Questões Militares Sobre sistema de informações geográficas em engenharia cartográfica

Foram encontradas 34 questões

Q1991532 Engenharia Cartográfica
O Sistema de Informação Geográfica (SIG) se caracteriza por realizar análises espaciais envolvendo dados referenciados geograficamente. Atualmente, a arquitetura mais empregada na construção dos SIG é do uso de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) relacional, que gerência os atributos descritivos com os atributos espaciais. Uma tendência atual é que os novos SIGs incorporem as características de Sistemas Orientados à Objetos para seu SGBD. A orientação a objetos fornece recursos computacionais como 
Alternativas
Q902677 Engenharia Cartográfica
Em relação aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), analise.
I. A principal semelhança entre CAD e SIG é que ambos fazem representações gráficas da realidade. Normalmente, os CAD possuem mais ferramentas para desenho, ao passo que os SIG se concentram nas ferramentas de análise. II. O PostgreSQL corresponde a um sistema de gerenciamento de banco de dados de código aberto que utiliza a extensão PostGIS para armazenar dados georreferenciados. III. Em relação a dados matriciais, os dados vetoriais ocupam maior espaço de armazenamento e possuem maior precisão de localização.
Esta correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q902674 Engenharia Cartográfica
Quanto à estruturação e ao funcionamento do banco de dados em um ambiente SIG, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q902673 Engenharia Cartográfica
Nos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), os metadados descrevem conteúdo, qualidade, condição e outras características de dados geoespaciais e oferecem um registro das mudanças ou modificações que foram feitas nesses dados.
Analise as opções a seguir e marque a que não representa metadados.
Alternativas
Q902672 Engenharia Cartográfica
Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são dotados de ferramentas computacionais desenvolvidas para representar e manipular grandes quantidades de dados armazenados em banco de dados, inclusive a componente geográfica, o que permite análises espaciais complexas. São desenvolvidos para servir como suporte ao planejamento estratégico e tomada de decisão.
Em banco de dados de um SIG , analise as afirmativas a seguir.
I. Entidade (feature) é um elemento do mundo real que pode ser representada por um objeto. II. Um objeto (entity) pode ser interpretado graficamente a partir de pontos, linhas, polígonos e textos. III. Atributo é uma característica dos elementos de um mapa descrito mediante número de caracteres e, normalmente, são armazenados em tabelas.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q821578 Engenharia Cartográfica

O posicionamento por satélite é uma tecnologia inovadora e extremamente eficiente. Conseguir determinar as coordenadas geodésicas (latitude, longitude e altitude) de um ponto sobre a superfície terrestre, em alguns segundos, é algo extraordinário. O princípio básico desta tecnologia é: conhecidas as coordenadas dos satélites em um sistema de referência apropriado, é possível calcular as coordenadas da antena de um usuário sobre a superfície terrestre no mesmo sistema de referência dos satélites. O sistema de posicionamento por satélite artificial pioneiro foi o Navy Navigation Satellite System (NNSS) também chamado de TRANSIT, no qual as medidas eram baseadas no efeito Doppler. Como eram poucos satélites e com órbitas muito baixas, obter coordenadas com precisão, demandava um grande período parado no mesmo ponto. Depois do TRANSIT foram lançados outros sistemas, alguns em pleno funcionamento, outros parcialmente e, finalmente, alguns ainda na fase de lançamento da constelação de satélites com previsão de operação a partir do ano de 2020.

Analise as alternativas a seguir e marque aquela em que todas as siglas representam sistemas de posicionamento por satélite, lançados após o sistema TRANSIT.

Alternativas
Q821576 Engenharia Cartográfica

No processamento de dados do Sistema de Posicionamento Global (GPS), se as observações em campo foram coletadas utilizando-se o método relativo, é possível aplicar algumas combinações lineares das observáveis. Uma vantagem do posicionamento relativo é que os erros presentes nas observações originais são reduzidos quando se formam as combinações entre os dados observados nas estações. As observáveis derivadas das originais são denominadas de simples, dupla e triplas diferenças.

Em relação ao resultado alcançado em cada uma destas combinações ou diferenças, é correto afirmar que na

Alternativas
Q695026 Engenharia Cartográfica

O SIG é capaz de armazenar informações variadas, de natureza gráfica, como vetores e imagens. Em resumo, o SIG precisa ser capaz de:

I. Permitir que o usuário possa incorporar dados e visualizar graficamente estes dados.

II. Permitir detectar falhas e incorreções nos dados gráficos.

III. Permitir a digitalização de dados gráficos em formato vetorial.

IV. Permitir a associação de imagens digitais ao banco de dados.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q695022 Engenharia Cartográfica

Sobre o SIRGAS atualmente denominado de Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Foi concebido em 1993.

( ) Foram ocupadas 65 estações pertencentes ao Serviço GNSS Internacional na primeira campanha.

( ) Na primeira campanha foram inseridas as coordenadas no ajustamento como fiduciais de sete estações brasileiras.

( ) Os equipamentos utilizados no rastreio eram todos receptores de dupla frequência.

( ) Os processamentos dos dados da segunda campanha foram realizadas por três centros: IBGE, DGFI e BKG.

Alternativas
Q695016 Engenharia Cartográfica

O IGS (International GNSS Service) é um serviço internacional permanente, estabelecido em 1990 pela IAG (International Association of Geodesy). Sobre os objetivos principais do IGS, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Prover a comunidade científica com órbitas dos satélites GNSS altamente precisas.

( ) Prover parâmetros de rotação da Terra de alta resolução.

( ) Monitorar globalmente as deformações da crosta terrestre.

( ) Expandir geograficamente o ITRF (International Terrestrial Reference Frame) mantido pelo IERS (International Earth Rotation and Reference System Service).

Alternativas
Q695011 Engenharia Cartográfica

Um aspecto central no uso da tecnologia de geoprocessamento advém da característica lógico-matemática de sistemas de informação. Para ser representada em ambiente computacional, temos de associar a cada tipo de informação geográfica uma escala de medida e de referência, que é utilizada pelo SIG para caracterizá-lo. Sendo assim, analise as afirmativas sobre geoprocessamento.

I. No universo conceituai pode-se distinguir entre as grandes classes formais de dados geográficos e especializar tais classes em relação aos tipos de dados geográficos utilizados comumente.

II. Imagens são tipos de dados obtidos por satélites, fotografias aéreas ou “scanners” aerotransportados, que representam formas de captura indireta de informação espacial.

III. Dados temáticos provém de dados que descrevem a distribuição espacial de uma grandeza geográfica, expressa de forma qualitativa, como os mapas de pedologia e a aptidão agrícola de uma região.

IV. Região geográfica, no universo conceituai inserido em geoprocessamento, é uma região geográfica como uma superfície qualquer pertencente ao espaço geográfico, que pode ser representada num plano ou reticulado, dependente de uma projeção cartográfica.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q694997 Engenharia Cartográfica

O sistema de referência associado ao GPS, quando se utilizam efemérides transmitidas, é o WGS84. Dessa forma, quando um levantamento é efetuado usando-se o GPS em sua forma convencional, as coordenadas dos pontos envolvidos são obtidas nesse sistema de referência. É correto afirmar sobre coordenadas geodésicas que:

I. As coordenadas de um ponto na superfície física da Terra em relação ao elipsoide de revolução ficam definidas em função de uma terceira coordenada, a altitude geométrica.

II. A latitude geodésica de um ponto qualquer (P) é definida como o ângulo entre a normal ao elipsoide que passa por P e o plano equatorial.

III. A longitude geodésica de um ponto qualquer (Q) é o ângulo formado entre o eixo e a projeção sobre o plano equatorial, da normal ao elipsoide nesse ponto.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q688466 Engenharia Cartográfica

Sobre Banco de Dados Geográfico (BDG) e Sistema Gestor de Base de Dados (SGBD), analise as afirmativas abaixo.

I. A principal diferença entre os SIGs é a forma como os dados geográficos são gerenciados. Há basicamente três diferentes arquiteturas de SIGs que utilizam os recursos de um SGBD: simples, dual e quad.

II. O principal objetivo de um SGBD é retirar da aplicação do cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados.

III. Uma das principais desvantagens da arquitetura dual são as consultas mais lentas, pois são processadas individualmente. A parte convencional da consulta é processada pelo SGBD separado da parte espacial, que é processada pelo aplicativo utilizando os arquivos proprietários.

IV. O Access, MySQL, Oracle, e PostgreSQL não são Banco de Dados e sim SGBD.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q688461 Engenharia Cartográfica

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre métodos de posicionamento GNSS. A seguir, marque a opção com a sequência correta.

( ) O posicionamento diz respeito à determinação da posição de objetos com relação a um referencial específico e pode ser classificado em posicionamento absoluto, relativo e DGPS (Differencial GPS).

( ) Diz-se posicionamento absoluto quando as coordenadas estão associadas diretamente ao geocentro.

( ) No caso do posicionamento relativo, as coordenadas são determinadas com relação a um referencial materializado por um ou mais vértices com coordenadas desconhecidas.

( ) O objeto a ser posicionado pode estar em repouso ou movimento, ou seja, cinemático ou estático, respectivamente.

( ) Pode-se ter o posicionamento absoluto estático ou posicionamento absoluto cinemático. A mesma classificação pode ser feita em relação ao posicionamento relativo e ao DGPS.

Alternativas
Q688460 Engenharia Cartográfica

Na determinação da altitude ortométrica, por vezes, surge a necessidade de transformar a altitude obtida no GPS, operação que envolve também a altura geoidal no ponto considerado. Nesse sentido, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Altitude ortométrica de um ponto é a distância desse ponto ao geoide, contado ao longo da normal.

( ) A altitude obtida no GPS é a altitude elipsoidal.

( ) A altitude elipsoidal ou geométrica é a distância do ponto ao elipsoide, contada ao longo da vertical.

( ) Ondulação geoidal é a distância, contada ao longo da vertical, da superfície do elipsoide ao geoide.

Alternativas
Q661215 Engenharia Cartográfica

Sobre o sistema SIRGAS (Sistema de Referência Geocêntrico para a América do Sul), analise as afirmações abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O SIRGAS foi criado em outubro de 1993, contando com a participação dos países da América do Sul, representados por suas agências nacionais, tendo como principal objetivo estabelecer um sistema de referência geocêntrico para a América do Sul.

( ) A adoção do SIRGAS segue uma tendência atual, tendo em vista as potencialidades do GPS e as facilidades para os usuários, pois, com esse sistema geocêntrico, as coordenadas obtidas com GPS, relativamente a esta rede, podem ser aplicadas diretamente aos levantamentos cartográficos, evitando a necessidade de transformações e integração entre os dois referenciais.

( ) O elipsoide utilizado é o GRS-80 (Geodetic Reference System 1980), sendo considerado idêntico ao WGS84 em questões de ordem prática, como é o caso do mapeamento.

( ) Foi oficialmente adotado como Referencial Geodésico Brasileiro em 2000, por meio de Resolução do Presidente do IBGE, em que é alterada a caracterização do Sistema Geodésico Brasileiro, estando atualmente em um período de transição de 15 anos, em que o SAD69 só poderá ser utilizado pela comunidade com a devida correlação ao novo sistema.

Alternativas
Q661214 Engenharia Cartográfica
Sobre o SIG (Sistema de Informação Geográfica) aplicado a um sistema de informações geográficas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q661187 Engenharia Cartográfica

Analise as afirmações abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Há uma correspondência matemática biunívoca entre as coordenadas geodésicas dos pontos do Sistema Geodésico Brasileiro e as suas homólogas plano-retangulares nos sistemas parciais de latitudes e longitudes.

( ) O Sistema Geodésico Brasileiro possui orientação geocêntrica com o eixo de rotação do elipsoide paralelo ao eixo de rotação da Terra e o plano meridiano origem paralelo ao plano meridiano de Greenwich.

( ) O referencial altimétrico do Sistema Geodésico Brasileiro coincide com a superfície equipotencial que contém o nível médio dos mares.

( ) Os pontos do Sistema Geodésico Brasileiro são compatíveis com as finalidades a que se destinam, tendo como imagem geométrica da Terra o Elipsoide de Referência Internacional do datum de Chuá ,de 1967, do paralelo 45.

Alternativas
Q641303 Engenharia Cartográfica
Dentre os Tipos de Dados em geoprocessamento, pode-se citar:
Alternativas
Q641296 Engenharia Cartográfica

Em relação aos dados do Landsat, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I - Os sistemas Landsat têm órbita circular, quase polar, síncrona com o sol.

II - Os três primeiros satélites Landsat levaram a bordo os sensores RBV e MSS e obtiveram imageamento em linhas do terreno numa faixa de 185km.

III- Ao contrário do MSS, os dados do RBV não são transformados de analógicos para digitais antes de serem transmitidos às estações terrestres.

IV - O sensor TM, a bordo dos satélites Landsat 4 e 5, tem resolução espacial 30 x 30 metros para as bandas de 1, 2, 3, 4, 5e6, e 120 x 120 metros para a banda 7.

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: A
5: D
6: D
7: C
8: A
9: A
10: C
11: A
12: A
13: D
14: D
15: A
16: A
17: D
18: B
19: A
20: A