Questões Militares Sobre fontes de dados em comunicação social

Foram encontradas 14 questões

Q2120352 Comunicação Social
De acordo com Bann (2012), conhecer as faces de tipo e as fontes é imprescindível, pois:
Alternativas
Q2120351 Comunicação Social
Segundo Chaparro (apud DUARTE, 2011), qual profissional pratica "jornalismo na fonte"? 
Alternativas
Q2120344 Comunicação Social
A relação com as fontes é uma das áreas mais sensíveis da profissão de jornalista. Sobre o off lhe record, de acordo com Jorge (2018), é correto afirmar que:
Alternativas
Q1120998 Comunicação Social

Observe a fala a seguir:

Se um cachorro morde um homem, isso não é notícia. Mas se um homem morde um cachorro, isso vira destaque.

Essa noção reflete a seguinte característica da notícia:

Alternativas
Q1120987 Comunicação Social
A primeira função de um jornalista é transformar informação em notícia, o que implica organizar o grande volume de dados por meio de diversos processos: classificar, priorizar, hierarquizar, incluir, excluir, adaptar, expor etc. Esses processos são tecnicamente chamados de edição. O trabalho de um jornalista também consiste na transliteração: adequação de linguagem. O jornalista traduz termos técnicos e assuntos complexos em notícia simples para que o leitor leigo possa compreender do que se trata.
KELYSSON, Fernando. As funções de um jornalista. 2010. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/jorn al-de-debates/as-funcoes-de-um jornalista/>. Acesso em: 15 ago. 2019. Com base nesse fragmento de texto, é correto afirmar que
Alternativas
Q1120961 Comunicação Social

Texto 1

A primeira aproximação entre a etnografia, nos moldes da descrição densa proposta por Geertz, e o jornalismo dialógico, conforme perspectiva de Medina, é a necessidade da imersão na realidade, nos espaços onde as situações sociais se desenrolam. O repórter e o antropólogo precisam observar, sentir o cheiro, tocar e, de certa forma, se colocar em relação, em contato com os contextos e personagens sobre os quais tratam. Seja o pesquisador que passará semanas ou meses acompanhando uma comunidade alternativa (ou mesmo uma dinâmica urbana), seja o repórter que tem apenas parcos dias para investigar uma questão, o trabalho dos dois depende, antes de tudo, de um único procedimento, a observação empírica.

ROVIDA, Mara Ferreira. Etnografia e reportagem jornalística: aproximação

possível para uma metodologia de pesquisa empírica.

Líbero, São Paulo, v. 18, n. 35, p.77-88, jun.2015. Disponível em: <https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2015/08/MaraRovida.pdf>. Acesso em 24 jul. 2019.



Texto 2

Pesquisar, checar dados, rechecar com outras fontes, cruzar informações, descobrir mentiras antes que elas sejam publicadas, enterrar-se em calhamaços de documentos, pedir ajuda a quem entende para estudar papéis técnicos e balanços, andar muito, ouvir muito, perguntar muito e ter a sorte de contar com uma boa equipe, com um editor competente e um programador visual ainda mais… eis o caminho da boa reportagem.

CAMPOS, Pedro Celso. A reportagem. In: Observatório da Imprensa. Abril, 2002. Disponível em

<http://observatoriodaimprensa.com.br/primeiras-edicoes/a-reportagem/> Acesso em 24 jul. 2019.

Com base nesse cenário, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1002521 Comunicação Social
Barbeiro (2015) aponta a importância das fontes de informação no contato com a imprensa. Sendo assim, assinale a opção correta.
Alternativas
Q912020 Comunicação Social
De acordo com Ferraretto (2014), a realização de uma entrevista não é um processo aleatório e/ou instintivo, pois exige conhecimento técnico e planejamento. Sendo assim, assinale a opção INCORRETA sobre entrevista.
Alternativas
Q811671 Comunicação Social
Segundo Lage(2003)/ como se denominam as fontes que são mantidas pelo Estado, ou por instituições que preservam algum Poder de Estado?
Alternativas
Q811604 Comunicação Social
Como se denomina a relação que contém todas as informações possíveis sobre os veículos de comunicação que interessam a uma assessoria e a seus clientes?
Alternativas
Q802610 Comunicação Social
A capacitação de fontes e porta-vozes é um dos instrumentos de assessoria de imprensa que mais tem se desenvolvido nos últimos anos. De acordo com Duarte (2011), qual das opções abaixo apresenta uma característica das mensagens-chave?
Alternativas
Q706849 Comunicação Social

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Consideradas as mais confiáveis, as fontes ______________________, muitas vezes não são nem mencionadas, pois a imprensa tem o costume de julgar verdadeiro o que apresentam, por isso, geralmente são consultadas para a preparação de uma pauta ou para definição contextual do universo a ser noticiado, podendo ser, portanto, também uma fonte ____________________.

Alternativas
Q675853 Comunicação Social

Considerando a conduta ética jornalística, analise as assertivas e assinale as alternativas INCORRETAS.

I. Omitir nomes de empresas, pessoas ou entidades é aceitável em casos especiais, como a proteção de um inocente ou quando, por alguma razão, não se permita divulgar determinado nome.

II. Cidadãos que tem vida pública perdem – pelo menos em parte – o direito à privacidade.

III. A identificação de uma fonte de informação jamais deve ser feita, ainda que ela gere uma notícia falsa.

IV. Para o jornalista, uma fonte oficial – ministros, secretários de estado, representantes de instituições – tem maior importância do que as chamadas fontes não oficiais – um motorista, morador de determinado bairro, o vizinho ou um professor.

Alternativas
Q675849 Comunicação Social
Assinale a alternativa correta. O jornalista não é obrigado a divulgar a sua fonte de informação quando julgar que é fundamental preservar o sigilo, o que está assegurado na legislação das democracias contemporâneas.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: D
5: D
6: C
7: C
8: A
9: A
10: E
11: E
12: C
13: B
14: C