Questões Militares Sobre instrumentos e métodos de medição em engenharia cartográfica

Foram encontradas 88 questões

Q2131055 Engenharia Cartográfica
Quantos satélites, no mínimo, precisam ser rastreados para que o fator tempo possa ser corrigido?
Alternativas
Q2131052 Engenharia Cartográfica
Assinale a alternativa que completa a frase abaixo.
    “Exatidão refere-se ________ obtido(a) nas medições”. 
Alternativas
Q2131050 Engenharia Cartográfica
Em relação ao manual técnico de posicionamento para georreferenciamento de imóveis rurais, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q2131048 Engenharia Cartográfica
Calcule a cota do ponto P5 e assinale a alternativa correta. 
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2131046 Engenharia Cartográfica
Qual das definições abaixo se refere à linha de pontaria ou linha de visada?
Alternativas
Q2131044 Engenharia Cartográfica
Qual das afirmativas abaixo contém as três fontes de erros? 
Alternativas
Q1991531 Engenharia Cartográfica
Para cálculo analítico de áreas na topografia, utiliza-se da fórmula dos trapézios (ou de Gauss). A área do lote irregular da figura abaixo (P1-P2-P3-P4-P1), definida pelas suas coordenadas planimétricas (X e Y), em metros quadrados, é
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1991528 Engenharia Cartográfica
TEXTO 2

Para o controle de movimentação de uma estrutura num aeródromo aplicou-se para na medição angular o Método da Direções (ângulos “mi”), conforme a figura 3.

As direções “di” foram observadas em alvos fixos para o controle deste recalque, com a mesma variância de δ² = 5”(2), e sem correlação. Considere que o modelo matemático que relaciona as direções aos ângulos seja linear nesse Ajustamento de Observações.


Com base no texto 2 e na figura 3, o coeficiente de correlação entre os ângulos m1 e m3 é igual a 
Alternativas
Q1991527 Engenharia Cartográfica
TEXTO 2

Para o controle de movimentação de uma estrutura num aeródromo aplicou-se para na medição angular o Método da Direções (ângulos “mi”), conforme a figura 3.

As direções “di” foram observadas em alvos fixos para o controle deste recalque, com a mesma variância de δ² = 5”(2), e sem correlação. Considere que o modelo matemático que relaciona as direções aos ângulos seja linear nesse Ajustamento de Observações.


Considerando o texto 2 e a figura 3, a matriz obtida pela Lei de Propagação da Covariâncias é
Alternativas
Q1991513 Engenharia Cartográfica
TEXTO 1


Deseja-se construir uma terraplenagem num pátio de um aeroporto, de tamanho 30m x 20m. Para tal, elaborou-se uma planta de pontos cotados com quadrículas de 10m x 10m, e sua respectiva planta planialtimétrica, com equidistância vertical igual a 0,10 metros. As cotas do terreno de cada ponto estão representadas acima e à direita de cada vértice desta malha de quadrículas. 

FIGURA 1 
Considerando-se a construção de um pátio perfeitamente plano, com cota do greide da terraplenagem igual 100,00 m, e sem estimar os volumes para a construção de possíveis taludes de corte/aterro, o cálculo para o volume geométrico de aterro total, dentro deste limite de 30m x 20m, em metros cúbicos, é: 
Alternativas
Q1991508 Engenharia Cartográfica
Uma pista de um aeroporto de comprimento igual a 2.500,00 m possui uma inclinação longitudinal, partindo de sua origem, igual a +1,5%. Considerando que a altitude desta origem é igual a 1.234,56 m, a altitude da extremidade oposta, em metros, é igual a:
Alternativas
Q1991507 Engenharia Cartográfica
Através de uma imagem do Google Earth (2022), desenhou-se um polígono de parte do pátio de manobras do Aeroporto de Guarulhos (SP), obtendo-se as medidas gráficas, em centímetros, conforme figura abaixo. 
Imagem associada para resolução da questão

Considerando que a escala deste desenho é 1:1.000, a estimativa para a área deste polígono, em hectares (ha) é:
Alternativas
Q902694 Engenharia Cartográfica
Foi realizado um levantamento topográfico de um terreno onde futuramente será erguido um novo prédio da Academia da Força Aérea Brasileira (AFA). Trata-se de uma poligonal fechada com 5 (cinco) vértices medidos na classe IIIP, que trata de levantamentos topográficos para projetos básicos, executivos, as built e obras de engenharia. Medição angular pelo método das direções com duas séries de leitura conjugadas direta e inversa. Leitura linear com leituras recíprocas (vante e ré) com distanciômetro eletrônico.
O resumo das observações e cálculos de escritório é apresentado nas planilhas, das cadernetas a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
“Equipamento utilizado: Estação total Classe II – desvio padrão na medida angular menor ou igual a 02” e desvio padrão na medida linear de ±3 mm+2ppm.
Para a Classe IIIP de poligonal planimétrica tem-se:
Tolerância para erro angular = 20” Tolerância para erro linear = 0,42m
São dados: √5 = 2,23; √1,457 = 1,20; √0,1594 = 0,40
Observando as planilhas e os dados fornecidos, avalie e marque a alternativa correta.
Alternativas
Q902693 Engenharia Cartográfica
A Gravimetria consiste em um conjunto de técnicas e operações que tem por finalidade a medida da intensidade da aceleração da gravidade em qualquer local que esteja sob a influência do campo gravitacional terrestre. A gravidade terrestre em um ponto da superfície terrestre é a resultante entre a força de atração exercida pelas massas terrestres e a força centrífuga, que atuam sobre uma unidade de massa situada neste ponto.
A respeito dos gravímetros analise as afirmativas a seguir
I. O gravímetro convencional analógico está baseado no conceito de longitude de elasticidade zero desenvolvida por Lascoste, constituído de um sistema de massa-mola, que permite medir a variação da força da gravidade entre dois locais. O sistema é equilibrado por uma força contrária ao peso do corpo, geralmente elástica (mola). Sob a ação da gravidade, a mola sofre uma deformação, proporcional ao módulo, da força que a produz. II. Nos gravímetros digitais, o sensor é baseado em um sistema elástico de quartzo. A força gravitacional afeta uma massa sensível a que gera uma pequena força eletrostática. A posição da massa é alterada pela mudança da gravidade. Um alimentador automático aplica uma voltagem DC na placa do capacitor, produzindo uma força eletromagnética na massa, a que volta a posição nula. A voltagem, que é a observação do valor relativo da gravidade no vértice observado, é convertida em um sinal digital e registrada na memória do equipamento. III. O gravímetro supercondutor baseia-se numa esfera que flutua livremente num campo magnético, o que é produzido por correntes em bobinas supercondutoras a -268°C. As forças gravitacionais externas, provocam, uma mudança na posição da esfera dentro do campo magnético livre. Para manter a posição da esfera, um conjunto de circuitos de controle mantém a posição da esfera mediante adição ou remoção de uma voltagem e, através de inteligência artificial, essa variação na voltagem é transformada em dados de variação dos parâmetros gravitacionais.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q902692 Engenharia Cartográfica
Para a construção de um novo prédio no centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), foi realizado o levantamento planialtimétrico do terreno, e elaborado o perfil topográfico de uma linha longitudinal (AA’) que passa pelo centro do mesmo. De acordo com o projeto executivo, a obra deverá ficar sobre o patamar de cota igual a 705,00m.
O perfil topográfico da linha AA’ e o patamar são apresentados a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
Após observado o croqui, analise as afirmativas abaixo
I. A diferença de nível longitudinal total do terreno é de 9,0m (nove metros). II. Entre as estacas 3 e 4 haverá uma transição entre corte e aterro, respectivamente. III. Para implantar o patamar AA’ (terraplenagem) haverá um corte de 3,0m (três metros) na estacada 2.
Está correto o que afirma em
Alternativas
Q902689 Engenharia Cartográfica
Para a locação de um novo loteamento será utilizada uma poligonal principal aberta com controle. As coordenadas dos quatro vértices foram obtidas por posicionamento por satélite (GNSS) de precisão e as coordenadas no Sistema de Projeção Universal Transverso de Mercator são dadas na planilha a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
A poligonal principal será iniciada nos vértices M-0953/M-0952 e finalizada nos vértices M-0954/M-0955. Com ponto de estação no vértice M-0953 e ré em M-0952, a partir das coordenadas apresentadas na planilha, foi calculado o azimute inicial de 17° 22’43”.
Em relação ao azimute calculado é correto afirmar que está
Alternativas
Q902687 Engenharia Cartográfica
Adeterminação do geoide é um dos principais desafios da Geodésia. Os modelos geoidais são imprescindíveis na transformação de altitudes geométricas em altitudes ortométricas. A utilização de modelos geoidais para determinação de altitudes ortométricas apresentam vantagens significativas em relação aos métodos tradicionais, como por exemplo, o nivelamento geométrico. Acrescenta-se a isso a precariedade de dados da rede altimétrica em algumas regiões, no Brasil, como na região amazônica. Na transformação de altitudes geométricas para ortométricas, é necessário estabelecer a diferença entre essas superfícies, a que chamamos de ondulação geoidal.
A determinação da ondulação geoidal pode ser realizada de diversas formas, exceto:
Alternativas
Q902685 Engenharia Cartográfica
As coordenadas obtidas em um levantamento por posicionamento por satélite do Global Navigation Satellite System (GNSS) estão referenciadas a um elipsóide. Nos projetos de Engenharia onde a altitude é fator determinante, necessita-se da altitude relacionada ou geoide, este último, que é a superfície equipotencial do campo de gravidade da terra que coincide com o nível médio do mar em repouso.
Para a conversão da altitude geométrica em altitude ortométrica é correto
Alternativas
Q821589 Engenharia Cartográfica

O MAPGEO é um sistema que fornece a ondulação geoidal (N) necessária à conversão de altitudes elipsoidais, obtidas com os Sistemas de Navegação Global por Satélite (GNSS), em altitudes ortométricas, ou seja, altitudes relacionadas à superfície equipotencial do campo de gravidade. O MAPGEO foi concebido e produzido conjuntamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Coordenação de Geodésia (CGED), e pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP).

As coordenadas de um ponto foram determinadas por técnica GNSS e foram encontradas as seguintes coordenadas, no Sistema de Referência SIRGAS 2000:

φ = 15°52’41,40”

λ = 47°56’38,74”

h = 1.057,00m

Calculou-se a ondulação geoidal e obteve-se o valor de N = -12,32m. Assim, o valor da altitude ortométrica para este ponto será de

Alternativas
Q821585 Engenharia Cartográfica
O levantamento planimétrico de um trecho de construção de uma estrada está sendo feito em campo com auxílio de uma Estação Total, a qual se enquadra na Classe III da ABNT-NBR n°13.1333/1994, ou seja, precisão alta: angular ≤ 2” e desvio-padrão: ± 3mm + 2ppm. Foi medido um alinhamento de 3.000m entre dois vértices. De acordo com a precisão nominal da estação, pode-se afirmar que a incerteza nesta medida de distância é de
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: C
5: C
6: D
7: C
8: A
9: C
10: C
11: B
12: D
13: A
14: D
15: D
16: C
17: B
18: A
19: D
20: D