Questões Militares Sobre evolução biológica em biologia

Foram encontradas 35 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2023 - PM-SP - Aluno-Oficial |
Q2566502 Biologia
Ao longo da evolução dos seres vivos, novas espécies podem ser constituídas, assim como espécies concebidas podem ser extintas. Eventos geológicos como vulcanismos, terremotos e modelagens de relevo podem fragmentar uma única população ancestral em populações menores e isoladas em ambientes com características bióticas e abióticas distintas. Nesses ambientes, novas espécies podem surgir por
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2024 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q2463560 Biologia
No século XIX, o naturalista inglês Charles Darwin (1809-1872) fez uma viagem de cinco anos ao redor do mundo; a partir de suas observações e do material coletado, ele então elaborou o conceito da seleção natural, conceito central na sua teoria da evolução.
Já no século XX, com as contribuições da genética, a teoria da evolução sofreu ajustes e ficou conhecida como teoria Sintética da Evolução, Neodarwinismo ou Nova Síntese.
De acordo com a teoria Sintética da Evolução e o conceito de seleção natural,
Alternativas
Q2260471 Biologia
O processo de especiação pode ocorrer em função de alguns mecanismos evolutivos elucidados, por exemplo, a partir da separação abrupta de uma população original em duas populações menores. O surgimento geológico de rios e cânions são exemplos de barreiras surgidas naturalmente. A construção de rodovias e o desmatamento para agropecuária são exemplos de barreiras geradas pelo ser humano.
Nesses dois casos o tipo de especiação é a
Alternativas
Q2260470 Biologia
A figura ilustra quatro espécies de aves classificadas por Charles Darwin que contribuíram para formulação de sua teoria. Imagem associada para resolução da questão

 A análise comparativa das características anatômicas das espécies também foi alvo de estudo de Alfred Wallace, evolucionista contemporâneo a Darwin.
Darwin e Wallace chegaram basicamente às mesmas conclusões com relação ao processo evolutivo, o qual consiste em
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2016 - PM-PR - Aspirante |
Q2015264 Biologia
Considere duas populações de uma espécie de mamífero. Na população I os animais têm coloração da pelagem clara e habitam ambientes de campo aberto. Na população II eles têm coloração escura e habitam ambientes de floresta densa. O gene F é responsável pela coloração da pelagem nessa espécie de mamífero. O alelo F (completamente dominante) confere coloração escura, e o alelo f (recessivo), coloração clara. Nesse sentido, a seleção natural sobre essas populações é do tipo:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2022 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q1992584 Biologia
Observe o esquema que compara o esqueleto dos membros anteriores de humanos e aves.

Imagem associada para resolução da questão

(Adaptado de AMABIS e MARTHO, Biologia Moderna, vol. 3 São Paulo: Moderna, 2016)

Os ossos dos braços humanos são estruturas 
Alternativas
Q1970875 Biologia
A evolução pode ser definida como uma alteração na frequência gênica de uma população ao longo das gerações. Esse processo pode ocorrer devido a diferentes mecanismos, como seleção natural e deriva gênica. Entre as alternativas a seguir, assinale aquela que ilustra um exemplo de deriva gênica.  
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2022 - PM-SP - Aluno - Oficial PM |
Q1940733 Biologia
O inglês Charles Darwin viajou a bordo do navio Beagle por quase cinco anos e, nessa viagem, observou e coletou materiais que lhe permitiram elaborar o conceito de seleção natural. Esse conceito foi o cerne da sua teoria evolucionista, que tem como premissa a
Alternativas
Q1818930 Biologia
Gasterosteus aculeatus, o peixinho esgana-gatas, habitava o ambiente marinho e desovava em rios. Há cerca de 10 mil anos, pequenas populações do esgana-gatas ficaram isoladas em lagos formados pelo derretimento da neve, no último período glacial, na América do Norte. Na forma marinha, o peixe apresenta grandes espinhos nas regiões dorsal e pélvica, que o protegem de grandes predadores. Nos lagos, os principais predadores eram os louva-deus, que capturavam os filhotes, retirando-os da água com auxílio dos espinhos pélvicos. Em consequência, atualmente, a forma lacustre selecionada e isolada da espécie original não apresenta esses espinhos.
O exemplo descreve um mecanismo devido à interrupção de fluxo gênico por
Alternativas
Q1818924 Biologia
Antes de 2020, pouco se falava dos coronavírus, pois esses vírus eram encontrados principalmente em aves e morcegos. Mas, em determinado momento, uma linhagem de coronavírus, provavelmente que infectava morcegos, sofreu uma variação (I) que propiciou a essa linhagem específica infectar humanos. Denominada Sars-CoV-2, essa é a linhagem responsável pela pandemia Covid-19. Ao longo da pandemia, foram aparecendo novas variantes – variantes do Reino Unido, da África do Sul, da Índia. No Brasil, surgiu a variante P1, com capacidade de se espalhar mais rapidamente. Detectada inicialmente em Manaus, é a que predomina atualmente no Brasil (II).
O descrito no texto pode ser considerado um exemplo de um processo biológico denominado
Alternativas
Q1664098 Biologia
    “Até minha analogia da árvore ele usou!”, escreveu Charles Darwin a seu amigo Charles Lyell, ao receber o esboço de uma teoria da evolução elaborada pelo jovem Arthur Russel Wallace, muito semelhante à sua própria teoria, em 1858. No mesmo ano, um artigo de Darwin e Wallace foi apresentado diante da Sociedade Linneana de Londres, tornando pública a teoria da evolução como a conhecemos hoje e popularizando a analogia da diversificação da vida com a imagem de uma árvore, a árvore da vida. Nela haveria uma raiz representando a origem da vida; um tronco central com os organismos mais primitivos; os ramos mais grossos simbolizando um grande de seres vivos e os galhos nas pontas fazendo referência aos diferentes tipos de organismos existentes hoje. 
Baseando-se na analogia da árvore da vida, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1661996 Biologia

De tempos em tempos, surgem na ciência, em particular na Biologia, grandes pensadores cujas ideias revolucionam a forma como esta ciência é vista. O filósofo Thomas Kuhn deu a essas ideias revolucionárias o nome de quebra de paradigma. Todas estas ideias têm origem em uma pergunta científica relevante.

Assinale a opção que relaciona corretamente o pensador e sua pergunta.

Alternativas
Q1623333 Biologia
Um grupo de roedores é separado pelo surgimento de um rio. Ao longo do tempo, os roedores ao norte do rio tornam-se brancos, enquanto os roedores ao sul do rio tornam-se castanhos. Nesse caso, é correto afirmar que a seleção natural:
Alternativas
Q1612965 Biologia
Segundo pesquisadores, a história evolutiva dos cipós do gênero Amphilophium exemplifica o fluxo de espécies entre a Amazônia e a Mata Atlântica. “Hoje, as espécies do gênero se dividem entre os dois biomas, mas a genealogia mostra que a população ancestral provavelmente ocupava ambos os biomas e deve ter sido separada por florestas secas do Brasil Central, formando uma barreira natural”, diz a botânica Lúcia Garcez Lohmann, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Na Mata Atlântica, esses cipós começaram a se diversificar impelidos pela geografia montanhosa que recortava as populações originais, levando à formação de 27 espécies de Amphilophium.
(Revista Pesquisa FAPESP, jun. 2020)
O processo descrito para os cipós do gênero Amphilophium nos biomas Amazônia e Mata Atlântica é uma consequência de
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2019 - PM-PR - Aspirante |
Q1333008 Biologia

Uma grande população de insetos de uma determinada espécie é submetida a um dado inseticida por um período prolongado de tempo. Como consequência, os indivíduos sensíveis ao inseticida morrem e os resistentes a ele sobrevivem. A respeito da seleção natural atuante nessa população, considere as seguintes afirmativas:


1. Por promover o aumento da ocorrência de mutações de resistência ao inseticida, a seleção natural direcional ajustou a frequência dos insetos resistentes.

2. Geração após geração, a seleção natural estabilizadora promove o aumento da ocorrência de mutações de resistência ao inseticida.

3. Insetos resistentes ao inseticida aumentam de frequência, geração após geração, pela ação da seleção natural estabilizadora.

4. A seleção natural direcional favorece os insetos resistentes ao inseticida, que irão aumentar de frequência geração após geração.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1006694 Biologia

O pensamento evolutivo se desenvolveu, a partir do século XIX, sob duas vertentes que se complementam: observações do mundo natural e os mecanismos que produzem o padrão de mudança observado. No livro “A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural’’, Darwin aborda de forma brilhante e minuciosa essas duas vertentes.

MEYER, Diogo: EL-HANI, Charbel Nitio. Evolução: o sentido da biologia São Paulo: Editora UNESP, 2005.

Considerando reflexões geradas a partir do trabalho de Darwin, de novos conhecimentos e abordagens de investigação, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.


I. O tamanho finito de uma população introduz o fator ‘acaso’ no processo evolutivo.

II. A mudança na composição genética das populações se restringe ao mecanismo de seleção natural.

III. A origem da variação em características herdadas foi explicada, no século XX, pela ocorrência de mutação.

IV. A variabilidade genética de uma população pode ser investigada a partir de uma amostra de proteínas ou de DNA, combinando técnicas que incluem eletroforese.

Alternativas
Q1006693 Biologia

O pensamento evolutivo se desenvolveu, a partir do século XIX, sob duas vertentes que se complementam: observações do mundo natural e os mecanismos que produzem o padrão de mudança observado. No livro “A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural’’, Darwin aborda de forma brilhante e minuciosa essas duas vertentes.

MEYER, Diogo: EL-HANI, Charbel Nitio. Evolução: o sentido da biologia São Paulo: Editora UNESP, 2005.

Nesse contexto, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.


I. Darwin foi o primeiro cientista a contestar a ideia de espécies fixas e imutáveis.

II. A variação no bico dos tentilhões no arquipélago de Galápagos consolidou o pensamento de ancestralidade comum e diversidade das espécies.

III. As adaptações se desenvolvem num processo dinâmico de interação dos organismos com o ambiente ao longo de gerações em dimensão populacional.

IV. O registro fóssil documenta mudanças sequenciais no padrão de formas de vida que fortalecem a ideia do gradualismo na evolução biológica.

Alternativas
Q1002479 Biologia

Observe a figura abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

FONTE: Klassa, B. & Charles M. D. Santos. 50 anos de sistemática filogenética: análise do livro Filogenética, primeiros passos e prospecções para o ensino de evolução. Experiências em Ensino de Ciências V.12, No.6. 2017


De acordo com a ilustração acima, assinale a opção que apresenta a interpretação correta do cladograma, de acordo com os conceitos da sistemática filogenética.

Alternativas
Q949308 Biologia
Sobre o processo evolutivo, é correto afirmar:
Alternativas
Q911913 Biologia
A hereditariedade é uma força conservadora que define os sistemas biológicos. Porém, há forças que buscam ampliar a variabilidade gênica e a diversidade biológica, o que, ocasionalmente, resulta em melhor ocupação dos nichos disponíveis na Terra. Algumas dessas forças atuam predominantemente em níveis organizacionais elevados, como populações e comunidades, enquanto outras atuam em níveis inferiores ou intermediários. Qual das opções abaixo aponta mecanismos aleatórios de origem de nova variabilidade gênica em nível molecular e celular?
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: C
5: B
6: B
7: D
8: E
9: B
10: E
11: B
12: A
13: E
14: C
15: A
16: E
17: B
18: B
19: C
20: A