Questões Militares Sobre sociologia
Foram encontradas 164 questões
(“Aprovado projeto que estabelece normas para criação de políticas públicas”. www.coad.com.br, 05.04.2018.)
A elaboração descrita no excerto é parte das funções típicas do Poder
(Gabriel Rodrigues. “Há 150 anos, imigração italiana foi pioneira e transformou o Brasil”. www.otempo.com.br, 21.02.2024.)
A situação retratada no excerto remete
(Maria Eduarda Cardim e Rosana Hessel. “Brasil das safras recordes enfrenta fome e obesidade”. www.correiobraziliense.com.br, 10.02.2022.)
O excerto revela que (
(Celso Castro. Textos básicos de Antropologia – cem anos de tradição: Boas, Malinowski, Lévi-Strauss e outros, 2016.)
De acordo com o pensamento do autor, a atuação da tendência dominante em circunstâncias cotidianas
Adaptado de BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
No trecho acima, o autor analisa relações entre individualismo e cidadania.
É correto afirmar que esse trecho explicita
A partir desse momento, passa-se a entender que o homem deve sua dignidade
Adaptado de MISSE, Michel. Crime e violência no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2006.
Segundo a perspectiva teórica apresentada no trecho acima, a criminalidade é
Segundo essa concepção,
Autoridades gregas são flagradas abandonando migrantes e refugiados africanos à deriva no mar
Grupo de 12 pessoas — entre elas um bebê e crianças — impedido de entrar na Grécia, foi colocado em bote inflável e deixado ao relento no Mar Egeu; Comissão Europeia classificou o caso como “preocupante”.
(https://oglobo.globo.com, 19.05.2023. Adaptado.)
Ao impedir que migrantes e refugiados sejam recebidos em território grego, as autoridades estão limitando a possibilidade de ir e vir desses indivíduos e, assim, desrespeitando seus direitos
(“Nova lei inclui combate à violência contra a mulher no currículo escolar”. www12.senado.leg.br, 11.06.2021. Adaptado.)
A aprovação da lei abordada no excerto expressa
Ninguém ouviu Um soluçar de dor No canto do Brasil
Um lamento triste Sempre ecoou Desde que o índio guerreiro Foi pro cativeiro E de lá cantou
Negro entoou Um canto de revolta pelos ares Do Quilombo dos Palmares Onde se refugiou
(https://vagalume.com.br)
No Brasil há a ideia de que a escravidão aqui foi mais branda do que em outros lugares, o que nos impede de entender como o sistema escravocrata ainda impacta a forma como a sociedade se organiza. É necessário reconhecer as violências ocorridas durante o período escravista.
(Djamila Ribeiro. Pequeno manual antirracista, 2019.)
Em relação ao processo de formação da sociedade brasileira, o trecho da canção e o excerto
Analise a postagem publicada no Twitter.
Em 2021, o termo cringe, entendido como “vergonha alheia”,
ganhou força em discussões na internet e fora dela. Ainda
que quase sempre vista de forma bem-humorada, a discussão faz parte de outros conflitos intergeracionais que têm se
manifestado
Bianca Tavolari et al. As ocupações de escolas públicas em São Paulo (2015–2016)
Sobre a “Primavera Secundarista” e os movimentos sociais na educação, assinale a alternativa incorreta.
Assinale a alternativa que apresenta o movimento que melhor ilustra a relação entre mobilização coletiva e desigualdades de classe, tendo como base o excerto acima.
Entre as ações coletivas contra o governo Collor está a mobilização política e civil de um importante movimento social da época, denominado:
I. Estudos de redes sociais tratam de relações sociais, da relação entre rede e sociedade e da ação social, visando à transformação da realidade, por intermédio do envolvimento dos atores sociais (sociedade civil e instituições) na participação política.
II. Redes sociais são entendidas como um conjunto de entidades sociais, órgãos do setor público, profissionais independentes, lideranças comunitárias e agentes sociais, que buscam transformar a realidade de determinada comunidade, embora possam não se articular entre si.
III. As redes sociais rompem com o individualismo exacerbado do mundo contemporâneo e coloca-se como ferramenta emancipatória, conscientizando sujeitos historicamente esquecidos, pouco assistidos e injustiçados a reconhecerem e exercerem seus direitos como cidadãos.
IV. A rede é uma estrutura dinâmica e, em consequência disso, ela deve sempre se reconfigurar de acordo com as demandas e mudanças da comunidade.
Marque a alternativa Correta:
Recusar a irredutível necessidade de uma ordem política enquanto tal, negar, em especial, que as relações de poder sejam condição de funcionamento de qualquer cidade moderna, é sem dúvida a mais generosa das tentações, mas também uma das mais perigosas. Tentação compreensível, pois temos certamente todas as desculpas para assimilar poder à extorsão. Nasce daí a ideia de extirpar, de vez por todas, o poder político. Ideia radical, que foi revigorada nos dias de hoje: o espetáculo dos totalitarismos tem de tudo para fazer-nos inimigos de qualquer poder, isto é, libertários. No século XIX, esta ideia se impunha por uma razão diferente: a preponderância, evidenciada, do econômico, inclinava os espíritos a considerar a instância do poder político como arcaica e supérflua.
(LEBRUN, Gérard. O que é poder. São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 42.)
No livro “O que é poder”, Gérard Lebrun enfrenta diferentes modos de conceituação do poder na teoria política e social com o objetivo de aclarar, em suas palavras, “alguns preconceitos e abandonar algumas evidências”. Para Lebrun, é correto afirmar que:
(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/03/19/primeira-vitima-do-rj-eradomestica-e-pegou-coronavirus-da-patroa.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 05/11/2021.)
A notícia do site UOL retrata a primeira morte registrada na pandemia do novo coronavírus no Brasil. Uma senhora de 63 anos contraiu o vírus de sua patroa que voltava da Itália para o Rio de Janeiro. O exemplo dessa fatalidade, com uma mulher negra e empregada doméstica, revela um processo mais amplo, que vai além da pandemia e simboliza um cenário marcado por: