Questões Militares de Auditoria - Auditoria Independente (Externa)
Foram encontradas 12 questões
TIPOS DE ORGANIZAÇÕES (1) Erro (2) Fraude (3) Papéis de trabalho (4) Procedimentos de auditoria
EXEMPLOS ( ) Ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis. ( ) Conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor, preparado de forma manual, por meios eletrônicos ou por outros meios. ( ) Conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas; abrangem testes de observância e testes substantivos. ( ) Ato não intencional resultante de omissão, desatenção ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.
A sequência correta dessa associação é
Marque a alternativa que completa corretamente as lacunas da assertiva a seguir.
Os assuntos que, segundo o julgamento profissional do auditor, foram os mais significativos na auditoria das demonstrações contábeis do período corrente representam ____________________ e devem ser ____________________.
Sobre o exercício da função do auditor, analise as afirmativas abaixo.
I. Para o exercício da função de auditor independente há diversos requisitos morais a serem observados, que são de fundamental significação, dado o caráter de interesses econômicos e financeiros da coletividade.
II. A função do auditor, por compreender fiscalização e julgamento de atos de terceiros, envolve delicados problemas de relações humanas, que exigem um comportamento educado e compreensivo.
III. Qualquer que seja o fim a que se destina a auditoria, o auditor deve sempre agir com a mesma isenção de ânimo, imparcialidade e independência técnica e funcional, com o objetivo exclusivo de apurar a verdade, zelando pelo direito dos proprietários do patrimônio (acionistas ou outros investidores) e de terceiros com ele relacionados (fisco, fornecedores, bancos, financiadores e demais credores da empresa).
IV. O auditor pode obter clientes através de propaganda comercial, de autoelogios, de oferecimento de baixos honorários, de pagamento de comissão por agenciamento de serviços ou de qualquer outra forma de exercer influência sobre o cliente.
V. A boa qualidade do trabalho executado pelo auditor tem também seus fundamentos éticos, pois a ineficiência ou a negligência do auditor poderão trazer prejuízos morais e materiais a muitas pessoas e entidades envolvidas com a matéria examinada.
VI. Para o auditor, o sigilo profissional assume papel extremamente importante, desde que ao auditor são confiados todos os segredos da empresa, aos quais podem estar ligados os interesses de muitas pessoas.
Estão corretas somente as afirmativas
Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Uma das características que distingue a auditoria externa é justamente _______________ que o auditor pode, e deve, manter em relação à entidade auditada.
TERMINOLOGIAS I - Fraude II - Erro III- Papéis de Trabalho IV - Riscos de Auditoria V - Procedimentos de Auditoria
DEFINIÇÕES ( ) Conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligadas pelo auditor, que constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião.
( ) Ato voluntário de omissão e manipulação de transações, adulteração de documentos, registro e demonstrações contábeis.
( ) Ato involuntário de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.
( ) Conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas. Essas técnicas abrangem testes de observância e testes substantivos.
(1) Auditoria interna
(2) Auditoria externa
( ) maior grau de independência.
( ) utiliza maior volume de testes.
( ) executa auditoria contábil e operacional.
( ) não tem vínculo empregaticio com a empresa auditada.
( ) o principal objetivo é emitir um parecer ou opinião sobre as demonstrações contábeis, no sentido de verificar se estas refletem adequadamente a posição patrimonial e financeira,o resultado das operações,as mutações do patrimônio liquido e os fluxos de caixa da empresa examinada.
( ) O auditor deve estudar e avaliar o sistema contábil e o controle interno da empresa, como base para determinar a confiança que neles pode depositar.
( ) O auditor deve ser independente em todos os assuntos relacionados com seu trabalho.
( ) O auditor deve expressar, no parecer, sua opinião sobre as demonstrações contábeis tomadas em conjunto.
( ) O auditor deve aplicar o máximo de cuidado e zelo na realização de seu exame e na exposição de suas conclusões.