Questões Militares
Sobre pauta em comunicação social
Foram encontradas 13 questões
Texto 1
A primeira aproximação entre a etnografia, nos moldes da descrição densa proposta por Geertz, e o jornalismo dialógico, conforme perspectiva de Medina, é a necessidade da imersão na realidade, nos espaços onde as situações sociais se desenrolam. O repórter e o antropólogo precisam observar, sentir o cheiro, tocar e, de certa forma, se colocar em relação, em contato com os contextos e personagens sobre os quais tratam. Seja o pesquisador que passará semanas ou meses acompanhando uma comunidade alternativa (ou mesmo uma dinâmica urbana), seja o repórter que tem apenas parcos dias para investigar uma questão, o trabalho dos dois depende, antes de tudo, de um único procedimento, a observação empírica.
ROVIDA, Mara Ferreira. Etnografia e reportagem jornalística: aproximação
possível para uma metodologia de pesquisa empírica.
Líbero, São Paulo, v. 18, n. 35, p.77-88, jun.2015. Disponível em: <https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2015/08/MaraRovida.pdf>. Acesso em 24 jul. 2019.
Texto 2
Pesquisar, checar dados, rechecar com outras fontes, cruzar informações, descobrir mentiras antes que elas sejam publicadas, enterrar-se em calhamaços de documentos, pedir ajuda a quem entende para estudar papéis técnicos e balanços, andar muito, ouvir muito, perguntar muito e ter a sorte de contar com uma boa equipe, com um editor competente e um programador visual ainda mais… eis o caminho da boa reportagem.
CAMPOS, Pedro Celso. A reportagem. In: Observatório da Imprensa. Abril, 2002. Disponível em
<http://observatoriodaimprensa.com.br/primeiras-edicoes/a-reportagem/> Acesso em 24 jul. 2019.
Com base nesse cenário, assinale a alternativa correta.
TIPO DE PAUTA I- De jornal II- De revista III- De TV IV- De rádio V- De internet
CARACTERÍSTICA ( ) Roteiro direto e objetivo. Ordena, alinha e obriga aos redatores o cumprimento de ações para chegar às matérias, ( ) Documento detalhado. Sob o ponto de vista da apuração, exige a busca de muitas fontes. ( ) Pode ser apenas uma lista de assuntos do dia. ( ) É um documento de planejamento que pode mudar bastante em função dos acontecimentos. Tem por fim fornecer uma rápida visão dos assuntos que serão objeto de reportagem durante o dia. ( ) Contém uma preocupação com imagens, cores, movimento. O profissional se liga em detalhes que possa documentar. ( ) A depender da abrangência, requer um nível de detalhamento maior. É obrigada a procurar a informação que aprofunda ou que é totalmente nova.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Consideradas as mais confiáveis, as fontes ______________________, muitas vezes não são nem mencionadas, pois a imprensa tem o costume de julgar verdadeiro o que apresentam, por isso, geralmente são consultadas para a preparação de uma pauta ou para definição contextual do universo a ser noticiado, podendo ser, portanto, também uma fonte ____________________.
Os assessores de imprensa desenvolvem uma série de atividades em sua rotina profissional. Sobre as atividades de caráter estratégico presentes na rotina de assessores, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Dentre as atividades estratégicas, constam: a atualização constante de nomes e funções de jornalistas e cargos de interesse e da estrutura interna de funcionamento dos veículos.
II. Dentre as atividades estratégicas, constam: o fornecimento de pautas e informações interessantes; e a prospecção de informações de interesse sobre a organização em que atua, junto a jornalistas.
III. Dentre as atividades estratégias, constam: o estabelecimento de bons relacionamentos com as redações e a oferta de brindes junto aos kits de imprensa.
IV. Dentre as atividades estratégias, constam: o estabelecimento de relações transparentes com os jornalistas e a redação de notícias que preservem a objetividade jornalística.
V. Dentre as atividades estratégias, constam: o estabelecimento de contatos
pessoais com jornalistas e editores e a convocação de entrevistas
coletivas.
Segundo Antonio Celso Collaro, o motivo da capa de uma revista deve condensar o conteúdo jornalístico mais importante, que formará a pauta da publicação.
Para tornar o visual da capa mais atraente, deve-se utilizar tipos
Relacione os termos da Coluna I com as respectivas definições presentes na Coluna II.
Coluna I.
A. Boletim
B. Break
C. Briefing
D. Deadline
Coluna II.
( ) Resumo de informações de um assunto da pauta que serve para uma atualização sobre o tema.
( ) Resumo de um fato gravado pelo próprio repórter no local do acontecimento, depois de ter checado as primeiras informações. Deu origem ao stand up.
( ) Intervalo entre os programas de televisão.
( ) Prazo final para o repórter retornar à emissora com uma reportagem a tempo de entrar no ar.