Questões Militares de Biologia - Sistema Imunológico

Foram encontradas 15 questões

Ano: 2016 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2016 - PM-PR - Aspirante |
Q2015266 Biologia
Texto 1: A candidata a uma vacina que poderá proteger os seres humanos da esquistossomose passou na fase inicial dos testes clínicos. Totalmente desenvolvida no Brasil, ela tem como alvo o verme Schistosoma mansoni, que provoca a doença. O imunizante usa uma proteína chamada de Sm14 para que o ataque do parasita no corpo humano seja neutralizado.
(<Fonte: http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/05/19/vacina-contra-esquistossomose>. Acessado em 08/08/2016.)
Texto 2: Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu conseguiram autorização do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar testes em humanos do soro antiapílico (antiveneno de abelhas). O soro, composto por uma imunoglobulina heteróloga, será o primeiro do mundo.
(Fonte:<http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/soro-antiveneno-de-abelha-comeca-ser-testado-em-humanos-este-mes-19046264> . Acesso: 24/04/16.)

A proteína Sm14 e a imunoglobulina heteróloga atuam no organismo, respectivamente, como:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2022 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q1992578 Biologia
No portal do CBMERJ são encontradas diversas cartilhas para consulta, entre elas, a intitulada “Varíola dos macacos, o que você precisa saber”. Essa cartilha contém informações sobre os sintomas da doença, seu agente etiológico e as formas de transmissão, tratamento e prevenção.
Com relação à varíola dos macacos e a seu agente etiológico, analise as afirmativas a seguir.

I. A doença é causada por vírus, organismos cuja ausência de organização celular e metabolismo próprio os torna parasitas intracelulares obrigatórios.

II. Não há tratamento específico e os sintomas desaparecem espontaneamente entre duas e três semanas, graças à imunidade ativa, na qual o organismo da pessoa infectada gera anticorpos que combatem a doença.
III. Assim como as arboviroses dengue e febre amarela, o agente etiológico da varíola dos macacos é transmitido por meio da picada da fêmea de mosquitos.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1879037 Biologia
    "Na luta contra o coronavírus, laboratórios, institutos e universidades em todo o mundo trabalham fortemente na produção de vacinas. O objetivo da produção de todo imunizante é o mesmo: proteger o maior número de pessoas e, finalmente, conter a pandemia. A tecnologia para conseguir a imunização é que pode variar.
    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de dois imunizantes: um produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac e outro feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com a AstraZeneca e a Universidade de Oxford. São dois tipos diferentes de vacina, mas que cumprem, com a devida segurança às populações, o papel de minimizar as infecções e a gravidade dos casos provocados pelo SARS-CoV-2.
    As vacinas com vírus inativados são as mais antigas, desenvolvidas jà hà cerca de 70 anos. A tão falada Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e a empresa chinesa Sinovac, também utiliza dessa tecnologia de inativação virai. Como sabemos, essa vacina tem uma eficácia geral de 50,34% e de 78% para casos que precisam de algum atendimento médico.
   Jà as vacinas de RNA são uma tecnologia mais moderna, que ganhou visibilidade na pandemia. Pequenos fragmentos do RNA mensageiro são injetados nas células, que produzem proteínas virais. Isso engana o sistema de defesa cómo se fosse uma ameaça, gerando uma resposta imune: As vacinas da Moderna e da Pfizer/BioNTech contra a COVID-19 utilizam desse método."


Adaptado de <https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/4-tipos-de-vacinas-e-o-uso-delas-contra-a-covid-19/>
Leia as afirmativas abaixo:

I- Quando expelidos por um individuo doente, os vírus respiratórios se dissipam no ar e se multiplicam, aumentando as chances de infecção de outros indivíduos.
lI- O distanciamento social e uso de máscara são de extrema importência para a redução da propagação da COVID-19 na população mesmo após a imunização, pois o indivíduo que recebe a vacina poderá ainda transmitir o vírus caso seja contaminado.
IlI- As vacinas promovem uma imunização ativa, pois o próprio corpo é estimulado a produzir anticorpos devido à introdução de antígenos, incapazes de provocar a doença, no organismo.
IV- A introdução de fragmentos do código genético virai por meio da vacina pode desencadear alterações genéticas no vírus e no hospedeiro.

A opção que apresenta apenas as afirmativas corretas é:
Alternativas
Q1834909 Biologia

O Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informou que 16 combatentes morreram vítimas do coronavírus. “Temos identificado e trabalhado com cada um dos comandantes [...] para demonstrar a importância da mesma”, informou o comandante-geral. Para isso, palestras com profissionais da área de saúde tem sido realizadas para conscientizar a importância da vacina contra a Covid-19.


Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/ gerais/2021/06/28/interna_gerais,1281378/covid-19-142- bombeiros-militares-recusaram-vacina-em-minas-diz-comandante.shtml. Acesso em: 31 jul. 2021 (adaptado).


O trabalho de conscientização realizado pelos profissionais da saúde com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais é importante porque 

Alternativas
Q1806326 Biologia
O sarampo, uma doença que a medicina moderna já havia eliminado da América e de grande parte da Europa, voltou a aparecer, e agora com surtos letais. No Brasil, a doença havia sido considerada erradicada em 2016, mas em 2019 somente o estado de São Paulo registrou três mortes, sendo duas das vítimas bebês. E o motivo que tem deixado o mundo sob alerta é que há grupos de pessoas sem se vacinar.
Internet: https://brasil.elpais.com/brasil/ (com adaptações).
Acerca de vacinação no combate ao sarampo, julgue o item a seguir.
A vacina tríplice acelular (DPaT), recomendada para a prevenção contra o sarampo, é eficaz por estimular a imunidade passiva nas pessoas.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: D
5: E