Questões Militares
Sobre comunicação cartográfica em engenharia cartográfica
Foram encontradas 17 questões
Analise as afirmações abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Chama-se de divisão geral de um mapa temático aquele que tem por objetivo o conhecimento da superfície topográfica nos seus fatos concretos, os acidentes geográficos naturais e as obras do homem.
( ) Os mapas, segundo os tipos e de acordo com seus objetivos e finalidades, podem ser divididos em mapas gerais, especiais e temáticos.
( ) Um mapa especial atende a um número reduzido de públicos, em geral, técnicos, geógrafos, meteorologistas, biólogos, geólogos e outros profissionais que se utilizam de mapas. Normalmente, esse tipo de mapa é construído em escala grande, maior do que 1:1.250.000.
( ) Um mapa geral objetiva alcançar um público bastante diversificado e grande. As informações
contidas nesses mapas são muito genéricas, não permitindo aos especialistas, ao consultá-lo,
obterem informações detalhadas. Normalmente, são mapas que apresentam escalas reduzidas,
menores do que 1:100.000.
Correlacione as colunas com algarismos romanos e algarismos arábicos. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. Pontos importantes dos acidentes naturais e/ ou artificiais, definidores da forma do detalhe e/ ou do relevo, indispensáveis à sua representação gráfica.
II. Pontos que, nas suas representações gráficas, se apresentam acompanhados de sua altura.
III. Pontos, convenientemente distribuídos, que amarram ao terreno o levantamento topográfico e, por isso, devem ser materializados por estacas, piquetes, marcos de concreto, pinos de metal ou tinta, dependendo da sua importância e permanência.
IV. Grau de aderência das observações em relação ao seu valor verdadeiro que, sendo desconhecido, o valor mais provável é considerado como a média aritmética destas observações.
V. Esta regra estabelece que cada ponto novo determinado deve ser amarrado ou relacionado a todos os pontos já determinados para que haja uma otimização da distribuição dos erros.
1. Exatidão.
2. Pontos de detalhe.
3. Pontos cotados.
4. Pontos de apoio.
5. Princípio da
vizinhança.
Analise a figura a seguir.
I. A cartografia pode ligar igualmente a análise, a visualização e a comunicação de dados.
II. Considerando as classes de precipitação, é possível visualizar num relance a distribuição de cada classe em relação às outras.
III. É possível ter uma ideia das várias classes de precipitação, deixando o leitor formular uma ideia própria do fenômeno “precipitação”.
IV. Os mapas podem fornecer respostas para muitas questões concernentes à área, como a distribuição de certos padrões.
Estão corretas as afirmativas