espinhos nas regiões dorsal e pélvica, que o protegem de grandes predadores. Nos lagos, os principais predadores eram os louva-deus, que capturavam os filhotes, retirando-os da água com auxílio dos espinhos pélvicos. Em consequência, atualmente, a forma lacustre selecionada e isolada da espécie original não apresenta esses espinhos.
O exemplo descreve um mecanismo devido à interrupção de fluxo gênico por
Alternativas
Q1818924 Biologia
Antes de 2020, pouco se falava dos coronavírus, pois esses vírus eram encontrados principalmente em aves e morcegos. Mas, em determinado momento, uma linhagem de coronavírus, provavelmente que infectava morcegos, sofreu uma variação (I) que propiciou a essa linhagem específica infectar humanos. Denominada Sars-CoV-2, essa é a linhagem responsável pela pandemia Covid-19. Ao longo da pandemia, foram aparecendo novas variantes – variantes do Reino Unido, da África do Sul, da Índia. No Brasil, surgiu a variante P1, com capacidade de se espalhar mais rapidamente. Detectada inicialmente em Manaus, é a que predomina atualmente no Brasil (II).
O descrito no texto pode ser considerado um exemplo de um processo biológico denominado
Alternativas
Q1777023 Biologia
Segundo pesquisadores, a história evolutiva dos cipós do gênero Amphilophium exemplifica o fluxo de espécies entre a Amazônia e a Mata Atlântica. “Hoje, as espécies do gênero se dividem entre os dois biomas, mas a genealogia mostra que a população ancestral provavelmente ocupava ambos os biomas e deve ter sido separada por florestas secas do Brasil Central, formando uma barreira natural”, diz a botânica Lúcia Garcez Lohmann, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Na Mata Atlântica, esses cipós começaram a se diversificar impelidos pela geografia montanhosa que recortava as populações originais, levando à formação de 27 espécies de Amphilophium.
(Revista Pesquisa FAPESP, jun. 2020)
O processo descrito para os cipós do gênero Amphilophium nos biomas Amazônia e Mata Atlântica é uma consequência de
Alternativas
Q1665192 Biologia

Uma grande população de insetos de uma determinada espécie é submetida a um dado inseticida por um período prolongado de tempo. Como consequência, os indivíduos sensíveis ao inseticida morrem e os resistentes a ele sobrevivem. A respeito da seleção natural atuante nessa população, considere as seguintes afirmativas:


1. Por promover o aumento da ocorrência de mutações de resistência ao inseticida, a seleção natural direcional ajustou a frequência dos insetos resistentes.

2. Geração após geração, a seleção natural estabilizadora promove o aumento da ocorrência de mutações de resistência ao inseticida.

3. Insetos resistentes ao inseticida aumentam de frequência, geração após geração, pela ação da seleção natural estabilizadora.

4. A seleção natural direcional favorece os insetos resistentes ao inseticida, que irão aumentar de frequência geração após geração.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1664098 Biologia
    “Até minha analogia da árvore ele usou!”, escreveu Charles Darwin a seu amigo Charles Lyell, ao receber o esboço de uma teoria da evolução elaborada pelo jovem Arthur Russel Wallace, muito semelhante à sua própria teoria, em 1858. No mesmo ano, um artigo de Darwin e Wallace foi apresentado diante da Sociedade Linneana de Londres, tornando pública a teoria da evolução como a conhecemos hoje e popularizando a analogia da diversificação da vida com a imagem de uma árvore, a árvore da vida. Nela haveria uma raiz representando a origem da vida; um tronco central com os organismos mais primitivos; os ramos mais grossos simbolizando um grande de seres vivos e os galhos nas pontas fazendo referência aos diferentes tipos de organismos existentes hoje. 
Baseando-se na analogia da árvore da vida, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1661996 Biologia

De tempos em tempos, surgem na ciência, em particular na Biologia, grandes pensadores cujas ideias revolucionam a forma como esta ciência é vista. O filósofo Thomas Kuhn deu a essas ideias revolucionárias o nome de quebra de paradigma. Todas estas ideias têm origem em uma pergunta científica relevante.

Assinale a opção que relaciona corretamente o pensador e sua pergunta.

Alternativas
Q1623333 Biologia
Um grupo de roedores é separado pelo surgimento de um rio. Ao longo do tempo, os roedores ao norte do rio tornam-se brancos, enquanto os roedores ao sul do rio tornam-se castanhos. Nesse caso, é correto afirmar que a seleção natural:
Alternativas
Q1612965 Biologia
Segundo pesquisadores, a história evolutiva dos cipós do gênero Amphilophium exemplifica o fluxo de espécies entre a Amazônia e a Mata Atlântica. “Hoje, as espécies do gênero se dividem entre os dois biomas, mas a genealogia mostra que a população ancestral provavelmente ocupava ambos os biomas e deve ter sido separada por florestas secas do Brasil Central, formando uma barreira natural”, diz a botânica Lúcia Garcez Lohmann, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Na Mata Atlântica, esses cipós começaram a se diversificar impelidos pela geografia montanhosa que recortava as populações originais, levando à formação de 27 espécies de Amphilophium.
(Revista Pesquisa FAPESP, jun. 2020)
O processo descrito para os cipós do gênero Amphilophium nos biomas Amazônia e Mata Atlântica é uma consequência de
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UFPR Órgão: CBM-PR Prova: UFPR - 2017 - CBM-PR - Aspirante |
Q1343143 Biologia
Um grupo de roedores é separado pelo surgimento de um rio. Ao longo do tempo, os roedores ao norte do rio tornamse brancos, enquanto os roedores ao sul do rio tornam-se castanhos. Nesse caso, é correto afirmar que a seleção natural:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: C
5: E
6: E
7: E
8: B
9: B
10: D
11: E
12: B
13: E
14: C
15: A
16: B
17: A
18: E
19: C
20: E