Questões Militares
Sobre vertebrados em biologia
Foram encontradas 40 questões
É comum organizarmos os vertebrados em dois grupos quanto à termorregulação: I (peixes, anfíbios e répteis) e II (aves e mamíferos), pois os animais do grupo
As enzimas provenientes do intestino de peixe e do estômago de ave da Antártida são, respectivamente.
No esquema, foram identificados os grupos taxonômicos atualmente extintos, com exceção do Tuatara, único representante atual do grupo dos Esfenodontes. Os números no esquema representam grupos taxonômicos atuais, sendo que
(http://salabioquimica.blogspot.com/2014/Adaptado)
Comparando-se as estruturas embrionárias apresentadas pelo desenho, é correto afirmar que
Animais marinhos, de água doce e terrestres desenvolveram várias adaptações para manter seu equilíbrio hídrico, como é o caso de
Com base na situação hipotética apresentada, julgue o item seguinte.
O muçuã avistado por Pedro é uma espécie de animal de
pequeno porte, com hábitos preferencialmente carnívoros,
pertencente ao grupo dos quelônios, cujos representantes
apresentam, em sua estrutura anatômica, uma armadura
óssea ou carapaça, que confere ao corpo proteção contra
choques mecânicos e ataques de predadores.
(https://cnpem.br)
O coração fossilizado foi encontrado em rochas da bacia do Araripe, sítio geológico localizado no Ceará. Completamente preservado, o coração pré-histórico é da espécie extinta de peixe Rhacolepis buccalis, que existiu entre 113 e 119 milhões de anos atrás. A descoberta corrobora para uma maior compreensão do processo evolutivo do sistema cardiovascular dos vertebrados, em especial, do coração.
Ao se comparar esse achado com a evolução anatômica e a fisiológica do coração dos vertebrados, a partir dos peixes até os mamíferos, nota-se
(W. K Purves. et al. Life, the science of Biology. Sunderland: Sinauer Associates, Inc., 1997. Adapatado)
A termorregulação de camundongos e lagartos difere, pois, quando a temperatura ambiental está
Alguns peixes possuem um órgão interno denominado de bexiga natatória, que se encontra geralmente abaixo da coluna vertebral. Trata-se de um mecanismo capaz de aumentar ou diminuir o volume de gás em seu interior. A bexiga natatória permite que o peixe altere sua profundidade sem a necessidade de nadar.
Considere as seguintes assertivas:
I – O peixe, ao encher ou esvaziar a estrutura com ar, altera sua densidade, controlando a sua profundidade na água.
II – Nos peixes pulmonados, a bexiga natatória está associada a poucos vasos sanguíneos e sua parede é composta de tecido epitelial multiestratificado.
III – Em algumas espécies de peixes, essas estruturas são ligadas à faringe, formando uma estrutura homóloga ao pulmão, importante na respiração aérea.
Assinale a alternativa correta:
A partir de novembro, a pesca em Mato Grosso fica proibida devido à piracema. Este período compreende a época reprodutiva dos peixes, e a medida visa a assegurar a reprodução de muitas espécies de interesse econômico, como a piraputanga e o pacu.
A respeito disso, é correto afirmar
O coração fossilizado foi encontrado em rochas da bacia do Araripe, sítio geológico localizado no Ceará. Completamente preservado, o coração pré-histórico é da espécie extinta de peixe Rhacolepis buccalis, que existiu entre 113 e 119 milhões de anos atrás. A descoberta corrobora para uma maior compreensão do processo evolutivo do sistema cardiovascular dos vertebrados, em especial, do coração.
Ao se comparar esse achado com a evolução anatômica e a fisiológica do coração dos vertebrados, a partir dos peixes até os mamíferos, nota-se
A termorregulação de camundongos e lagartos difere, pois, quando a temperatura ambiental está
As orelhas da lebre (Lepus alleni) são finas e incrivelmente grandes. Elas fornecem à lebre o sentido de audição aguçado, importante defesa contra predadores. As orelhas também ajudam a lebre a perder calor. O sangue que flui em cada rede de vasos das orelhas transfere calor para o ar circundante. Ás vezes, no entanto, o fluxo sangüíneo na orelha pode ser comprometedor... Ao longo de sua vida, a lebre enfrenta os mesmos desafios de qualquer outro animal, independente de ser hidra, falcão ou humano. Todos os animais precisam obter oxigênio e nutrientes, lutar contra infecções e produzir filhotes... As soluções para os desafios de sobrevivência variam entre ambientes e espécies, mas para a lebre e outros animais, resultam com frequência numa combinação de forma e função. (Adaptado)
CAMPBELL, Neil; REECE, Jam B. Biologia 8. ed Porto Alegre: Artmed, 2010, p.852.
Sobre as características morfofisiológicas exibidas pela lebre e outros animais da mesma Classe, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
I. A ocorrência de uma estrutura muscular que separa as cavidades torácica e abdominal, com importante papel na respiração.
II. Células sanguíneas vermelhas anucleadas caracterizam os mamíferos de diferentes ordens.
III. Mamíferos compartilham a dupla circulação com as aves, o que confere grande eficiência metabólica.
IV. Nos mamíferos, em condições fisiológicas normais, os excretas nitrogenados aparecem na forma de ácido úrico.
“Os orangotangos serão extintos do planeta dentro de 10 anos, a menos que sejam tomadas medidas para preservar as florestas na Indonésia e na Malásia, onde vivem, alertou uma instituição de conservação. O orangotango de Bornéu foi oficialmente listado como criticamente ameaçado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), unindo-se ao único outro tipo. o orangotango de Sumatra, nessa classificação. Em apenas 25 anos, mais de um quarto das florestas da Indonésia - 76 milhões de acres, uma área quase do tamanho da Alemanha - desapareceram.
Uma das principais razões é desmatar a terra para dar lugar a plantações de óleo de palma. O óleo é usado para fazer uma vasta gama de diferentes produtos de consumo, de batatas fritas, pizza, macarrão e rosquinhas a creme dental, xampu e biodiesel. (Adaptado)
https:/Avww independent.co.uk/emironment'orangutans-extinction-populationbomeo-reasons-palm-oil-hunting-deforestation-rainforest-a7199366 html
Sobre a biologia dos orangotangos, considerando sua posição taxonômica, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
I. Uma característica marcante nos primatas é seu comportamento social.
II. O excreta nitrogenado caraterístico do grupo é o ácido úrico.
III. Entre os mamíferos, os primatas exibem cérebros de tamanho maior.
IV. O sistema digestório varia consideravelmente entre os grandes macacos em relação ao modelo humano.
No ano de 1958, em Oxford, Gurdon foi o primeiro a criar cópias idênticas de um animal já formado: uma rã-de-unhas- africana. Gurdon demonstrou que o óvulo é capaz de rejuvenescer o material genético proveniente de um animal adulto. O feito só foi possível graças às técnicas de transferência nuclear que ele próprio desenvolveu.
A técnica de transferência nuclear foi aplicada pela primeira vez em mamíferos por Ian Wilmut. Em 1996, Dolly nascia na Escócia. Recorrendo ao que há de mais moderno para a edição do genoma (a técnica conhecida como CRISPR), a expectativa é ressuscitar os mamutes, que foram paquidermes da família dos elefantes, com o corpo coberto de pelos, que viveram no planeta até uns 5 mil atrás. Esses futuros “mamofantes”, de orelhas pequenas e peludos, precisarão ainda de úteros artificiais até o nascimento. Em Harvard, George Church prometeu trazer de volta embriões de mamutes, em 2019.
Os gêmeos univitelinos não são realmente idênticos. Da mesma maneira, não serão totalmente idênticos a nós os nossos clones artificiais. Cada ser humano é um mosaico único, difícil de copiar. (Adaptado)
Scientific American, p23 abril 2018
A partir do reconhecimento da estreita relação dos seres vivos com o ambiente e considerando a promessa de George Church, analise as proposições colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os sistemas regulatórios que atuam no desenvolvimento de elefantes podem não responder adequadamente à incorporação dos genes de mamutes.
( ) Os mamofantes deverão ser submetidos a um contexto ambiental idêntico àquele em que viveram os mamutes.
( ) Consequências fisiológicas do procedimento nos organismos clonados, ao longo prazo, são imprevisíveis.