Questões Militares
Sobre mundo do trabalho em sociologia
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Os sociólogos franceses Luc Boltanski e Ève Chiapello, em sua obra intitulada O novo espírito do capitalismo (2009), afirmam que a nova política de contratação e as novas organizações da estrutura empresarial (que é global) permitem que o empregador, ao subcontratar a mão de obra, possa ocultar que é o empregador. É o caso de grandes empresas norte-americanas de celulares que transferiram sua produção para empresas fornecedoras na China. [...] Ou seja, levam a alterações contratuais de trabalho que, ao facilitarem os trâmites e a burocracia para a demissão de empregados, como é o caso dos chamados temporários, aumentam a sensação de insegurança dos trabalhadores.
(ARAÚJO, Silvia Maria de Araújo; BRIDI, Maria Aparecida; MOTIM, Benilde Lenzi. Sociologia. São Paulo: Scipione, 2016. p. 152.)
Sobre os problemas relativos à transformação no mundo do trabalho no século XXI, é corretor afirmar:
A ênfase na flexibilidade está mudando o próprio significado do trabalho, e também as palavras que empregamos para ele. “Carreira”, por exemplo, significava originalmente, na língua inglesa, uma estrada para carruagens, e, como acabou sendo aplicada ao trabalho, um canal para as atividades econômicas de alguém durante a vida inteira. O capitalismo flexível bloqueou a estrada reta da carreira, desviando de repente os empregados de um tipo de trabalho para outro. A palavra job [serviço, emprego], em inglês do século XIV, queria dizer um bloco ou parte de alguma coisa que se podia transportar numa carroça de um lado para o outro. A flexibilidade hoje traz de volta esse sentido arcano de job, na medida em que as pessoas fazem blocos, partes de trabalho, no curso de uma vida.
(Richard Sennett. A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo, 2015. Adaptado.)
A flexibilidade e as transformações no trabalho citadas pelo sociólogo Richard Sennett geram
A sociologia atual propõe um modelo geral para o entendimento da modernização. É necessário que o professor explique aos alunos que esse modelo se configura como um tipo ideal, de tal forma que cada realidade, para ser dita como moderna, se aproximará mais ou menos dessa tipificação em termos de ideias. Com base nas orientações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais sobre o tema as características do mundo moderno, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Toda a discussão de modernidade deverá desaguar em uma reflexão sobre o que há de convivência entre o tradicional e o moderno no caso brasileiro, qualquer que seja a embocadura teórica enfatizada.
II. A característica marcante da sociedade moderna é sua constante produção e incorporação de mecanismos e de instituições adequados para gerar e absorver um fluxo contínuo de mudanças estruturais, mantendo, ao mesmo tempo, o grau necessário de integração sistêmica. Isto é o que se pode chamar de mudanças sociais e políticas autossustentadas.
III. A secularização de valores religiosos significa que outras esferas sociais além da religião – a econômica, a política, a científica, a jurídica, a cultural e a estética – se estabelecem e se reproduzem sem serem guiadas por valores religiosos, mas por valores próprios. Os valores guiando essas demais esferas não são mais sancionados por crenças religiosas mas por uma racionalidade autônoma.
Estão corretas as afirmativas:
Assinale: