Questões Militares
Sobre áudio em comunicação social
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Com relação ao telejornalismo, segundo Goldschmidt (in OLIVEIRA, 2012), correlacione os conceitos às suas respectivas definições e assinaie a opção que apresenta a sequência correta.
CONCEITOS
I- Vinheta
II- Borderline
III- Drop-out
IV- Fade
V- Fusão
DEFINIÇÕES
( ) Desaparecimento de uma imagem simuitaneamente ao aparecimento de outra. Em determinado momento, as duas imagens ficam superpostas.
( ) Efeito de mesa, ou de arte, que produz um contorno na imagem para ressaltar ou destacar algum detalhe.
( ) É o escurecimento da tela.
( ) Efeito de congelamento de uma imagem. Quadro parado.
( ) Efeito causado por oxidação da fita magnética que faz com que a imagem apresente, na tela, listras na direção horizontal.
( ) Marca a abertura ou o intervalo do telejornal.
Com relação aos conceitos de radiojornalismo, correlacione os conceitos às suas respectivas definições, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
CONCEITOS
I - Decupagem
II - Deixa
III - Equalização
IV - Ganho
V - Retranca
DEFINIÇÕES
( ) Identifica, por meio de uma só palavra, determinada matéria nos roteiros ou nos arquivos.
( ) Relação entre a entrada e a saída de um sistema de gravação, transmissão e amplificação medidas em decibéis.
( ) Processo de registro da ordem e da duração das diversas sequências de uma reportagem gravada, com anotação de frases capazes de identificá-las, posteriormente, para fins de edição.
( ) Correção eletrônica de sinais de gravação e de reprodução para compensar as deformações na intensidade das frequências, de forma a diminuir a distorção, e fazer com que o som reproduzido se assemelhe ao original.
( ) Inserção de um trecho de gravação no meio de uma reportagem.
( ) Palavras finais da matéria que indicam
ao locutor e ao operador de
som o momento em que outro trecho da
informação deve ir ao ar . Designa
também o ponto de edição.
( ) Sensorialidade
( ) Imediatismo
( ) Regionalismo
( ) Intimidade
( ) Penetração
1. Capacidade de estimular a imaginação, ao valer-se apenas da voz e/ou fala, obrigando o ouvinte a recriar imagens que tornem o assunto inteligível.
2. Capacidade de atingir grandes massas de ouvintes de grupos e extratos sociais diferenciados.
3. Capacidade de dar visibilidade a informações e questões de interesse localizado e/ou comunitário.
4. Capacidade de dirigir-se a um único indivíduo, pelas suas características discursivas e o uso de expressões personalizadas
5. Capacidade de incitar o interesse dos ouvintes sobre fatos no momento em que são divulgados.