Questões Militares
Sobre sensoriamento remoto em engenharia cartográfica
Foram encontradas 55 questões
“[...] uma dessas tecnologias que surgem é o uso de veículos aéreos não tripulados (VANT/DRONE) para imageamento de pequenas áreas com alta taxa de revisita e altíssima resolução espacial.”
“Nesse contexto, este trabalho apresenta os resultados e a metodologia utilizada no aerolevantamento com uma Aeronave Remotamente Pilotada e o processamento das imagens de uma área de aproximadamente 1600m2 . Foram realizados dois sobrevoos sobre a área utilizando a mesma rota e altura de voo, porém carregando diferentes sensores. Em seguida as imagens foram processadas para a obtenção de um mosaico ortorretificado e georreferenciado com quatro bandas cobrindo a faixa do visível e do infravermelho próximo do espectro eletromagnético, e também um Modelo Digital de Elevação (MDE). A partir desses dados, foram geradas análises de índice de vegetação (NDVI) e extração de feições semiautomática.”
“Após ter uma única imagem com quatro bandas, calculou-se o índice de vegetação Normalized Difference Vegetation Index (NDVI) utilizando as bandas do vermelho (R) e do infravermelho próximo (NIR) na fórmula: NDVI = (NIRR)/(NIR+R). Ao resultado aplicou-se uma escala de cores e ajuste de histograma para obter-se uma imagem (figura abaixo) representativa dos objetos presentes na cena.”
De uma maneira simplificada, pode-se traduzir a sigla NDVI como sendo um Índice de Vegetação da Diferença Normalizada, ou seja, é um índice que pode ser normalizada para valores entre -1 a 1, que consegue identificar a condição real de uma plantação, através do seu sensoriamento remoto. Para valores maiores que 0,5 e próximos a 1 (valores altos e positivos de NVDI), em grandes “manchas”, indicam, na maioria dos casos,
( ) Satélites da National Oceanic Atmospheric Administration (NOAA,) administrado pelo National Environmental Satellite and Information, foram projetados para adquirir informações meteorológicas. ( ) Os satélites da Land Remote Sensing Satellite (LANDSAT) são dedicados à observação de recursos naturais terrestres. O LANSAT 8, em operação, permite gerar imagens de 15m coloridas por fusão digital. Possui 11 bandas espectrais e é uma boa solução para estudos ambientais e de uso e ocupação do solo. ( ) O Satélite Chinese Brazilian Earth Resources Satellite (CBERS) ou Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, atualmente na categoria CBERS-4, produz imagens com resolução de 20m e é uma ferramenta importante no controle de desmatamento e queimadas da Amazônia Legal, monitoramento de recursos hídricos, áreas agrícolas, ocupação do solo, dentre outros.
Marque a opção com a sequência correta.
Associe as colunas relacionando o satélite com sua aplicação.
SATÉLITE (1) NOAA
(2) LANDSAT 8 (3) CBERS-4 (4) Ikonos II (5) Pleiades
APLICAÇÃO ( ) Satélite brasileiro (50%). ( ) Satélite de alta resolução, estereoscopia (tri stereo). ( ) Satélite para aquisição de informações meteorológicas. ( ) Satélite de alta resolução, estereoscopia (par stereo). ( ) Satélite de observações de recursos naturais.
A sequência correta dessa associação é
Em relação às características dos sistemas sensores, analise as afirmativas a seguir.
I. A resolução espacial é a capacidade que o sensor tem para discriminar objetos em função do seu tamanho ou suas dimensões. Uma imagem com resolução espacial de 15m, cada pixel terá 15m x 15m; portanto, teoricamente, um objeto com dimensão menor não será perfeitamente visível na imagem. II. A resolução espectral expressa a capacidade de o sensor registrar a radiação em diferentes regiões do espectro. Assim, quanto melhor a resolução espectral maior o número de bandas espectrais que podem ser adquiridas sobre objetos da superfície. III. A resolução radiométrica representa a capacidade de o sensor discriminar, numa área imageada, alvos que apresentam pequenas variações da radiação refletida e/ou emitida em certas regiões do espectro eletromagnético. A radiância de cada pixel passa por uma codificação digital obtendo-se um valor numérico expresso em bits. Em outras palavras, refere-se ao número de tons de cinza representados por uma imagem (8bits, 11bits, 12bits, 14bits, ...).
Está correto o que se afirma em
Em relação aos sensores RADAR, analise as afirmativas a seguir.
I. o imageamento por RADAR pode ser feito a noite, pois independe da iluminação solar, utilizando sua própria fonte de energia. II. uma propriedade importante do Sistema RADAR é a possibilidade de operar em áreas com cobertura de nuvens sem prejuízo ao imageamento da superfície. III. no Sistema RADAR os sinais são produzidos num intervalo grande de frequências ou comprimento de ondas, o que potencializa suas características multiespectrais.
Está correto o que se afirma em
Em áreas com grande cobertura de nuvens e vegetação mais densa, o mapeamento com sensores convencionais fica extremamente prejudicado. Uma alternativa é o imageamento com sensores radar. A respeito dos sensores radar, avalie as afirmações a seguir:
I. Transmite um pulso de micro-ondas em direção ao alvo, recebe a energia retroespalhada e registra a potência, a variação temporal e o tempo de retorno do pulso retroespalhado.
II. Transmite um pulso de infravermelho em direção ao alvo, recebe a luminescência retroespalhada e registra a potência de radiação incidente.
III. Transmite um pulso de laser em direção ao alvo, recebe a variação do campo eletromagnético e registra a emitância retroespalhada.
Está correto apenas o que se afirma em
Em Sensoriamento Remoto, diversas análises podem ser feitas acerca da superfície terrestre através de uma técnica denominada classificação de imagens. A classificação é um processo de extração de informações em imagens para identificar padrões e objetos homogêneos utilizados para mapear áreas de interesse.Com isso, obtêm-se informações derivadas que serão representadas cartograficamente e formarão os denominados mapas temáticos.
Existem duas formas principais de classificação: a denominada classificação não supervisionada e a supervisionada. Essa última pode ser entendida como
Um efeito indesejado no tratamento digital de imagens de satélite é o denominado ruído, que ocorre em função de uma falha momentânea no sistema de registro da energia refletida em uma área do terreno no instante do imageamento. Quando acontece, a imagem fica com uma falha bem visível, como exemplificado na figura a seguir.
FIGURA 01: Imagem com ocorrência de ruído
Uma técnica simples utilizada para correção do valor zero da radiância do pixel no local do ruído é
Considerando o balanço de radiação, calcule o valor do fluxo de energia absorvido (A), e assinale a opção correta.
Dados:
Fluxo de energia incidente (I) = 1000 W
Fluxo de energia refletido (R) = 600 W
Fluxo de energia transmitido (T) = 50 W