Questões Militares de Engenharia Cartográfica

Foram encontradas 536 questões

Q2131055 Engenharia Cartográfica
Quantos satélites, no mínimo, precisam ser rastreados para que o fator tempo possa ser corrigido?
Alternativas
Q2131052 Engenharia Cartográfica
Assinale a alternativa que completa a frase abaixo.
    “Exatidão refere-se ________ obtido(a) nas medições”. 
Alternativas
Q2131051 Engenharia Cartográfica
Calcule a estaca final de uma curva circular horizontal que começa na estaca E 11+15,78 m, de 50 metros de raio e ângulo central de 90°; em seguida assinale a alternativa correta . Considere π = 3,142 
Alternativas
Q2131050 Engenharia Cartográfica
Em relação ao manual técnico de posicionamento para georreferenciamento de imóveis rurais, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q2131049 Engenharia Cartográfica
Assinale a alternativa que apresenta o cálculo correto da área de uma poligonal formada pelos pontos A(19,3), B(22,9) e C(18,10). 
Alternativas
Q2131048 Engenharia Cartográfica
Calcule a cota do ponto P5 e assinale a alternativa correta. 
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2131046 Engenharia Cartográfica
Qual das definições abaixo se refere à linha de pontaria ou linha de visada?
Alternativas
Q2131045 Engenharia Cartográfica
Calcule o tempo de exposição máxima para que o arrastamento seja inferior a 0,5 mm, considerando a velocidade da plataforma 54,0 km/h e a escala de 1/15000. Em seguida, assinale a alternativa com a resposta correta.
Alternativas
Q2131044 Engenharia Cartográfica
Qual das afirmativas abaixo contém as três fontes de erros? 
Alternativas
Q1991532 Engenharia Cartográfica
O Sistema de Informação Geográfica (SIG) se caracteriza por realizar análises espaciais envolvendo dados referenciados geograficamente. Atualmente, a arquitetura mais empregada na construção dos SIG é do uso de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) relacional, que gerência os atributos descritivos com os atributos espaciais. Uma tendência atual é que os novos SIGs incorporem as características de Sistemas Orientados à Objetos para seu SGBD. A orientação a objetos fornece recursos computacionais como 
Alternativas
Q1991531 Engenharia Cartográfica
Para cálculo analítico de áreas na topografia, utiliza-se da fórmula dos trapézios (ou de Gauss). A área do lote irregular da figura abaixo (P1-P2-P3-P4-P1), definida pelas suas coordenadas planimétricas (X e Y), em metros quadrados, é
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1991530 Engenharia Cartográfica
“O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Posicionamento por Ponto Preciso (IBGE-PPP) é um serviço para o pós-processamento de dados Global Navigation Satellite System (GNSS), que faz uso do programa GPS Precise Point Positioning (CSRS-PPP) desenvolvido pelo Geodetic Survey Division of Natural Resources of Canada (NRCan). Este sistema permite aos usuários com receptores GPS e/ou GLONASS, obterem coordenadas referenciadas ao Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS2000) e ao International Terrestrial Reference Frame (ITRF) através de um processamento preciso. O IBGE-PPP processa dados GNSS (GPS e GLONASS) que foram coletados por receptores de uma ou duas frequências no modo estático ou cinemático.”
Fonte: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 01 abr. 2022.
Informe Verdadeiro (V) ou Falso (F) o que se afirma sobre levantamentos e processamento de dados GNSS, pelo IBGE-PPP. Em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

(  ) No atual ano de 2022, o Modelo para Conversão de Altitudes é o “hgeoHNOR2020”. (  ) O modelo e a altura da antena utilizada devem ser obrigatoriamente informados para o processamento no sistema IBGE-PPP. ( ) Para o processamento pelo IBGE-PPP, o arquivo de observação deve, obrigatoriamente, estar no formato RINEX, não aceitando o formato HATANAKA. ( ) Os resultados do IBGE-PPP não são aceitos pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em processos para a certificação de imóveis rurais. ( ) O uso do sistema IBGE-PPP possui um custo anual para as empresas do setor, que pode variar pelo número de vezes que o usuário o acessa ou pelo tamanho dos arquivos a serem processamentos. 
Alternativas
Q1991529 Engenharia Cartográfica
Os parâmetros básicos do campo da gravidade que são usados como argumento na Equação de Bruns e Fórmulas de Stokes (estas últimas derivadas das fórmulas de Vening-Meinesz) e que, após, introduzidas na Equação diferencial básica da Geodésia Física, culminado na Equação Fundamental da Geodésia Física são a(s)
Alternativas
Q1991528 Engenharia Cartográfica
TEXTO 2

Para o controle de movimentação de uma estrutura num aeródromo aplicou-se para na medição angular o Método da Direções (ângulos “mi”), conforme a figura 3.

As direções “di” foram observadas em alvos fixos para o controle deste recalque, com a mesma variância de δ² = 5”(2), e sem correlação. Considere que o modelo matemático que relaciona as direções aos ângulos seja linear nesse Ajustamento de Observações.


Com base no texto 2 e na figura 3, o coeficiente de correlação entre os ângulos m1 e m3 é igual a 
Alternativas
Q1991527 Engenharia Cartográfica
TEXTO 2

Para o controle de movimentação de uma estrutura num aeródromo aplicou-se para na medição angular o Método da Direções (ângulos “mi”), conforme a figura 3.

As direções “di” foram observadas em alvos fixos para o controle deste recalque, com a mesma variância de δ² = 5”(2), e sem correlação. Considere que o modelo matemático que relaciona as direções aos ângulos seja linear nesse Ajustamento de Observações.


Considerando o texto 2 e a figura 3, a matriz obtida pela Lei de Propagação da Covariâncias é
Alternativas
Q1991523 Engenharia Cartográfica
Após a obtenção das imagens de Sensoriamento Remoto, em geral, é necessário realizar certas operações nestas, de modo a melhorar a capacidade de interpretação e caracterização para alguns usos. Entre as operações tem-se a “Filtragem” que, em síntese, trata-se de um algoritmo que desloca uma “máscara” ou janela de dimensões ímpares (3X3, 5X5, etc.), sendo que estas possuem valores diferentes para cada componente, os quais variam em função do filtro aplicado. O filtro denominado “passa-baixa” é caracterizado por
Alternativas
Q1991522 Engenharia Cartográfica
Numa aquisição de imagens do Sensoriamento Remoto, especificamente da Fotogrametria, alguns problemas ocorrem relacionado às “Aberrações Geométricas”, devido ao formato das lentes que compõem o sistema da câmera. Relacione a aberração geométrica à respectiva definição e característica. 

Aberrações Geométricas 
(1) Aberração de Esfericidade. (2) Coma. (3) Astigmatismo. (4) Curvatura de Campo. (5) Distorção.

Definição e característica

(  ) Objetos situados em um mesmo plano no objeto a ser imageado não possuem seus círculos de confusão mínima situados no mesmo plano, o que faz com que o plano-objeto não seja estritamente plano, e sim parabolóide. (   ) É devida à forma da lente e afeta as imagens de objetos situados fora do eixo óptico. (   ) É a única que afeta a posição dos objetos imageados, e não a qualidade da imagem, podendo ser radial simétrica ou descentrada. É devida à curvatura da superfície da lente e afeta as imagens de objetos situados no eixo óptico. ( ) Produz, a partir de um ponto objeto, imagens definidas por linhas retas perpendiculares entre si, diminuindo a qualidade da imagem.


A sequência correta que relaciona as aberrações geométricas, com sua definição e característica é:



Alternativas
Q1991521 Engenharia Cartográfica
A resolução radiométrica de uma imagem está relacionada à capacidade de discernir quantidades de tons dentro de uma determinada banda do espectro eletromagnético. Uma vez que o sistema utilizado em informática é o binário, a quantidade de tons de uma imagem digital está relacionada à uma potência de 2. Como exemplo, pode-se citar uma imagem de 256 tons de cinza, que possui 8 bits por pixel.
Uma imagem de 1 bit por pixel
Alternativas
Q1991520 Engenharia Cartográfica
Para acurácia posicional absoluta, o Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC), regulamentado pelas normas técnicas da cartografia nacional por meio do Decreto n. 89.817, de 20.06.1984, pode ser adotado como parâmetro a fim de estabelecer um nível de conformidade do produto cartográfico avaliado. Sobre o tema, informe Verdadeiro (V) ou Falso (F) o que se afirma abaixo, e, em seguida marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) As cartas, segundo o seu PEC, são classificadas nas Classes I, II, III e IV. ( ) Considerando uma carta classificada de segunda ordem, na escala de 1/10.000, o seu PEC planimétrico será igual a 8,0m. ( ) O Erro Padrão (EP) deve ser analisado juntamente ao PEC e este EP isolado num trabalho cartográfico, poderá ultrapassar 60,8% deste PEC. ( ) Em primeira ordem de PEC, considerando a Planimetria, tem-se àquela em que possui um valor de 0,5 mm vezes o denominador da escala da carta. ( ) Considerando a Equidistância Vertical (EV) de uma carta igual a 1,0 m; e sendo a carta classificada como da Classe C, o PEC altimétrico será igual a 0,75 m.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é 
Alternativas
Q1991519 Engenharia Cartográfica
Na operação de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), algumas distâncias horizontais mínimas de edificações, e mesmo de alturas de voo devem ser respeitadas, conforme preconiza a ICA 100-40 do DECEA.

“Para acesso ao espaço aéreo, para VANTs com Peso Máximo de Decolagem (PMD), mesmo que menor ou igual a 25 kg, mesmo que independam de valores de distâncias de aeródromos, patrimônios e pessoas, deverão ser obrigatoriamente cumpridas as determinações constantes da autorização e/ou do NOTICE TO AIRMEN (NOTAM) e/ou com a criação de um espaço aéreo segregado.” (ICA 100-40 do DECEA).

Sobre a afirmativa acima, para os usos do VANTs, refere-se a voos de alturas (“ft” – pés ou “m” – metros) acima de:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: A
5: D
6: C
7: C
8: C
9: D
10: B
11: C
12: A
13: D
14: A
15: C
16: B
17: B
18: D
19: A
20: C