Questões Militares Sobre vírus e bactérias em biologia

Foram encontradas 52 questões

Q3262618 Biologia
A esporulação é um processo pelo qual as bactérias geram esporos, por meio da eliminação de conteúdo citoplasmático, quando estão ambientes desfavoráveis à sua sobrevivência. Um esporo bacteriano pode permanecer dormente por um longo tempo, até que as condições voltem a ser favoráveis para sua ativação do metabolismo.
Uma importante doença transmitida por meio de esporos bacterianos é
Alternativas
Q3262617 Biologia
A figura ilustra o processo de replicação de um determinado vírus responsável por uma grave doença em humanos.
Captura_de tela 2025-03-26 120940.png (431×373)
(https://brasilescola.uol.com.br)

Com relação ao processo de replicação deste grupo de vírus, a etapa
Alternativas
Q3262591 Biologia
A figura a seguir ilustra dois tipos (I e II) de organizações dos envoltórios presentes em organismos unicelulares.

Captura_de tela 2025-03-26 120743.png (671×327)
(https://elbibliote.com. Adaptado)

A organização do tipo ______ está presente em microrganismos como ___________.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2024 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q2463556 Biologia
Ao estudar um recém-descoberto microrganismo patogênico, observando-o ao microscópio eletrônico, um pesquisador classificou-o como sendo uma bactéria.
A principal característica observada, que permitiu ao pesquisador diferenciar esse microrganismo de outros e chegar à classificação correta, foi a
Alternativas
Q2260489 Biologia

Utilize o esquema a seguir, que ilustra a replicação viral do SARS-CoV-2, para responder à questão.


O processo de maturação das partículas virais ocorre dentro da célula alvo, mais especificamente no citoplasma celular, e nenhum mecanismo metabólico viral ocorre nesse momento, uma vez que
Alternativas
Q2260488 Biologia

Utilize o esquema a seguir, que ilustra a replicação viral do SARS-CoV-2, para responder à questão.


O mecanismo de adsorção e penetração do SARS-CoV-2 ocorre em células alvo existentes, principalmente, no sistema respiratório humano e
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FCC Órgão: CBM-BA Prova: FCC - 2023 - CBM-BA - Soldado |
Q2155294 Biologia
Leia com atenção as informações abaixo.
A Covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-COV-2 (coronavírus). A transmissão ocorre através de pequenas partículas líquidas expelidas por uma pessoa infectada, ao tossir, espirrar, cantar ou respirar.
Sobre essa grave doença foram feitas as seguintes afirmações:
I. O coronavírus (COVID-19) é um vírus de RNA. II. O referido vírus não sofre mutações. III. Por ser um vírus, esse agente não possui organização celular. IV. O coronavírus pode ser considerado um ser eucarionte, como as bactérias.

Estão corretas as informações contidas em
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBGP Órgão: CBM-MG Prova: IBGP - 2023 - CBM-MG - Soldado |
Q2101630 Biologia
Leia o texto a seguir:
Salmonella
A Salmonella é um gênero pertencente da família Enterobacteriaceae de habitat trato intestinal de animais. São bacilos do tipo gram-negativos que não produzem esporos, são anaeróbios facultativos. O pH ótimo para a multiplicação das salmonelas fica próximo de 7,0, sendo que valores superiores a 9,0 e inferiores à 4,0 são bactericidas e possuem vários tipos diferentes que são identificados por sua composição de antígenos de superfície [...]
Fonte: Intoxicação Alimentar um Problema de Saúde Pública Food Poisoning a Public Health Problem Artigo. (Adaptado).

Conforme informações apresentadas, é CORRETO afirmar que a Salmonella
Alternativas
Q2070372 Biologia
Os vírus não são formados por células, mas é dentro delas que eles conseguem se reproduzir. A respeito dos vírus, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2052291 Biologia
A pandemia da doença causada pelo novo coronavírus 2019, COVID-19, tem impactado sobremaneira o cenário mundial, agravando as taxas de morbidade e mortalidade. Em relação aos vírus, assinale a alternativa que corresponde às suas principais características morfológicas.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2022 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q1992578 Biologia
No portal do CBMERJ são encontradas diversas cartilhas para consulta, entre elas, a intitulada “Varíola dos macacos, o que você precisa saber”. Essa cartilha contém informações sobre os sintomas da doença, seu agente etiológico e as formas de transmissão, tratamento e prevenção.
Com relação à varíola dos macacos e a seu agente etiológico, analise as afirmativas a seguir.

I. A doença é causada por vírus, organismos cuja ausência de organização celular e metabolismo próprio os torna parasitas intracelulares obrigatórios.

II. Não há tratamento específico e os sintomas desaparecem espontaneamente entre duas e três semanas, graças à imunidade ativa, na qual o organismo da pessoa infectada gera anticorpos que combatem a doença.
III. Assim como as arboviroses dengue e febre amarela, o agente etiológico da varíola dos macacos é transmitido por meio da picada da fêmea de mosquitos.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: NC-UFPR Órgão: PM-PR Prova: NC-UFPR - 2022 - PM-PR - Cadete |
Q1901504 Biologia
Microbiologia do solo é o estudo de organismos vivos no solo, de suas funções e de como eles afetam as propriedades do solo. No solo, é possível encontrar grupos de bactérias, fungos, algas, vírus e protozoários que formam a microbiota do solo. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. Os microrganismos atuam na ciclagem de nutrientes, melhorando a estrutura do solo e degradando poluentes orgânicos.
2. Uma importante relação dos microrganismos do solo com as plantas é a fixação biológica de nitrogênio.
3. A microbiota do solo promove a redução da capacidade de absorção de água do solo, melhorando sua estrutura.
4. Os microrganismos do solo diminuem a capacidade tampão do solo, favorecendo os plantios agrícolas.

Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1879036 Biologia
Leia o trecho abaixo.

    Mudanças climáticas, destruição de ecossistemas, desmatamento e urbanização contribuem para o aumento de várias doenças infecciosas no Brasil, como síndrome pulmonar de hantavírus, dengue, febre amarela, malária, tripanossomíases, leishmaniose e leptospirose. A afirmação é da pesquisadora Alessandra Nava, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazonas). Em artigo publicado recentemente, a pesquisadora conclui que "há evidências fortes de que algumas dessas mudanças ambientais se intensificarão no futuro próximo se as principais atividades antropogênicas não forem controladas".

Extraído de https://agencia.fiocruz.br/estudo-alerta-para-vigil'ancia-ativade-doencas-infecciosas

A respeito da transmissão de doenças infecciosas, assinale a opção correta.  
Alternativas
Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: PM-SP Prova: FGV - 2021 - PM-SP - Aluno - Oficial PM |
Q1727998 Biologia
Após o 11 de setembro, o governo dos Estados Unidos passou a admitir o uso de patógenos como arma de guerra. No caso de um ataque por anthrax, por exemplo, o estabelecimento de medidas de contenção seria importante, porque, ao ser inalado, acarreta 100% de mortalidade, caso não haja tratamento imediato. O anthrax é altamente resistente, tem período de incubação de um a seis dias, sintomas iniciais similares à influenza e requer profilaxia antibiótica longa.
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 11042015000401138&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acesso em 28/02/2021. Adaptado.
O anthrax é
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UERJ Órgão: CBM-RJ Prova: UERJ - 2021 - CBM-RJ - Aspirante |
Q1679561 Biologia
Algumas medidas preventivas podem ser adotadas contra infecções respiratórias provocadas por vírus em seres humanos.

Uma dessas medidas é:
Alternativas
Q1777046 Biologia
A constatação científica de diversos casos de viroses humanas emergentes e reemergentes em muitas áreas do planeta indica que este campo da microbiologia merece um considerável direcionamento de recursos para pesquisas, tanto em ciência básica como em ciência aplicada.
Desde o início da década de 1990, especialistas em doenças infecciosas emergentes, tais como Stephen Morse, sugerem que três fatores, associados ou não, constituem importantes mecanismos para o surgimento dessas viroses, sendo eles
Alternativas
Q1777042 Biologia
Os vírus constituem um grupo com características extremamente peculiares e singulares dentro do estudo dos microrganismos. As primeiras visualizações dessas partículas infecciosas ocorreram apenas em 1931, com o desenvolvimento do microscópio eletrônico.
A ausência de organização celular dos vírus não permite sua inclusão nos mesmos grupos utilizados para os seres celulares; desta forma, a metodologia mais utilizada atualmente para o agrupamento dos vírus foi proposta por David Baltimore e está fundamentada
Alternativas
Q1612985 Biologia
O tétano é uma infecção bacteriana aguda e grave, causada pelo Clostridium tetani. Os principais sintomas são as contraturas musculares, a rigidez abdominal e dos membros, a dificuldade de abrir a boca e dores nas costas e nos membros. A maneira mais eficaz de prevenção do tétano é, sem dúvida, a vacinação.
Com relação ao tétano, é correto afirmar que
Alternativas
Q1612959 Biologia
Segundo Jared Diamond, autor de Armas, germes e aço, as doenças infecciosas mais importantes do passado costumavam vir de animais domésticos, enquanto o maior perigo atual são os patógenos vindos de espécies silvestres, por meio do contato gerado pela devastação ambiental e pelo tráfico de animais. As principais doenças infecciosas do Velho Mundo, como a tuberculose, apareceram nos mais variados lugares da Eurásia, enquanto a África Subsaariana provavelmente é a fonte da malária, que atinge milhões de pessoas em todo o mundo.
(Folha de S.Paulo, 13.06.2020)
Comparando-se as células dos patógenos das doenças descritas no texto, é correto afirmar que elas apresentam, como características comuns,
Alternativas
Q1023976 Biologia
Leia o texto abaixo e responda a pergunta a seguir.
Não matem os macacos! Eles são aliados da saúde no combate à febre amarela.
“Eles servem como anjos da guarda, como sentinelas da ocorrência da febre amarela”, explica Renato Alves, gerente de vigilância das Doenças de Transmissão Vetorial, do Ministério da Saúde. Esse é um alerta para que a população não mate os macacos, principalmente em regiões onde há incidência de febre amarela em humanos. Os macacos não são responsáveis pela transmissão, muito pelo contrário: servem como guias para a elaboração de ações de prevenção.
Disponível em:<https://www.bio.fiocruz.br/index.php/nao-matem-os-macacos-e!es-sao-aliados-da-saude-no-combate-a-febre-amarela>
É correto afirmar que a febre amarela é causada por:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: E
5: E
6: B
7: D
8: D
9: A
10: D
11: B
12: B
13: B
14: E
15: A
16: D
17: A
18: C
19: D
20: B