Questões Militares de Sociologia - Cultura e identidade nacional
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Em Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda desenvolve uma ideia em torno da qual constrói sua interpretação sociológica: a do “homem cordial”. Este seria o brasileiro típico, fruto da colonização portuguesa e representante conceitual da nossa sociedade. Acontece que, como a palavra “cordial” na linguagem comum tem o sentido de afável, afetuoso, a ideia do “homem cordial” ficou associada à concepção do brasileiro como gentil, hospitaleiro, pacífico. E Sérgio Buarque foi muito criticado por essa maneira de ver os brasileiros.
(O’DONNEL, Júlia et al. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2018. p. 346-347.)
A partir da reflexão acima, é correto afirmar que para Sérgio Buarque de Holanda a “cordialidade” designa:
Em Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda desenvolve uma ideia em torno da qual constrói sua interpretação sociológica: a do “homem cordial”. Este seria o brasileiro típico, fruto da colonização portuguesa e representante conceitual da nossa sociedade. Acontece que, como a palavra “cordial” na linguagem comum tem o sentido de afável, afetuoso, a ideia do “homem cordial” ficou associada à concepção do brasileiro como gentil, hospitaleiro, pacífico. E Sérgio Buarque foi muito criticado por essa maneira de ver os brasileiros.
(O’DONNEL, Júlia et al. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2018. p. 346-347.)
A partir da reflexão acima, é correto afirmar que para Sérgio Buarque de Holanda a “cordialidade” designa:
O tempo constitui um elemento importante na análise de uma cultura. Nesse mesmo quarto de século, mudaram-se os padrões de beleza. Regras morais que eram vigentes passaram a ser consideradas nulas: hoje uma jovem pode fumar em público sem que a sua reputação seja ferida. Ao contrário de sua mãe, pode ceder um beijo ao namorado em plena luz do dia. Tais fatos atestam que as mudanças de costumes são bastante comuns. Entretanto, elas não ocorrem com a tranquilidade que descrevemos. Cada mudança, por menor que seja, representa o desenlace de numerosos conflitos. Isso porque em cada momento as sociedades humanas são palco do embate entre as tendências conservadoras e as inovadoras. As primeiras pretendem manter os hábitos inalterados, muitas vezes atribuindo aos mesmos uma legitimidade de ordem sobrenatural. As segundas contestam a sua permanência e pretendem substituí-los por novos procedimentos.
(LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p. 96.)
A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. As maneiras de ver o mundo, os julgamentos de valor, hábitos e comportamentos sociais são produtos de uma herança cultural.
2. O caráter dinâmico da cultura e as tentativas de mudanças nos costumes colocam em risco a preservação dos sistemas culturais.
3. O etnocentrismo designa a tendência em considerar lógico e coerente apenas o próprio sistema cultural, atribuindo aos demais um alto grau de irracionalismo.
4. Os sistemas culturais de sociedades simples são estáticos enquanto que os de sociedades complexas como a nossa são dinâmicos.
Assinale a alternativa correta.
De meu corpo ofereço
as minhas frutescências,
e ao leve desejo-roçar
de quem me acolhe,
entrego-me aos suados,
suaves e úmidos gestos
de indistintas mãos e
de indistintos punhos,
pois na maturação da fruta,
em sua casca quase-quase
rompida,
boca proibida não há.
EVARISTO, Conceição, “Da partilha do fruto”. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.
Assinale a afirmativa que interpreta corretamente a que marcador de diferença social está relacionado o poema citado.
Considere o seguinte excerto do texto intitulado Adolescência em Samoa, da antropóloga Margaret Mead:
Nas partes mais remotas do mundo, sob condições históricas muito diferentes daquelas que fizeram Grécia e Roma florescer e declinar, grupos de seres humanos desenvolveram padrões de vida tão diferentes dos nossos que não podemos arriscar a conjectura de que iriam chegar algum dia às nossas próprias soluções. Cada povo primitivo escolheu um conjunto de valores humanos e moldou para si mesmo uma arte, uma organização social, uma religião, que são sua contribuição singular para a história do espírito humano. Samoa é apenas um desses padrões diversos e graciosos, mas, assim como viajante que um dia se afastou de casa é mais sábio que o homem que nunca foi além da soleira da própria porta, o conhecimento de outra cultura deveria aguçar nossa capacidade de esquadrinhar com mais sobriedade, de apreciar mais amorosamente, a nossa própria cultura.
(MEAD, Margaret. Adolescência em Samoa. In: CASTRO, Celso (org.). Cultura e personalidade: Ruth Benedict, Margaret Mead e Edward Sapir. Rio de Janeiro: Zahar, 2015, p. 28.)
A partir dessa consideração feita pela autora, é correto afirmar:
O conceito de cultura é um dos mais usados nas ciências sociais. Embora diferenciado do conceito de sociedade, está claro que nenhuma cultura poderia existir sem sociedade assim como toda sociedade desenvolve uma cultura própria. Sobre o ensino do tema processo de socialização e identidades sociais, segundo as recomendações do Centro de Referência Virtual, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O professor poderá iniciar o estudo deste tópico pedindo aos alunos que identifiquem formas de comportamento e regras que lhes foram transmitidas e são exigidas em suas casas e na escola. É importante reconhecer que somos socializados na cultura de nossa família apenas na adolescência.
II. Deve-se mencionar Freud como um dos principais estudiosos da formação da identidade pessoal (do self) que, há mais de cem anos, reconheceu na família o agente mais importante da socialização primária. Algumas questões importantes têm sido levantadas em relação à transformação das famílias nas últimas décadas e o crescimento das taxas de divórcio que podem estar afetando o cuidado com as crianças e, portanto, sua socialização.
III. Para tratar de outro agente importante de socialização, as escolas, o professor pode solicitar a seus alunos que indiquem os aspectos em relação aos quais eles reconhecem o papel socializador da educação escolar. Alguns pontos básicos estão relacionados com a preparação para o mundo do trabalho, com a formação intelectual e cultural das novas gerações no sentido de prepará-las para a vida social mais ampla.
Estão corretas as afirmativas:
Encontramos na Sociologia atual um enorme volume de pesquisas sobre o mais variado espectro de questões distribuídas por culturas e sociedades diferentes. Segundo a Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. As informações têm possibilitado estudos e análises comparativas que, através de rigorosos procedimentos metodológicos, compõem uma base sólida de conhecimento sobre as diversas formas de cultura e de organização social das sociedades contemporâneas.
II. Se a Sociologia pretende apresentar-se e manter sua posição como uma disciplina científica, específica e autônoma, ela deve ser capaz de oferecer um conhecimento que nos permita desmistificar concepções equivocadas, embora bem aceitas, quer pelo senso comum, quer por alguma outra disciplina científica.
III. Em seu primeiro livro, A Divisão do Trabalho Social, Max Weber (1864-1920) procurou desmistificar a concepção, até então bem aceita entre os economistas, de que a divisão do trabalho se explica pelos benefícios individuais que pode trazer.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre a formação da identidade social dos indivíduos, é correto afirmar que é formada
Falar da contribuição das raças humanas para a civilização mundial poderia assumir um aspecto surpreendente numa coleção de brochuras destinadas a lutar contra o preconceito racista. Resultaria num esforço vão ter consagrado tanto talento e tantos esforços para demonstrar que nada, no estado atual da ciência, permite afirmar a superioridade ou a inferioridade intelectual de uma raça em relação a outra […].
(Claude Lévi-Strauss. Raça e História. 3a Edição. Lisboa, Editorial Presença,1980. Adaptado)
O que determina a diferença cultural entre os povos?
Não fala com pobre, não dá mão a preto, não carrega embrulho.
Pra que tanta pose doutor?
Por que esse orgulho?
A bruxa, que é cega, esbarra na gente e a vida estanca.
O enfarte te pega, doutor, e acaba essa banca
(...)
(Billy Blanco. A Banca do Distinto. In Renato da Silva Queiroz.
Não vi e não gostei – O fenômeno do preconceito.)
Canções conhecidas da Música Popular Brasileira ajudam a desmascarar
– através da ironia – atitudes que desumanizam e coisificam
o outro, o diferente. Mas, a leveza musical pode criar a
ilusão de que é fácil lutar contra esse câncer social – o preconceito,
base de estigmas, estereótipos, discriminação, segregação
e genocídio. A respeito dessa luta, é possível afirmar que