Questões Militares
Comentadas sobre introdução à genética: 1ª e 2ª leis de mendel em biologia
Foram encontradas 35 questões
(PIERCE, B. A. Genética: um enfoque conceitual. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016).

A análise do heredograma permite afirmar que a adermatoglifia (ADG) é determinada por gene
Com relação à natureza química do DNA e sua relação com o código genético, analise as afirmativas a seguir:
I. A molécula de DNA está presente em todos os seres vivos, até mesmo em muitos tipos de vírus. Em todos, a molécula tem a mesma composição: ela é formada pela união de nucleotídeos, compostos de um fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada, que pode ser adenina (A), timina (T), citosina (C) ou guanina (G).
II. As inúmeras moléculas de DNA existentes nos mais diferentes seres vivos apresentam diferentes combinações – elas diferem em número de bases e na sequência em que elas estão dispostas.
III. Toda alteração na sequência de bases nitrogenadas em uma molécula de DNA é uma mutação, o que determina o surgimento de uma nova característica no organismo. Essa é a condição fundamental para a diversificação das espécies.
Está correto o que se afirma em
A característica presente no indivíduo II-3 é autossômica e condicionada por um par de alelos.
Para esse caso, considerando o padrão de herança e as interações alélicas dos genes que determinam a cor da flor nas espécies A e B, assinale a alternativa correta.
(Texto adaptado do artigo “Dominante ou Recessivo?”, de Regina Célia Mingroni Netto, Genética na Escola, v. 7, n. 2, 2012.)
A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. A proteína traduzida a partir do alelo recessivo é uma enzima ramificadora de amido não funcional.
2. O alelo dominante é transcrito e traduzido, enquanto no alelo recessivo a tradução está bloqueada.
3. O fenótipo recessivo só pode se manifestar em homozigose, pois há o bloqueio da sua tradução pela presença do alelo dominante.
4. Nos heterozigotos, mesmo com metade da quantidade da enzima funcional, a ramificação do amido ocorre normalmente e não há alterações perceptíveis na forma dos grãos de ervilha.
Assinale a alternativa correta.
I. Um gene é uma parte do DNA cromossômico que contém informação para uma característica de uma espécie.
II. As informações genéticas passam de uma geração para outra através dos cromossomos das células reprodutoras.
III. Os gametas são células diploides originadas a partir de um processo de divisão celular, a mitose.
IV. A partir da união do gameta masculino com o feminino origina-se a célula-ovo que através do processo de divisão celular, a meiose, origina todas as células do corpo de um novo ser.
Estão corretas as informações contidas em:
Observe e analise a imagem a seguir:
Com base nas informações da imagem, é CORRETO afirmar que:

( ) A doença tem herança autossômica recessiva.
( ) A geração parental é, obrigatoriamente, heterozigota.
( ) Entre os filhos do casal representado no heredograma, os que não apresentam a doença têm 2/4 de chance de serem heterozigotos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
A incapacidade de dobrar a língua em forma de U é uma condição genética autossômica recessiva. A genealogia ilustra uma mulher (I-4) e um homem (II-3) com essa condição genética.
Sabendo-se que a mulher II-4 está gestando uma criança
do homem II-3, a probabilidade de essa criança ser do sexo
biológico feminino e apresentar o mesmo fenótipo do pai
(o homem II-3) é
Adaptado de Revista Neurociências, 2011; 19 (4): 724-734.
Considere o heredograma abaixo para uma família que possui indivíduos que apresentam a DH e assinale a opção correta.


Os alelos recessivos de cada um desses genes resultam em uma enzima inativa, incapaz de participar da síntese do pigmento da flor. As flores que apresentam os pigmentos vermelho e azul são roxas. Uma planta com flores roxas, heterozigota, foi cruzada com uma planta com flores brancas, homozigota recessiva. A probabilidade de que sejam produzidas plantas com flores amarelas é de

Com base no heredograma, é correto afirmar que:
A fibrose cística é uma doença autossômica recessiva que afeta as glândulas exócrinas causando problemas para o trato digestivo e para*os pulmões. Sendo assim, analise o heredograma abaixo, que representa um casal não afetado pela doença e seus filhos.
Com a análise desse heredograma, é correto afirmar que:
Os biólogos geralmente escolhem determinados organismos para seus experimentos de acordo com a sua adequação aos estudos que desejam realizar. Mendel escolheu ervilhas, Thomas Morgan, trabalhou com a moscadas-frutas (Drosophila melanogasler), um dos organismos que mais têm contribuído para a elucidação dos princípios fundamentais da Genética.
AMABIS. José Mariano; Martho, Gilberto Rodrigues. Biologia. 3. ed. São Paulo: Editora Moderna. 2009. v 3.
Sobre a contribuição de Morgan, que iniciou seus trabalhos com Drosophila após a descoberta dos trabalhos de Mendel, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
I. Criou um método básico para estudos de hereditariedade.
II. Evidenciou a localização de um gene em um cromossomo específico.
III. Induziu a mutação que deu origem aos olhos brancos em D. melanogasler.
IV. Associou a transmissão de uma característica à transmissão dos cromossomos sexuais na mosquinha das frutas.
Os biólogos geralmente escolhem determinados organismos para seus experimentos de acordo com a sua adequação aos estudos que desejam realizar. Mendel escolheu ervilhas, Thomas Morgan, trabalhou com a moscadas-frutas (Drosophila melanogasler), um dos organismos que mais têm contribuído para a elucidação dos princípios fundamentais da Genética.
AMABIS. José Mariano; Martho, Gilberto Rodrigues. Biologia. 3. ed. São Paulo: Editora Moderna. 2009. v 3.
Revisitando os experimentos clássicos de Mendel com ervilhas, analise as proposições abaixo, identificando as contribuições decisivas sobre a herança biológica e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
I. A relação de dois fatores condicionando cada característica, deduzida a partir da proporção genotípica 1:2:1, observada em cruzamentos monoíbridos.
II. A ocorrência da proporção fenotípica 9:3:3:1 na descendência de cruzamentos envolvendo a transmissão de duas características que segregavam independentemente.
III. A expressão, em todas as gerações, das variantes de uma característica o que garantia a sua natureza hereditária.
IV. A pureza dos gametas, na dependência do número de características envolvidas em cruzamentos específicos, fenômeno associado à meiose.