Questões Militares Comentadas sobre vertebrados em biologia

Foram encontradas 30 questões

Q2260480 Biologia
O mecanismo termorregulatório dos animais vertebrados é bastante complexo em função da diferença no metabolismo corpóreo dos grupos, assim como dos diferentes ambientes ocupados.
É comum organizarmos os vertebrados em dois grupos quanto à termorregulação: I (peixes, anfíbios e répteis) e II (aves e mamíferos), pois os animais do grupo
Alternativas
Q1818926 Biologia
No desenvolvimento embrionário dos répteis, aves e mamíferos formam-se anexos embrionários, ou membranas extraembrionárias, que desempenham diversas funções. Nos mamíferos marsupiais e eutérios ocorre também a formação da placenta, estrutura pela qual os nutrientes da mãe se difundem para o embrião. O desenho a seguir apresenta os anexos embrionários encontrados nesses grupos de vertebrados.
Imagem associada para resolução da questão

(http://salabioquimica.blogspot.com/2014/Adaptado)
Comparando-se as estruturas embrionárias apresentadas pelo desenho, é correto afirmar que
Alternativas
Q1818925 Biologia
Todos os animais apresentam mecanismos para controlar a perda e a absorção de água, processo denominado osmorregulação. Para manter o equilíbrio, o animal pode ser iso-osmótico ao seu ambiente, ou seja, ter a mesma osmolaridade de seu ambiente. Uma outra maneira é ser osmorregulador, ou seja, o animal controla a sua osmolaridade interna de acordo com o ambiente em que se encontra.
Animais marinhos, de água doce e terrestres desenvolveram várias adaptações para manter seu equilíbrio hídrico, como é o caso de
Alternativas
Q1806322 Biologia
    Durante uma visita a uma reserva biológica, dois biólogos, Maria e Pedro, observavam a biodiversidade do local com o intuito de escrever um relatório. Ao avistar um musgo, Maria o descreveu como uma espécie vegetal que não possuía raízes nem tecidos vasculares (xilema e floema). Relatou, ainda, que a água e os nutrientes nessa planta eram transportados nas células por pressão osmótica e que isso poderia justificar seu modesto tamanho, que, em geral, varia de poucos milímetros a centímetros na maioria dessas espécies. Pedro, por sua vez, avistou um pequeno animal, uma espécie de cágado conhecido como muçuã. Ao observar o comportamento do animal, Pedro notou que ele não se alimentava das folhas secas caídas ao seu redor.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue o item seguinte.


O muçuã avistado por Pedro é uma espécie de animal de pequeno porte, com hábitos preferencialmente carnívoros, pertencente ao grupo dos quelônios, cujos representantes apresentam, em sua estrutura anatômica, uma armadura óssea ou carapaça, que confere ao corpo proteção contra choques mecânicos e ataques de predadores.

Alternativas
Q1664748 Biologia
   No dia 18 de outubro de 2013, um grupo de ativistas entrou nos laboratórios do Instituto Royal, em São Roque-SP, e retirou de lá 178 cães da raça Beagle utilizados em pesquisas diversas sobre fármacos de doenças graves. Apesar das alegações dos ativistas, nenhuma evidência de que os animais sofriam maus tratos foi constatada. 
Com base no texto acima, marque a alternativa verdadeira:
Alternativas
Q1664116 Biologia

Alguns peixes possuem um órgão interno denominado de bexiga natatória, que se encontra geralmente abaixo da coluna vertebral. Trata-se de um mecanismo capaz de aumentar ou diminuir o volume de gás em seu interior. A bexiga natatória permite que o peixe altere sua profundidade sem a necessidade de nadar.


Considere as seguintes assertivas:

I – O peixe, ao encher ou esvaziar a estrutura com ar, altera sua densidade, controlando a sua profundidade na água.

II – Nos peixes pulmonados, a bexiga natatória está associada a poucos vasos sanguíneos e sua parede é composta de tecido epitelial multiestratificado.

III – Em algumas espécies de peixes, essas estruturas são ligadas à faringe, formando uma estrutura homóloga ao pulmão, importante na respiração aérea.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q1661993 Biologia

A partir de novembro, a pesca em Mato Grosso fica proibida devido à piracema. Este período compreende a época reprodutiva dos peixes, e a medida visa a assegurar a reprodução de muitas espécies de interesse econômico, como a piraputanga e o pacu.


A respeito disso, é correto afirmar

Alternativas
Ano: 2015 Banca: NC-UFPR Órgão: PM-PR Prova: NC-UFPR - 2015 - PM-PR - Aspirante |
Q1330194 Biologia
Um biólogo mensurou a massa de componentes do ovo de um réptil durante seu desenvolvimento, desde o dia da postura até o momento da eclosão. Ao longo das medidas, o que se espera que tenha ocorrido, respectivamente, com a massa do embrião, do vitelo e do alantoide?
Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2019 - PM-SP - Aluno-Oficial - PM |
Q1035650 Biologia
Com o objetivo de controlar a proliferação de capivaras, pesquisadores testam uma vacina que provoca a formação de anticorpos contra o hormônio liberador de gonadotrofina (GNRH). O GNRH é produzido pelo hipotálamo e age na hipófise, desencadeando a liberação dos hormônios FSH e LH. Dessa forma, essa vacina esteriliza o animal porque
Alternativas
Q1006712 Biologia

As orelhas da lebre (Lepus alleni) são finas e incrivelmente grandes. Elas fornecem à lebre o sentido de audição aguçado, importante defesa contra predadores. As orelhas também ajudam a lebre a perder calor. O sangue que flui em cada rede de vasos das orelhas transfere calor para o ar circundante. Ás vezes, no entanto, o fluxo sangüíneo na orelha pode ser comprometedor... Ao longo de sua vida, a lebre enfrenta os mesmos desafios de qualquer outro animal, independente de ser hidra, falcão ou humano. Todos os animais precisam obter oxigênio e nutrientes, lutar contra infecções e produzir filhotes... As soluções para os desafios de sobrevivência variam entre ambientes e espécies, mas para a lebre e outros animais, resultam com frequência numa combinação de forma e função. (Adaptado)

CAMPBELL, Neil; REECE, Jam B. Biologia 8. ed Porto Alegre: Artmed, 2010, p.852.


Sobre as características morfofisiológicas exibidas pela lebre e outros animais da mesma Classe, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.


I. A ocorrência de uma estrutura muscular que separa as cavidades torácica e abdominal, com importante papel na respiração.

II. Células sanguíneas vermelhas anucleadas caracterizam os mamíferos de diferentes ordens.

III. Mamíferos compartilham a dupla circulação com as aves, o que confere grande eficiência metabólica.

IV. Nos mamíferos, em condições fisiológicas normais, os excretas nitrogenados aparecem na forma de ácido úrico.

Alternativas
Q1006704 Biologia

“Os orangotangos serão extintos do planeta dentro de 10 anos, a menos que sejam tomadas medidas para preservar as florestas na Indonésia e na Malásia, onde vivem, alertou uma instituição de conservação. O orangotango de Bornéu foi oficialmente listado como criticamente ameaçado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), unindo-se ao único outro tipo. o orangotango de Sumatra, nessa classificação. Em apenas 25 anos, mais de um quarto das florestas da Indonésia - 76 milhões de acres, uma área quase do tamanho da Alemanha - desapareceram.

Uma das principais razões é desmatar a terra para dar lugar a plantações de óleo de palma. O óleo é usado para fazer uma vasta gama de diferentes produtos de consumo, de batatas fritas, pizza, macarrão e rosquinhas a creme dental, xampu e biodiesel. (Adaptado)

https:/Avww independent.co.uk/emironment'orangutans-extinction-populationbomeo-reasons-palm-oil-hunting-deforestation-rainforest-a7199366 html

Sobre a biologia dos orangotangos, considerando sua posição taxonômica, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.


I. Uma característica marcante nos primatas é seu comportamento social.

II. O excreta nitrogenado caraterístico do grupo é o ácido úrico.

III. Entre os mamíferos, os primatas exibem cérebros de tamanho maior.

IV. O sistema digestório varia consideravelmente entre os grandes macacos em relação ao modelo humano.

Alternativas
Q1006681 Biologia

      No ano de 1958, em Oxford, Gurdon foi o primeiro a criar cópias idênticas de um animal já formado: uma rã-de-unhas- africana. Gurdon demonstrou que o óvulo é capaz de rejuvenescer o material genético proveniente de um animal adulto. O feito só foi possível graças às técnicas de transferência nuclear que ele próprio desenvolveu.

      A técnica de transferência nuclear foi aplicada pela primeira vez em mamíferos por Ian Wilmut. Em 1996, Dolly nascia na Escócia. Recorrendo ao que há de mais moderno para a edição do genoma (a técnica conhecida como CRISPR), a expectativa é ressuscitar os mamutes, que foram paquidermes da família dos elefantes, com o corpo coberto de pelos, que viveram no planeta até uns 5 mil atrás. Esses futuros “mamofantes”, de orelhas pequenas e peludos, precisarão ainda de úteros artificiais até o nascimento. Em Harvard, George Church prometeu trazer de volta embriões de mamutes, em 2019.

      Os gêmeos univitelinos não são realmente idênticos. Da mesma maneira, não serão totalmente idênticos a nós os nossos clones artificiais. Cada ser humano é um mosaico único, difícil de copiar. (Adaptado)

                                                                        Scientific American, p23 abril 2018

A partir do reconhecimento da estreita relação dos seres vivos com o ambiente e considerando a promessa de George Church, analise as proposições colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Os sistemas regulatórios que atuam no desenvolvimento de elefantes podem não responder adequadamente à incorporação dos genes de mamutes.

( ) Os mamofantes deverão ser submetidos a um contexto ambiental idêntico àquele em que viveram os mamutes.

( ) Consequências fisiológicas do procedimento nos organismos clonados, ao longo prazo, são imprevisíveis.

Alternativas
Q1002464 Biologia
Nos estudos de morfologia funcional de peixes ósseos, qual estrutura é responsável pela flutuação e pelo posicionamento desses peixes na coluna d'água?
Alternativas
Q1002447 Biologia
Os peixes realizam movimentos migratórios basicamente para reprodução e alimentação e muitas vezes estão condicionados a períodos ou épocas específicas do ano. Com relação à migração, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1002438 Biologia

Leia o texto a seguir.

Espécie oceânica, epipelágica, de distribuição circumglobal, mais abundante em águas equatoriais e tropicais. Mais frequente em águas com temperatura entre 18 e 31° C; distribuição vertical condicionada pela temperatura, sendo mais abundante dentro ou acima da termoclina. Importante recurso pesqueiro, no Brasil ocorre em toda a costa, capturada principalmente com espinhel pelágico.

Qual espécie é descrita no texto. 

Alternativas
Q911957 Biologia
Assinale a opção que NÃO apresenta uma estrutura utilizada em estudos de crescimento de peixes.
Alternativas
Q911954 Biologia
Considerando a classificação das três maiores categorias dos peixes existentes, existem as Classes: Agnatha, Chondrichthyes e Osteichthyes. Assinale a opção que caracteriza a Classe Agnatha.
Alternativas
Q911953 Biologia
Quando se analisa a morfologia externa de um peixe, Ósseo ou Cartilaginoso, pode-se observar a presença ou não de diferentes estruturas funcionais importantes para a classificação sistemática da espécie, como, por exemplo, o tipo de escamas, o número e a forma das nadadeiras, a presença de espinhos e de raios moles nas nadadeiras, além de estruturas sensoriais, a forma e a posição da boca, entre outras estruturas. Sendo assim, qual a função de estruturas como os barbilhões, as narinas, os olhos e a linha lateral dos peixes?
Alternativas
Q911927 Biologia
Com relação à migração dos peixes, assinale a opção correta.
Alternativas
Q819134 Biologia

Leia o texto abaixo: 


“Turista é atacado por tubarão em Noronha. Vítima teve ferimentos leves e escapou, dando socos no animal.


Às vésperas do réveillon, um novo ataque de tubarão foi confirmado em Fernando de Noronha. Um turista de São Paulo estava se banhando na Praia do Leão, quando houve o ataque. Ao ICM Bio, a vítima contou que percebeu que tinha um animal mordendo sua perna, reagiu com socos, e o tubarão fugiu. A região onde ocorreu o incidente é muito frequentada pelos tubarões da espécie limão. "Eu acredito que foi um caso clássico de erro de identificação, quando o tubarão confunde o humano com uma presa natural, o que geralmente ocorre na região turva da arrebentação, quando o animal não tem condições de identificar visualmente a pessoa, disse Leo Veras. O Instituto recomenda que não se entre desacompanhado no mar, evitar estar na água com objetos brilhantes, não tentar tocar, perseguir e levar iscas para atrair espécies da vida marinha; evitar estar dentro do mar nas zonas de arrebentação das onda do mar e evitar o banho de mar na madrugada, início da manhã e no entardecer.

Adaptado de: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2016/12/30/interna_vidaurbana,682352/turista-e-atacado-por-tubarao-em-noronha.shtml


Sobre o tubarão e seu comportamento, analise as afirmativas a seguir: 

I. O tubarão limão, espécie citada no acidente, habita os mares do Nordeste do país. É um peixe cartilaginoso ou Condrictes, do grupo dos Elasmobranchii, ou seja, com fendas branquiais não protegidas pelo opérculo e corpo recoberto por escamas denominadas placoides.

II. Os tubarões têm olfato pouco desenvolvido e percebem os odores por meio de células quimiorreceptoras localizadas em suas narinas, que são estruturas em fundo cego.

III. Os tubarões podem detectar a corrente elétrica gerada pela atividade muscular da presa por meio de eletrorreceptores, denominados de ampolas de Lorenzini, poros e tubos cheios de muco, que comunicam as células sensoriais com a água.

IV. A percepção de vibrações na água ocorre por meio de mecanorreceptores, localizados ao longo da linha lateral, que percorre longitudinalmente os dois lados do corpo do animal. Essa linha é constituída por poros e tubos superficiais, que se comunicam com a água e percebem as vibrações na água, transmitindo-as para as células nervosas.

V. Suas escamas se assemelham às escamas dos peixes ósseos, são de origem dérmica, com uma estrutura semelhante a um dente. Cada escama é formada por um espinho voltado para a região posterior do corpo e uma placa basal situada na derme. A forma e a disposição das escamas auxiliam no aumento da turbulência da água ao redor do animal e na eficiência do seu nado. 


Está CORRETO, apenas, o que se afirma em 

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: C
5: D
6: D
7: D
8: A
9: A
10: C
11: A
12: A
13: C
14: C
15: A
16: C
17: B
18: D
19: C
20: A