Questões Militares de Sociologia - Desigualdade social no Brasil

Foram encontradas 6 questões

Ano: 2022 Banca: NC-UFPR Órgão: PM-PR Prova: NC-UFPR - 2022 - PM-PR - Cadete |
Q1901555 Sociologia
A idade avançada e os problemas de saúde de uma empregada doméstica de 63 anos não a impediam de percorrer semanalmente 120 km de sua casa humilde em Miguel Pereira, no sul fluminense, até o apartamento onde trabalhava no Alto Leblon, bairro da zona sul do Rio que tem o metro quadrado mais valorizado do país...
(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/03/19/primeira-vitima-do-rj-eradomestica-e-pegou-coronavirus-da-patroa.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 05/11/2021.)

A notícia do site UOL retrata a primeira morte registrada na pandemia do novo coronavírus no Brasil. Uma senhora de 63 anos contraiu o vírus de sua patroa que voltava da Itália para o Rio de Janeiro. O exemplo dessa fatalidade, com uma mulher negra e empregada doméstica, revela um processo mais amplo, que vai além da pandemia e simboliza um cenário marcado por:
Alternativas
Q956546 Sociologia
Frequentemente, em nosso país, escolas de ensino fundamental e médio enfrentam sérias dificuldades para oferecer boas condições de ensino a seus alunos. Essa situação, decorrente de diversas causas sociais, financeiras e políticas, constitui um grave problema devido a suas várias implicações sociais, especialmente a longo prazo. Considerando tal problema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q718754 Sociologia
Não há estados democráticos modernos que não se preocupem com a questão política do combate às desigualdades. Esse dado da realidade não poderia permitir à Sociologia deixar de se preocupar teoricamente com a questão. Sobre o ensino do tema desigualdade social e as classes sociais – a socialdemocracia, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q718752 Sociologia

As desigualdades sociais, no mundo ocidental, sempre estiveram presentes em todas as sociedades, desde a antiguidade até a Idade Média. Na modernidade, entretanto, essa questão não apenas se tornou mais evidente, como se tornou central com o advento das classes sociais. Sobre o do tema desigualdade social e as classes sociais - o entendimento de suas condições no século XIX, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Um bom começo para o entendimento das origens e da dinâmica do desenvolvimento das classes, principalmente no século XIX, são os ensinamentos de Marx. Para ele, classe, no capitalismo, pode ser definida de forma genérica – já que Marx faz uso do termo de forma variada – em termos da relação de grupamentos sociais com os meios de produção.

II. Embora Marx inicie a sua obra mais famosa, O Capital, falando da mercadoria, ele está mais preocupado, na realidade, com o processo de produção.

III. Na visão dicotômica de Marx, estabelece-se uma reciprocidade de dependência simétrica. Assim, o conflito de classes surge, inevitavelmente, dessa dependência recíproca. Em cima dessas condições objetivas ele trabalha as condições necessárias de consciência e ação.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q718751 Sociologia

As desigualdades sociais, no mundo ocidental sempre estiveram presentes em todas as sociedades, desde a antiguidade até a Idade Média. Na modernidade, entretanto, essa questão não apenas se tornou mais evidente, como se tornou central com o advento das classes sociais. Sobre o ensino do tópico as grandes mudanças do período moderno e as consequências para a vida social, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O capitalismo não se caracteriza pelo fato de os meios de produção, os produtos e, principalmente, a força de trabalho serem uma mercadoria, vendida e comprada no mercado.

( ) Para Marx, basicamente, existem no capitalismo duas classes: uma, que detém os meios de produção (matérias-primas, maquinário, as fábricas, e o capital que pode comprá-los) e outra que não possui estes meios. Isto é o que ele chama de relação de produção.

( ) A alienação, isto é, o fato de o produto (ou mercadoria) se unir de forma indissociável ao produtor que o produz – aí, incluída a força de trabalho – serve apenas de mote para a descrição do processo de produção capitalista, gerando as condições objetivas da reprodução e das relações de classe.

( ) A burguesia e o proletariado passam a ser classe em si quando elas têm consciência de sua própria existência, ou, quando têm consciência de classe.

( ) Ao proletariado, que vende sua força de trabalho, cabe apenas uma parcela da riqueza produzida, que vai corresponder apenas àquilo de que precisa para se reproduzir, ou seja, o seu salário.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Q512571 Sociologia
Observe a figura e leia o texto a seguir:

                              Imagem associada para resolução da questão

                              Declaração Universal dos Direitos Humanos

                                                        Artigo 1º 
Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.


                                                        Artigo 2º 

Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. Não será tampouco feita qualquer distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.

                                                         Artigo 3º
 Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.


                                                         Artigo 4º 

Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas
                                                                                                                                               (Disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Declar.... html > Acesso em: 19 abril 2014.)

Com base na figura, no texto e nos conhecimentos sobre os valores humanos, a ética e a moral, considere as afirmativas a seguir: 

I - Em determinado país que não possui leis contra a exploração do trabalho infantil, se uma empresa utilizar-se desta prática, estará sendo ética, por estar amparada juridicamente, mas não estará sendo moralmente correta. 
II - Em países que possuem leis claras contra a exploração do trabalho infantil, se alguém utilizar- se desta forma de labuta para obter lucros, estará isento de moral e de ética. 
III - O fato de um País possuir leis que condenam o trabalho infantil caracteriza um dos elementos da moral desse País e relaciona-se com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.


 Assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: A
5: C
6: B