Questões Militares de Auditoria Governamental - Sistema de Controle Interno - SCI
Foram encontradas 26 questões
I. O auditor interno governamental tem como parte do seu dever funcional a manutenção do sigilo, este limitado às informações diretamente relacionadas ao escopo do trabalho, sendo que eventual divulgação de informações relativas aos trabalhos desenvolvidos ou a serem realizados requer prévia anuência da autoridade competente.
II. Os auditores internos governamentais devem se abster de auditar operações específicas com as quais estiveram envolvidos nos últimos 24 meses, quando na condição de gestores ou em decorrência de vínculos profissionais, comerciais, pessoais, familiares ou de outra natureza, exceto se a execução de atividades tenha se dado em nível operacional.
III. O estabelecimento, manutenção, monitoramento e aperfeiçoamento dos controles internos é responsabilidade da alta administração de cada um dos órgãos ou entidades integrantes da Administração Pública Federal, sem prejuízo das responsabilidades dos gestores, tanto de processos organizacionais quanto de políticas públicas, nos seus respectivos âmbitos de atuação.
IV. É vedado aos auditores internos governamentais realizar trabalhos de consultoria sobre operações que tenham avaliado anteriormente ou avaliar operações sobre as quais tenham prestado prévio serviço de consultoria, independentemente da natureza dos trabalhos realizados ou a realizar. Além disso, qualquer trabalho deve ser recusado caso existam potenciais prejuízos à autonomia técnica ou à objetividade.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
De acordo com o Decreto nº 3.591, de 6 de setembro de 2000, que dispõe sobre o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, tal sistema compreende o conjunto das atividades relacionadas à avaliação do cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, da execução dos programas de governo e dos orçamentos da União e a avaliação da gestão dos administradores públicos federais, bem como o controle das operações de crédito, avais, garantias, direitos e haveres da União.
Considerando a finalidade das atividades desempenhadas pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, analise as alternativas a seguir.
I. A avaliação do cumprimento das metas do Plano Plurianual visa a comprovar a conformidade da sua execução.
II. A avaliação da execução dos programas de governo deve limitar-se a comprovar o nível de execução das metas.
III. A comprovação da conformidade da execução com os limites e as destinações estabelecidas na legislação pertinente são o objetivo da avaliação da execução dos orçamentos da União.
IV. O controle das operações de crédito, avais, garantias, direitos e haveres da União visa a assegurar o adequado recebimento e a alocação dos recursos conforme previsão legal.
Está correto apenas o que se afirma em
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal visa a avaliação da ação governamental e da gestão dos administradores públicos federais.
Tendo por base as diretrizes de tal sistema, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo.
( ) No que diz respeito ao Plano Plurianual, cabe ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal assegurar sua adequação em relação ao conteúdo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
( ) A avaliação da execução dos programas de governo, como uma das atividades abrangidas pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, visa comprovar o nível de execução das metas, o alcance dos objetivos e a adequação do gerenciamento.
( ) A avaliação da execução dos orçamentos da União é atividade exclusivamente legislativa, a ser executada com apoio dos órgãos de controle externo, não sendo, portanto, uma atividade abrangida pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
( ) A realização de operações de crédito, concessão de avais e garantias, no âmbito da União, requer parecer prévio de conformidade, cuja emissão é responsabilidade do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
A alternativa que apresenta a sequência correta é
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal apresenta as seguintes finalidades:
I. avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;
II. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;
III. exercer o controle das operações de crédito, dos avais e das garantias, bem como dos direitos e haveres da União;
IV. apoiar o controle externo no exercício da sua missão institucional;
V. definir que o montante da despesa autorizada em cada exercício financeiro não poderá ser superior ao total das receitas estimadas para o mesmo período.
Estão corretas somente as assertivas
( ) Na Administração Pública, em relação ao âmbito da sua atuação, o controle interno é consoante ao controle externo.
( ) O controle interno auxilia uma entidade pública a alcançar os objetivos definidos pelo Poder Público.
( ) A Controladoria Geral da União é órgão central do Sistema de Controle Externo do Poder Executivo Federal.
( ) Entre as atribuições do controle interno estão a realização de auditorias internas, emissão de relatórios, bem como, parecer.
( ) É atribuição do controle interno a fiscalização da administração a fim de julgar sua probidade.
AUDITORIA
I - AUDITORIA CONTÁBIL
II - AUDITORIA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO
III- AUDITORIA OPERACIONAL
IV - AUDITORIA ESPECIAL
V - AUDITORIA DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO
OBJETIVOS
( ) Objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente.
( ) Tem por objetivo emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial.
( ) Tem por objeto verificar a efetividade e a aplicação de recursos externos, oriundos de agentes financeiros e organismos internacionais, por unidades ou entidades públicas executoras de projetos celebrados com aqueles organismos com vistas a emitir opinião sobre a adequação e fidedignidade das demonstrações financeiras.
( ) Objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados.
( ) Tem por objetivo atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.
São finalidades do sistema de controle interno do Poder Executivo federal:
I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.
II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
III- Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.
Assinale a opão correta.