Questões Militares de Biologia - Sistema Endócrino Humano

Foram encontradas 17 questões

Q2354406 Biologia
Assinale a opção em que é apresentada a estrutura capaz de armazenar gordura nas células conhecidas como adipócitos. 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2016 - PM-PR - Aspirante |
Q2015268 Biologia
Em mamíferos, o controle osmorregulatório envolve diversos mecanismos neurais e endócrinos. Quando ocorre diminuição da ingestão de sódio, há redução do volume sanguíneo, com consequente redução da pressão arterial. A redução da pressão arterial leva a um aumento da produção de angiotensina II, que, por sua vez, atuará em diversos órgãos, conforme quadro abaixo: Imagem associada para resolução da questão


Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta o efeito da angiotensina II nas adrenais, na hipófise e nas arteríolas.
Secreção de aldosterona                   Secreção de vasopressina             Diâmetro das arteríolas           pelas adrenais                                           (ADH) pela hipófise                                         
Alternativas
Q1818936 Biologia
Em janeiro de 2020, o Comitê Olímpico do Brasil publicou o documento Lista Proibida, uma tradução para o português do documento emitido pela WADA – World Anti-Doping Agency. Nesse documento, o uso de eritropoetina (EPO) e outros agentes que afetam a eritropoiese é considerado doping e é proibido. Testes anti-doping são parte importante na Olimpíada de Tóquio-2020.
No caso da EPO, o uso desse hormônio por atletas é considerado doping devido a sua ação no organismo, descrita a seguir:
Alternativas
Q1814829 Biologia
   Foi durante uma onda de calor em Sydney, na Austrália, que a meteorologista paraibana Micheline Coelho sentiu na pele um dos impactos mais sutis, mas nem por isso menos importante, dos extremos meteorológicos causados pela mudança do clima. Naquele dia de janeiro de 2020, os termômetros chegaram a quase 49 ºC à sombra. “O mal-estar foi instantâneo”, lembra a pesquisadora. “Fatores como baixa umidade do ar e altas temperaturas provocam alterações no metabolismo no corpo humano, interferindo nas funções cardiovascular e renal e no controle da pressão arterial, assim como nos níveis plasmáticos de hormônios como o cortisol e o hormônio tireoideano”, explica Coelho.
   Sabe-se que a temperatura média global subiu 1,1 ºC desde o final do século XIX e que eventos extremos, como grandes estiagens, inundações bruscas e deslizamentos de terra, devem tornar-se mais frequentes nas próximas décadas. Mas, pelo menos no que diz respeito ao calor, as consequências já são realidade, de acordo com os resultados. “Nossa pesquisa mostra que as mudanças climáticas já provocam graves efeitos sobre a saúde, sobretudo em áreas urbanas”, ressalta Coelho.

Internet: <https://revistapesquisa.fapesp.br> (com adaptações). 

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.

O cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, é produzido nas glândulas suprarrenais, e sua liberação para a corrente sanguínea é estimulada por impulsos provenientes do eixo hipotálamo-hipófise.

Alternativas
Q829183 Biologia
As glândulas paratireoideas, também conhecidas como glândulas paratiroides, são quatro pequenas glândulas endócrinas. Elas são responsáveis por produzirem o paratormônio. Se uma pessoa sofrer uma disfunção nessas glândulas ocorrerá a redução na produção desse hormônio, ocasionando:
Alternativas
Q829176 Biologia
Estudos indicam que a oxitocina, conhecida também por hormônio do amor, tem essa denominação porque desempenha papel importante nos comportamentos, como em relações interpessoais saudáveis e ligações afetivas estáveis. Esse hormônio é estruturalmente semelhante a outro, responsável pela diminuição do volume de urina excretado, conhecido por:
Alternativas
Q827100 Biologia
      O hormônio do crescimento, ou GH (growth hormone), é produzido pela hipófise e está relacionado ao crescimento de um indivíduo, do nascimento até o final da puberdade. Esse hormônio influencia a síntese de proteínas e a deposição de gorduras na região abdominal e do tronco.

Acerca da ação do GH no organismo, julgue o item a seguir.

Em indivíduos adultos, não há produção do hormônio do crescimento.

Alternativas
Q827099 Biologia
      O hormônio do crescimento, ou GH (growth hormone), é produzido pela hipófise e está relacionado ao crescimento de um indivíduo, do nascimento até o final da puberdade. Esse hormônio influencia a síntese de proteínas e a deposição de gorduras na região abdominal e do tronco.

Acerca da ação do GH no organismo, julgue o item a seguir.

É recomendado o uso continuado do GH na forma de medicamento, uma vez que se favorece o controle do peso, sem prejuízo à saúde dos indivíduos.

Alternativas
Q827098 Biologia
      O hormônio do crescimento, ou GH (growth hormone), é produzido pela hipófise e está relacionado ao crescimento de um indivíduo, do nascimento até o final da puberdade. Esse hormônio influencia a síntese de proteínas e a deposição de gorduras na região abdominal e do tronco.

Acerca da ação do GH no organismo, julgue o item a seguir.

O hormônio do crescimento influencia o processo de divisão celular em um organismo.

Alternativas
Q816442 Biologia
A melatonina é um hormônio produzido ao escurecer do dia, ajuda o organismo a se preparar para dormir e atinge seu nível máximo quando estamos dormindo. Esse hormônio é produzido por qual glândula endócrina?
Alternativas
Q816440 Biologia
O pâncreas é uma célula mista que desempenha tanto funções endócrinas quanto exócrinas. A parte endócrina é constituída por centenas de aglomerados celulares conhecidos por ilhotas pancreáticas, que apresentam dois tipos celulares: células beta e células alfa. Sobre essas células, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q637384 Biologia

Para responder o item, considere o texto e a ilustração a seguir:  

A figura ilustra esquematicamente a relação entre o exercício físico aeróbico e a queima de gorduras, no contexto do metabolismo energético no músculo, envolvendo interações em nível celular e sistêmico. A primeira fonte de energia é o sistema ATP- CP (ATP – foscreatina), moléculas armazenadas nas células dos músculos, mas que se esgotam em 10 segundos. Depois, o organismo recorre ao glicogênio e finalmente às gorduras.  


Tomando como referência mecanismos fisiológicos de regulação associados ao exercício físico, analise as proposições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta apenas as proposições corretas.

I. Os hormônios envolvidos na quebra de triglicerídeos são produzidos nas próprias células adiposas.

II. A fisiologia do movimento resulta da participação dos sistemas endócrino e nervoso, em um processo integrado de regulação orgânica.

III. O sistema circulatório atua de modo sistêmico, veiculando, entre outros, nutrientes e moléculas reguladoras.

IV. O sistema orgânico de sustentação se caracteriza pela autonomia fisiológica dos tecidos ósseo e muscular.

Alternativas
Q637376 Biologia

Para responder ao item, considere o texto a seguir: 

“A existência humana é definida por um mar interior‟. Com esta certeza, o médico francês Claude Bernard (1813 – 1878) considerado o pai da fisiologia, entrou para a história da medicina. O „mar interior‟ foi a metáfora usada para sintetizar o seu último (e maior) achado: o de que o organismo é controlado por „fluidos que circulam pelo corpo‟”. Adriana Dias Lopes e Natália Cuminale.

(Fonte: Veja, 22/08/2012, p. 89.) 

Considerando diferentes hormônios e suas ações específicas no corpo humano, pode-se afirmar corretamente que: 

Alternativas
Q622188 Biologia
As glândulas adrenais situam-se acima da porção cefálica dos rins e estão associadas a diversas funções no metabolismo humano, EXCETO:
Alternativas
Q361457 Biologia
Com relação à fisiologia humana, julgue os itens de 114 a 117.

A remoção cirúrgica da glândula hipófise causa sintomas de hipotireoidismo.
Alternativas
Q340667 Biologia
Um dos desafios do mundo científico é encontrar um tratamento eficaz para uma doença cuja sobrevida não ultrapassa os cinco anos. Assim é o câncer de pâncreas. Por não ter sintomas claros, quando descoberto, o mal normalmente está em estágio avançado... Com a urgência em mente, pesquisadores da Universidade de Minnesota, em Minneapolis, desenvolveram uma droga à base de uma planta tradicional da medicina chinesa e perceberam que ela foi capaz de inibir e matar as células cancerígenas.
(Ramos, R. Correio Braziliense. Publicado em 18/10/2012, 09:47. Adaptado. Acesso em 19/10/2012)

Sobre o pâncreas, podemos afirmar:

Alternativas
Q245683 Biologia
A tirosina é um aminoácido não essencial e é também usada na síntese de hormônios como a triiodotironina, a adrenalina e a nor-adrenalina. Sobre os hormônios citados pode-se afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: C
5: B
6: C
7: E
8: E
9: C
10: A
11: B
12: B
13: B
14: A
15: C
16: A
17: B