Questões Militares Sobre engenharia cartográfica
Foram encontradas 533 questões
“Exatidão refere-se ________ obtido(a) nas medições”.
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/93370/tac62.png)
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/89668/59.png)
Fonte: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 01 abr. 2022.
Informe Verdadeiro (V) ou Falso (F) o que se afirma sobre levantamentos e processamento de dados GNSS, pelo IBGE-PPP. Em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) No atual ano de 2022, o Modelo para Conversão de Altitudes é o “hgeoHNOR2020”. ( ) O modelo e a altura da antena utilizada devem ser obrigatoriamente informados para o processamento no sistema IBGE-PPP. ( ) Para o processamento pelo IBGE-PPP, o arquivo de observação deve, obrigatoriamente, estar no formato RINEX, não aceitando o formato HATANAKA. ( ) Os resultados do IBGE-PPP não são aceitos pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em processos para a certificação de imóveis rurais. ( ) O uso do sistema IBGE-PPP possui um custo anual para as empresas do setor, que pode variar pelo número de vezes que o usuário o acessa ou pelo tamanho dos arquivos a serem processamentos.
![](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/89667/55_a%2056.png)
![](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/89667/55_a%2056.png)
Aberrações Geométricas
(1) Aberração de Esfericidade. (2) Coma. (3) Astigmatismo. (4) Curvatura de Campo. (5) Distorção.
Definição e característica
( ) Objetos situados em um mesmo plano no objeto a ser imageado não possuem seus círculos de confusão mínima situados no mesmo plano, o que faz com que o plano-objeto não seja estritamente plano, e sim parabolóide. ( ) É devida à forma da lente e afeta as imagens de objetos situados fora do eixo óptico. ( ) É a única que afeta a posição dos objetos imageados, e não a qualidade da imagem, podendo ser radial simétrica ou descentrada. É devida à curvatura da superfície da lente e afeta as imagens de objetos situados no eixo óptico. ( ) Produz, a partir de um ponto objeto, imagens definidas por linhas retas perpendiculares entre si, diminuindo a qualidade da imagem.
A sequência correta que relaciona as aberrações geométricas, com sua definição e característica é:
Uma imagem de 1 bit por pixel
( ) As cartas, segundo o seu PEC, são classificadas nas Classes I, II, III e IV. ( ) Considerando uma carta classificada de segunda ordem, na escala de 1/10.000, o seu PEC planimétrico será igual a 8,0m. ( ) O Erro Padrão (EP) deve ser analisado juntamente ao PEC e este EP isolado num trabalho cartográfico, poderá ultrapassar 60,8% deste PEC. ( ) Em primeira ordem de PEC, considerando a Planimetria, tem-se àquela em que possui um valor de 0,5 mm vezes o denominador da escala da carta. ( ) Considerando a Equidistância Vertical (EV) de uma carta igual a 1,0 m; e sendo a carta classificada como da Classe C, o PEC altimétrico será igual a 0,75 m.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
“Para acesso ao espaço aéreo, para VANTs com Peso Máximo de Decolagem (PMD), mesmo que menor ou igual a 25 kg, mesmo que independam de valores de distâncias de aeródromos, patrimônios e pessoas, deverão ser obrigatoriamente cumpridas as determinações constantes da autorização e/ou do NOTICE TO AIRMEN (NOTAM) e/ou com a criação de um espaço aéreo segregado.” (ICA 100-40 do DECEA).
Sobre a afirmativa acima, para os usos do VANTs, refere-se a voos de alturas (“ft” – pés ou “m” – metros) acima de:
“[...] uma dessas tecnologias que surgem é o uso de veículos aéreos não tripulados (VANT/DRONE) para imageamento de pequenas áreas com alta taxa de revisita e altíssima resolução espacial.”
“Nesse contexto, este trabalho apresenta os resultados e a metodologia utilizada no aerolevantamento com uma Aeronave Remotamente Pilotada e o processamento das imagens de uma área de aproximadamente 1600m2 . Foram realizados dois sobrevoos sobre a área utilizando a mesma rota e altura de voo, porém carregando diferentes sensores. Em seguida as imagens foram processadas para a obtenção de um mosaico ortorretificado e georreferenciado com quatro bandas cobrindo a faixa do visível e do infravermelho próximo do espectro eletromagnético, e também um Modelo Digital de Elevação (MDE). A partir desses dados, foram geradas análises de índice de vegetação (NDVI) e extração de feições semiautomática.”
“Após ter uma única imagem com quatro bandas, calculou-se o índice de vegetação Normalized Difference Vegetation Index (NDVI) utilizando as bandas do vermelho (R) e do infravermelho próximo (NIR) na fórmula: NDVI = (NIRR)/(NIR+R). Ao resultado aplicou-se uma escala de cores e ajuste de histograma para obter-se uma imagem (figura abaixo) representativa dos objetos presentes na cena.”
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/89668/46.png)
De uma maneira simplificada, pode-se traduzir a sigla NDVI como sendo um Índice de Vegetação da Diferença Normalizada, ou seja, é um índice que pode ser normalizada para valores entre -1 a 1, que consegue identificar a condição real de uma plantação, através do seu sensoriamento remoto. Para valores maiores que 0,5 e próximos a 1 (valores altos e positivos de NVDI), em grandes “manchas”, indicam, na maioria dos casos,