Questões Militares
Sobre vírus e bactérias em biologia
Foram encontradas 49 questões
A principal característica observada, que permitiu ao pesquisador diferenciar esse microrganismo de outros e chegar à classificação correta, foi a
Utilize o esquema a seguir, que ilustra a replicação viral
do SARS-CoV-2, para responder à questão.
Utilize o esquema a seguir, que ilustra a replicação viral
do SARS-CoV-2, para responder à questão.
A Covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-COV-2 (coronavírus). A transmissão ocorre através de pequenas partículas líquidas expelidas por uma pessoa infectada, ao tossir, espirrar, cantar ou respirar.
Sobre essa grave doença foram feitas as seguintes afirmações:
I. O coronavírus (COVID-19) é um vírus de RNA. II. O referido vírus não sofre mutações. III. Por ser um vírus, esse agente não possui organização celular. IV. O coronavírus pode ser considerado um ser eucarionte, como as bactérias.
Estão corretas as informações contidas em
Salmonella
A Salmonella é um gênero pertencente da família Enterobacteriaceae de habitat trato intestinal de animais. São bacilos do tipo gram-negativos que não produzem esporos, são anaeróbios facultativos. O pH ótimo para a multiplicação das salmonelas fica próximo de 7,0, sendo que valores superiores a 9,0 e inferiores à 4,0 são bactericidas e possuem vários tipos diferentes que são identificados por sua composição de antígenos de superfície [...]
Fonte: Intoxicação Alimentar um Problema de Saúde Pública Food Poisoning a Public Health Problem Artigo. (Adaptado).
Conforme informações apresentadas, é CORRETO afirmar que a Salmonella:
Assinale a alternativa que apresenta doenças causadas, respectivamente, por bactérias, vírus e protozoários, nesta ordem:
Com relação à varíola dos macacos e a seu agente etiológico, analise as afirmativas a seguir.
I. A doença é causada por vírus, organismos cuja ausência de organização celular e metabolismo próprio os torna parasitas intracelulares obrigatórios.
II. Não há tratamento específico e os sintomas desaparecem espontaneamente entre duas e três semanas, graças à imunidade ativa, na qual o organismo da pessoa infectada gera anticorpos que combatem a doença.
III. Assim como as arboviroses dengue e febre amarela, o agente etiológico da varíola dos macacos é transmitido por meio da picada da fêmea de mosquitos.
Está correto o que se afirma em
1. Os microrganismos atuam na ciclagem de nutrientes, melhorando a estrutura do solo e degradando poluentes orgânicos.
2. Uma importante relação dos microrganismos do solo com as plantas é a fixação biológica de nitrogênio.
3. A microbiota do solo promove a redução da capacidade de absorção de água do solo, melhorando sua estrutura.
4. Os microrganismos do solo diminuem a capacidade tampão do solo, favorecendo os plantios agrícolas.
Assinale a alternativa correta.
Mudanças climáticas, destruição de ecossistemas, desmatamento e urbanização contribuem para o aumento de várias doenças infecciosas no Brasil, como síndrome pulmonar de hantavírus, dengue, febre amarela, malária, tripanossomíases, leishmaniose e leptospirose. A afirmação é da pesquisadora Alessandra Nava, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazonas). Em artigo publicado recentemente, a pesquisadora conclui que "há evidências fortes de que algumas dessas mudanças ambientais se intensificarão no futuro próximo se as principais atividades antropogênicas não forem controladas".
Extraído de https://agencia.fiocruz.br/estudo-alerta-para-vigil'ancia-ativade-doencas-infecciosas
A respeito da transmissão de doenças infecciosas, assinale a opção correta.
Desde o início da década de 1990, especialistas em doenças infecciosas emergentes, tais como Stephen Morse, sugerem que três fatores, associados ou não, constituem importantes mecanismos para o surgimento dessas viroses, sendo eles
A ausência de organização celular dos vírus não permite sua inclusão nos mesmos grupos utilizados para os seres celulares; desta forma, a metodologia mais utilizada atualmente para o agrupamento dos vírus foi proposta por David Baltimore e está fundamentada
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 11042015000401138&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acesso em 28/02/2021. Adaptado.
O anthrax é
Uma dessas medidas é:
A dengue é uma doença ocasionada por vírus. Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, em 2010, até meados do primeiro semestre, houve o registro de 447.769 casos notificados de dengue no Brasil, um acréscimo de cerca de 80% dos casos para o mesmo período no ano de 2009.
Assinale a alternativa correta.
Com relação ao tétano, é correto afirmar que
(Folha de S.Paulo, 13.06.2020)
Comparando-se as células dos patógenos das doenças descritas no texto, é correto afirmar que elas apresentam, como características comuns,
Não matem os macacos! Eles são aliados da saúde no combate à febre amarela.
“Eles servem como anjos da guarda, como sentinelas da ocorrência da febre amarela”, explica Renato Alves, gerente de vigilância das Doenças de Transmissão Vetorial, do Ministério da Saúde. Esse é um alerta para que a população não mate os macacos, principalmente em regiões onde há incidência de febre amarela em humanos. Os macacos não são responsáveis pela transmissão, muito pelo contrário: servem como guias para a elaboração de ações de prevenção.
Disponível em:<https://www.bio.fiocruz.br/index.php/nao-matem-os-macacos-e!es-sao-aliados-da-saude-no-combate-a-febre-amarela>
É correto afirmar que a febre amarela é causada por:
Um estudo, publicado recentemente na revista Nature, realizou um extenso levantamento dos vírus de RNA presentes em peixes, répteis e anfíbios e comparou-os aos vírus já conhecidos em mamíferos e aves. Utilizando metagenômica em larga escala e focando principalmente nos grupos de vertebrados menos estudados(...) os pesquisadores foram capazes de detectar esses vírus em 168 espécies do filo Chordata. Dentre os organismos estudados estão os anfioxos, o peixe pulmonado Protopterus annectens, a tartaruga Mauremys megalocephala e Poecilia formosa, uma das espécies partenogênicas de peixes ósseos. Foram identificados 214 novos vírus de RNA, dos quais 196 são específicos de vertebrados. Ainda, as análises filogenéticas apontam para o fato de que as novas espécies identificadas estão relacionadas a todos os grupos de vírus de RNA já identificados em aves e mamíferos. (Adaptado)
Darwinianas. Novos inimigos invisíveis.) https://darwimanas.com/20l8/04/i0/novos-inimigos-invisiveis/