Questões Militares
Comentadas sobre gêneros e formatos jornalísticos em comunicação social
Foram encontradas 101 questões
"Às 8 horas da manhã da última quarta-feira, a nutricionista aposentada Eugênia Gomes de Oliveira estava ansiosa para mudar de vida. Aos 68 anos, iniciava uma cirurgia de transplante de córnea no Hospital Naval Marcílio Dias, na Zona Norte do Rio de Janeiro.'
De acordo com Jorge (2018), "quanto à pergunta-guia", como é classificado o lead (lide) acima?
l- É produto da intenção de passar uma “visão” interpretativa.
Il- Atem-se à compreensão essenciais,
Ill- Focaliza a repetição, a abrangência (transforma vários fatos em tema).
IV- Opera em um movimento típico da indução (do particular para o geral).
V- Converte fatos em assuntos, traz a repercussão, o desdobramento; aprofunda.
imediata dos dados
Assinale a opção que corresponde às afirmações corretas em relação à NOTÍCIA.
CONCEITOS I- Gênero Informativo Il- Gênero Interpretativo III- Gênero Opinativo IV- Gênero Utilitário V- Gênero Diversional
DEFINIÇÕES ( ) É campo pouquíssimo explorado no radiojornalismo brasileiro, não raro parco de recursos humanos e premido sempre pela disputa cotidiana entre o cumprimento de pautas e deadlines extremamente apertados. ( ) Limita-se a narrar o assunto a ser noticiado com o mínimo de detalhes necessários à sua compreensão. ( ) Está presente nos comentários, nos editoriais, em algumas intervenções dos âncoras e na participação do ouvinte. ( ) O objetivo é situar o ouvinte em relação à narrativa. ( ) Incluem-se informações sobre aeroportos, indicadores do mercado financeiro, pagamento de impostos, previsão do tempo etc. ( ) O objetivo é fornecer, nas próprias palavras do entrevistado, fatos, razões ou opiniões sobre um determinado assunto.
Texto 1
A noticiabilidade é constituída pelo complexo de requisitos que se exigem para os eventos – do ponto de vista da estrutura do trabalho nos aparatos informativos e do ponto de vista do profissionalismo dos jornalistas –, para adquirir a existência pública de notícia.
WOLF, Mauro. Teorias da
comunicação de massa. São Paulo,
Martins Fontes: 2003.
Texto 2
É reducionista definir noticiabilidade somente como conjunto de elementos por meio dos quais a empresa jornalística controla e administra a quantidade e o tipo de acontecimentos ou apenas como o conjunto de elementos intrínsecos que demonstram a aptidão ou potencial de um evento para ser transformado em notícia. Noticiabilidade seria a soma desses dois conjuntos, acrescentada daquele terceiro que trata de questões ético-epistemológicas.
SILVA, Gislene. Para pensar critérios de
noticiabilidade. Estudos em Jornalismo
e Mídia, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 95-
107, jan. 2005. ISSN 1984-6924.
Disponível em:
<https://periodicos.ufsc.br/index.php/jorn
alismo/article/view/2091>. Acesso em:
24 jul. 2019 (adaptado).
Com base na leitura dos textos apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os estudos de seleção de notícias partem geralmente do conceito de gatekeeper (seletor de notícia), aplicado ao jornalismo no estudo clássico de David Manning White, divulgado nos anos 50 e difundido nos estudos acadêmicos de comunicação na década de 60.
PORQUE
II. A necessidade de se pensar sobre critérios de noticiabilidade surge diante da constatação de que não há espaço nos veículos informativos para a publicação ou veiculação da infinidade de acontecimentos que ocorrem no dia a dia.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.