Questões Militares
Sobre gimnospermas e angiospermas em biologia
Foram encontradas 19 questões
Na Floresta da Tijuca, as angiospermas constituem a maioria das espécies de plantas. Este grupo vegetal é formado por plantas
(Reinaldo José Lopes, 2017. Adaptado)
As partes das plantas citadas no texto, e que são utilizadas como alimento, são formadas durante o ciclo reprodutivo, constituindo exemplos, respectivamente, de
Sobre esse processo, é correto afirmar que
(Sadava et al. Vida: a ciência da biologia, v. II. Adaptado)
Considerando os tipos de plantas representados na ilustração, é correto afirmar que o número
I. Os grãos de pólen são considerados, juntamente com os vasos condutores, uma adaptação essencial à sobrevivência vegetal no ambiente terrestre. Tais estruturas estão presentes em pteridófitas (samambaias), gimnospermas (pinheiros) e angiospermas (plantas com flores). II. Os grãos de pólen coletados na roupa de um suspeito podem, se colocados para germinar, dar origem a novas plantas, que, após identificação, podem indicar locais frequentados por ele. III. O transporte dos grãos de pólen pode ser feito pelo vento, pela água ou por animais. O cheiro e as cores de certas flores são fundamentais para a atração de agentes polinizadores, como abelhas, morcegos e moscas.
Está correto o que se afirma em
Em todos os vegetais, essa estrutura representa uma vantagem por estar envolvida no processo de:
Considerando os tipos de plantas representados na ilustração, é correto afirmar que o número
Aproximadamente, 30% da área do município de São Paulo são cobertos por remanescentes de Mata Atlântica, representados em verde na figura a seguir.
Nesses remanescentes, ainda hoje, é possível identificar novas espécies, como a descoberta de um novo tipo de canela-sassafrás (Ocotea koscinskii, Baitello&Brotto), encontrado na região sul da cidade de São Paulo. Essa planta produz fruto, de cuja semente é extraído um óleo de propriedades medicinais.
Pelas características descritas, essa planta pertence ao grupo
das
A professora Celice Alexandre, da UNEMAT de Tangará da Serra, publicou recentemente, em parceria com Ana Kelly Koch, um livro sobre as orquídeas de Mato Grosso. Esse exuberante grupo de monocotiledôneas é um dos mais diversificados entre os vegetais.
Sobre as orquídeas, marque a alternativa correta:
Para responder o item, considere o texto a seguir:
Plantações de pinheiros e eucaliptos no Pampa Gaúcho ameaçam a sobrevivência de quase mil espécies de animais e vegetais que se reproduzem exclusivamente na região... É esse o risco que graxains, corujas-buraqueiras cágados-de-barbicha e outros bichos que chamam o pampa de lar não querem correr.
(Fonte: Isto É, 17/04/2013, p. 99 e 100. Ambiente Sustentável.)
Considerando aspectos reprodutivos nos pinheiros, analise as proposições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta apenas as proposições corretas.
I. No estróbilo masculino de uma conífera, cada esporo formado é uma célula diplóide.
II. Entre os pinheiros, a auto-fecundação é uma constante na reprodução, em virtude da ausência de polinização.
III. Como nas demais traqueófitas, o ciclo de vida de um pinheiro inclui uma fase esporofítica duradoura, que corresponde à forma adulta do vegetal.
IV. As sementes nuas dos pinheiros são características das Gimnospermas.
Pteridófitas, plantas vascularizadas com esporos.
Fonte: http://www.reocities.com/arturcarbonifero.html
Há aproximadamente 400 milhões de anos, surgiram as primeiras pteridófitas. Florestas se desenvolveram formadas, basicamente, de pteridófitas com vários metros de altura. Milhões de anos depois, alterações climáticas sepultaram essas selvas. Com esse fato, as pteridófitas contribuíram para os atuais depósitos de carvão. Atualmente, a importância das pteridófitas para o homem restringe-se ao seu valor ornamental . Samambaias e avenças embelezam as casas e os jardins. Adaptado de: Barros, C . & Paulino, W . Ciências. Os seres vivos. Editora Ática S. A. 2011.
Assinale a opção que apresenta as informações corretas sobre as pteridófitas,
(CAMPBELL, p.455).
I. Sistema radicular fasciculado.
II. Organização floral com cinco elementos ou múltiplos de cinco.
III. Presença de um cotilédone no embrião da planta.
IV. Nervuras ramificadas no limbo das folhas.